Alho assado bem docinho e cremoso

receita de alho assado, docinho otimo acompanhamento para carnes

receita de alho assado, docinho otimo acompanhamento para carnes

Alho assado vai bem com churrasco e carnes assadas. Além disso, é uma combinação deliciosa no patê e no pão… Ou seja, este alho docinho é muito versátil . Sabe também agradar todos os paladares. Inclusive, de quem o detesta!

Os dentes se transformam no forno. Nesse sentido, aquele ardido e sabor característico do alho vai embora. Então, dá lugar a um cremosinho e doce complemento!

Aprendi a amar esta maravilha no Mocotó. Isso porque, uma cabeça destas acompanha a carne de sol assada, tornando-a irresistível. Aliás, é prato obrigatório quando vamos lá! Ele e o torresmo nunca deixamos faltar! hehehe.

Afinal, quem não gosta de comer bem?

Todas as vezes que faço algo assado, embrulho uma cabecinha de alho destas no papel alumínio. Desta vez, aproveitei para fazer várias de uma só vez.

Portanto, coloquei 6 cabeças de alho em uma daquelas marmitinhas de alumínio. Depois, fechei com papel alumínio. Isso porque, não confiei em colocar a tampinha de papel no forno!

Deu super certo e os que não consumimos na hora, coloquei na geladeira com um pouco mais de azeite dentro da própria marmitinha. Fui consumindo no decorrer da semana! 

Aliás, fizemos especialmente para o churrasco na casa de grandes amigos. Inclusive, fez sucesso junto com o molho de alho, a torradinha e manteiga de manjericão e cebola roxa.

Onde usar o alho assado?

  • Sobre torradas: passe uma fina camada do alho cremoso sobre a torrada e cubra com algum chutney ou geleia agridoce sobre esta camada.
  • Faça uma manteiga composta: coloque a manteiga em temperatura ambiente até o ponto de pomada. Em seguida, tempere com alho assado, mel e limão. Depois, volte para firmar na geladeira e utilize sobre assados.
  • Tempere purês: a textura do alho é perfeita para adicionar em purês. Adoro o sabor que dá ao purê de abóbora.
  • Tempere suas farofas: combinam perfeitamente! Qualquer receita de farofa com farinha de mandioca combina bem com esta receita.

Por fim, utilize o seu alho para compor e levar sabor para essas receitas:

Receita de alho assado doce e cremoso
Receita de alho assado, doce e cremoso! Ideal para acompanhar assados e churrasco

Alho Assado

Alho assado docinho e cremoso!
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 50 mins
Course Acompanhamento
Cozinha Americana
Quantidade 4 cabeças de alho

Ingredientes
  

  • 4 cabeças de alho
  • Azeite quanto baste
  • Sal quanto baste
  • Pimenta quanto baste
  • Orégano quanto baste

Instruções
 

  • Corte o topo da cabeça do alho no limite para que os dentes estejam expostos para receber os temperos, coloque sobre uma folha de papel alumínio suficiente para fechar por completo o alho.
  • Sobre cada dente de alho coloque azeite, tempere com sal, pimenta e orégano, se o alho estiver mais sequinho adicione uma colher de água para fazer o vapor, feche completamente o papel alumínio e leve ao forno aquecido em temperatura média por 40-60 minutos.
  • Abra e dê uma espetadinha em um dos dentes de alho para conferir se está molinho, caso ainda tenha alguma resistência, volte ao forno até que esteja bem molinho.

Notas

Se quiser conservar em geladeira, esprema cada dente do alho, adicione um pouquinho mais de azeite e guarde este creminho em um vidro hermético, cada vez que quiser utilizar (na farofa fica dos deuses!) é só retirar com uma colherzinha a quantidade que desejar. Aproveite quando fizer um assado, utilize o calor do forno.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

6 respostas

  1. Pingback: Dip de berinjela na air fryer - babaganoush rápido | A casa encantada
  2. Pingback: 14 receitas de assados que vão transformar os ingredientes do dia a dia – Mari Carvalho
  3. Pingback: Couve Flor Assada com Bacon | A casa encantada
  4. Pingback: Purê de mandioca com queijo | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…