Aromatizadores de caldos, sopas e cremes [VÍDEO]

Aromatizadores de caldos, sopas e cremes

Bouquet garni e Sachet d’epices são usados para dar sabor, cor e aroma a seus caldos. Ou seja, são, essencialmente, aromatizadores de caldos, sopas e cremes.

Aliás, já contei aqui o quanto odeio os pózinhos mágicos do mercado que prometem dar mais sabor para suas refeições. Afinal, para isso, usam muita coisa artificial (e as vezes até prejudicial).

Então, temos muitas opções fáceis e saudáveis para isso, frescos ou desidratados. Sendo assim, estas 2 opções diferentes que trago hoje deixam caldos, sopas e ensopados com muito sabor e de uma forma que não é a de caminho sem volta, sabe quando a gente exagera em algum tempero e ele domina todo o sabor do prato?

Prometo que esta técnica te ajudará com isso, a cordinha de resgate te permite retirar os temperos a qualquer hora, mesmo que no meio da preparação. Provou, a quantidade ideal de sabor já foi extraída das ervas e temperos? Só retirar e seguir as instruções!

Aromatizadores de caldos, sopas e cremes

Preparando aromatizadores de caldos, sopas e cremes

O bouquet garni é composto de ervas frescas e vegetais amarrados, o sachet é um saquinho com especiarias, ao prepará-los corte o cordão com um grande comprimento, assim você conseguirá amarrar na alça da panela e retirar no momento certo.

Se você estiver preparando menos de 3 litros de caldo, sopa ou algo assim (quantidade que para nossa família é ideal para um jantar e sobrar um pouquinho para congelar), em 30 minutos os sabores já são transferidos para o caldo, se não quer que os sabores domine todo o prato, deixe para adicionar nos minutos finais da sua preparação.

Para o bouquet garni tradicional:

  • 1 ramo de tomilho,
  • 3 ou 4 astes de salsa,
  • 1 folha de louro,
  • 2 ou 3 folhas de alho poró
  • 1 haste de salsão (opcional)

Para o sachet d’epice:

  • Hastes de salsinha (3 ou 4),
  • Ramo de tomilho (1),
  • Folha de louro (1),
  • 1 colher (de chá) de pimenta do reino,
  • Dente de alho (opcional)

Onde utilizar estes aromatizadores de caldos, sopas e cremes?

Molhos, caldos, sopas e ensopados. Este apanhado de temperos transfere o sabor para preparações liquidas, então, tem caldo pode adicionar estes sabores.

Aliás, sem ideias de onde usar? Então, adicione mais sabor nestas receitas:
Sopa de batata cremosa
Sopa de fubá com ovos
Molho Bolonhesa
Molho para cachorro quente
Caldo Verde

Por fim, para o sachet d’epice eu utilizei um saquinho de chá, que pode ser substituído por um infusor de chá ou uma gaze fininha, tanto o saquinho como o infusor ou a gaze, pode ficar horas na sua preparação que não vai alterar nem cor e nem sabor do seu prato!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Caldo de legumes em 30 minutos | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…