Berinjela à milanesa na airfryer

como fazer berinjela à milanesa ou berinjela a parmegiana na airfryer
Eu adoro berinjela à milanesa, mas confesso que sinto muita preguiça de fazer a limpeza do fogão após fritar as fatias. Por isso evito ao máximo fazer em casa. Fazer a berinjela à milanesa na airfryer melhorou e muito esta experiência. Além de não ter respingos de óleo para todo lado o resultado é uma berinjela com casquinha crocante sem a chance de estar encharcada com óleo.

3 etapas para a casquinha crocante da berinjela

Em primeiro lugar, eu adoro o contraste desta preparação. Isso porque a berinjela sequinha e com casquinha sequinho, o molho marinara cremoso e o queijo muçarela puxa bem derretido combinam muito bem. Aliás, para obter esta casquinha crocante precisamos passar por 3 etapas:
  • Comece cortando fatias grossas de uma berinjela grande, elas precisam ter pelo menos 2 dedos de largura.
  • Em seguida, em um prato redondo e profundo, prepare a mistura de farinha de rosca. Você pode temperar e temperá-lo para uma crosta mais saborosa.
  • Em outro prato, bata os ovos com um pouco de farinha para formar uma massa para cobrir as fatias de berinjela.
Aplique finamente a massa de ovos em todos os lados das fatias de berinjela. Em seguida, coloque essas fatias na farinha de rosca temperada e vire algumas vezes para cobri-las completamente e assim garantir a casquinha perfeita.
berinjela a milanesa ou berinjela a parmegiana na airfryer
berinjela a milanesa ou berinjela a parmegiana na airfryer

Como fazer a berinjela à milanesa na airfryer

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: Pré aqueça de 3-5 minutos sua airfryer antes de colocar a berinjela no cesto. Isso fará toda a diferença no resultado final da suas casquinhas. Outra dica que influencia muito o resultado final é adicionar um pouco de azeite sobre a berinjela antes de manda-la para a fritadeira. Um pouquinho de gordura é necessário para garantir que a casquinha fique crocante sem que fique seca. Não sobreponha as fatias de berinjela. Com a sobreposição o ar quente não atinge estas partes em contato e o resultado é partes pálidas e molengas, o oposto do nosso objetivo que é casquinha crocante e dourada. Faça em 3 ou 4 lotes, dependendo da espessura das suas fatias de berinjela mas não sobreponha de forma alguma.
como fazer berinjela a milanesa

Algumas dicas importantes

Sobre o sal: Reza a lenda que esfregar um pouquinho de sal na berinjela e deixar ela descansando antes de temperar reduz seu amargor. Várias pessoas dizem que isso é lenda e que não faz nenhuma diferença. Porém eu não consegui testar se realmente fica legal mesmo sem a etapa do sal. Se para você esta etapa não é importante você pode omitir sem problemas. Para não ficar com os dedos empanados, utilize um garfo, espete a fatia de berinjela antes de passar pela mistura de ovos, assim você terá facilidade em espalhar a massa por todos os lados com facilidade. (Veja no vídeo da receita como é um facilitador). Em seguida, corte as fatias uniformes. Não queremos que algumas fatias assem antes que outras e se queimem, por isso garanta que as fatias estejam da mesma largura ao cortar. Além disso, para uma versão sem glúten você pode substituir a farinha de rosca por flocos de milho e a farinha de trigo por fubá. O resultado é um pouquinho diferente, mas você conseguirá chegar no resultado desejado. Como você vai fazer as berinjelas na airfryer procure comprar a berinjela um pouco mais fina de forma que encaixe melhor dentro do equipamento e sobre espaço para circular o ar quente.
só servir

Para acompanhar a berinjela à milanesa na airfryer

Quer uma boa notícia? Quanto mais simplicidade mais sua berinjela à milanesa vai brilhar. Então, um arroz soltinho ou uma salada de folhas é suficiente para acompanhar este prato super completo. Adicionalmente, outra sugestão é um prato de espaguete com molho de tomates assados. Parzinho perfeito para um jantar.

Berinjela à milanesa

Berinjela a milanesa com uma casquinha crocante e super fácil de fazer. Sem sujeira de óleo esta receita é feita na air fryer do início ao fim!
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 1 hr
Course Acompanhamento, almoço
Cozinha brasileira
Quantidade 2 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 berinjela grande (500 g aproximadamente)
  • 1/2 xícara (de chá) de farinha de rosca
  • 3 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
  • 1 colher (de chá) de tempero italiano Orégano, manjerona, tomilho, manjericão, alecrim secos
  • 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
  • 1 ovo + 1 colher (de sopa) de água
  • Azeite para untar
  • 1 xícara (de chá) de molho de tomate
  • 1/4 xícara (de chá) de queijo muçarela ralado
  • salsinha fresca para decorar

Instruções
 

  • Corte a berinjela em fatias de aproximadamente 4 cm.. Esfregue um pouco de sal nos dois lados das fatias e reserve por pelo menos 10 a 15 minutos, enxágüe e seque em seguida.
  • Enquanto isso, em uma tigela pequena, misture o ovo com água e farinha para preparar a massa.
  • Em um prato raso médio, misture a farinha de rosca, o queijo parmesão, o tempero italiano e um pouco de sal. Homogeneizar.
  • Agora aplique a massa em cada fatia de berinjela uniformemente. Mergulhe as fatias batidas na mistura de farinha de rosca para cobri-lo uniformemente por todos os lados. Coloque as fatias de berinjela à milanesa em um prato limpo e seco e borrife óleo sobre elas. Veja a seção de notas para detalhes.
    berinjela a milanesa ou berinjela a parmegiana na airfryer
  • Pré-aqueça o Air Fryer a 180°C. Em seguida, coloque as fatias de berinjela no cesto da airfryer e cozinhe por cerca de 8 minutos.
    como fazer berinjela a milanesa
  • Cubra as fatias fritas com cerca de 1 colher (de sopa) de molho de tomate e espalhe sobre o molho mussarela ralada. Cozinhe a berinjela por mais 1-2 minutos ou até o queijo derreter.
  • Sirva quente ao lado de sua massa favorita.
    como fazer berinjela à milanesa ou berinjela a parmegiana na airfryer

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Aliás, mais receitas da série airfryer para você:

Próxima receita da série receitas para airfryer: Frango assado dourado, clique aqui.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Como Funciona Uma Air Fryer | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…