Bobó de camarão na moranga sensacional!

bobó de camarão na moranga

Receitas nordestinas são sempre ricas de sabor e de cultura. Não é diferente com o bobó de camarão na moranga. Já vou avisando que vai ser difícil não atrair os vizinhos, porque os aromas que esse prato libera são simplesmente divinos!

Ele é ideal para reuniões de família, pois rende bastante e todo mundo sai muito satisfeito. Eu, particularmente, adoro fazer na Páscoa ou no almoço de domingo do Dia dos Pais.

Ficou com água na boca? Então vamos aprender um pouquinho sobre a origem dessa iguaria?

Herança africana

O bobó de camarão é um prato descendente da culinária africana. Durante o processo de colonização, muitos negros vieram para o Brasil e trouxeram consigo sua cultura e sua gastronomia, nos apresentando essa mistura maravilhosa.

Chegando aqui, a receita se popularizou no Nordeste, mais especificamente na Bahia. Engana-se quem acha que o dendê e a mandioca foram adaptações nossas. Na verdade, esses ingredientes também são herança e já faziam parte da composição do prato original.

A introdução do uso da pimenta ficou por conta dos índios, que procuravam deixar o sabor mais marcante e consistente. Mas, até então, apesar de saborosa, era uma receita simples. A abundância de frutos do mar veio com a assimilação da receita no Rio Grande do Norte, que era líder nacional na pesca de camarão.

Aqui no Brasil, a receita de bobó de camarão ainda ganhou outras versões. No Rio de Janeiro, por exemplo, o azeite de oliva entra no lugar do forte óleo de dendê. Além disso, o leite de coco é opcional.

Resistir ao aroma do bobó de camarão na moranga é realmente difícil.
Resistir ao aroma do bobó de camarão na moranga é realmente difícil 😀 (Reprodução)

Ubatuba e o bobó de camarão na moranga

Para conseguir entender como surgiu a ideia de colocar bobó de camarão na moranga, é preciso se aprofundar um pouco na história local de Ubatuba.

Primeiramente, na década de 30, mais especificamente no ano de 1945, uma das ilhas da cidade abrigou um presídio político e teve como presidiários japoneses que dedicaram o seu tempo à plantação de alimentos.

Após um tempo, esse grupo adquiriu uma doença chamada de esquistossomose, conhecida também como barriga d’água, que se trata de uma infecção por parasitas, extremamente comum entre pessoas que trabalham no campo.

Recusando-se a tomar os remédios receitados pelo médico, eles passaram a plantar abóbora, pois suas sementes funcionavam como um poderoso vermífugo.

A solução deu tão certo que ficou famosa na cidade e a população começou a comprar abóboras aos montes com o intuito de comer as sementes e se curar de doenças.

Leia também:

Diz a lenda que, durante uma das travessias entre a cidade e a ilha, uma das abóboras caiu no mar e havia um furo no lugar do talo. Semanas depois, a dona de um restaurante encontrou essa mesma abóbora e não pensou duas vezes antes de pegá-la.

Ao colocá-la para ferver, ela se deparou com camarões-de-sete-barbas escondidos dentro do fruto e teve a ideia de retirar as sementes, adicionar temperos e colocar para cozinhar.

Ainda assim, durante muito tempo, o prato era servido somente como “Camarão na Moranga”, até que a invenção de Ubatuba se fundiu com o baiana e deu origem ao nosso querido bobó de camarão na moranga. Por fim, que tal continuar essa história fazer o seu agora?

Bobó de camarão na moranga

Ingredientes
  

  • 1 abóbora moranga
  • 2 cebolas
  • 8 dentes de alho triturados
  • 1 pimentão picado
  • 400 g de camarão limpo e descascado
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • 1 vidro de leite de coco
  • 3 pimentas-de-cheiro
  • 1 xícara de requeijão cremoso
  • Cheiro-verde a gosto
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Coentro a gosto

Instruções
 

  • Retire a tampa da abóbora, abrindo uma “boca” grande, e retire as sementes com uma colher.

Tempero:

  • Misture uma pitada de pimenta, uma pitada de sal, um pouquinho de azeite, o alho e meia cebola picada.
  • Espalhe a pastinha dentro da moranga e na tampa.

Preparando a abóbora:

  • Feche a abóbora com a tampa e a embrulhe no papel alumínio.
  • Coloque-a em uma forma e leve-a ao forno por cerca de 1 hora.
  • Retire do forno e reserve.

Bobó de camarão na moranga:

  • Em uma panela, refogue a cebola e o alho com azeite. Depois, acrescente o tomate e o pimentão e refogue mais uma vez. Adicione o sal e o camarão e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
  • Acrescente o dendê e o leite de coco e misture.
  • Coloque o coentro e a pimenta-de-cheiro e misture mais um pouco.
  • Experimente e veja se precisa de sal. Deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  • Desligue o fogo e adicione o cheiro verde picado. Reserve.
  • Abra a moranga e espalhe o requeijão cremoso. Depois, insira o molho de camarão.
  • Está pronto.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…