Bolo de cenoura sem açúcar: é perfeito!

bolo de cenoura sem açúcar

Diminuir a quantidade de açúcar que consumimos é sempre bom, até porque, de acordo com o Ministério da Saúde, ingerimos três vezes mais do que o recomendado. Então, vamos aprender a fazer um bolo de cenoura sem açúcar?

Diferente do que muitos pensam, um bolo sem açúcar não é um bolo sem gosto. Principalmente o bolo de cenoura, que já era feito sem a sacarose há centenas de anos, quando foi inventado.

Naquela época, como o açúcar era uma iguaria cara e rara, utilizava-se justamente a cenoura para dar um gosto mais doce às sobremesas.

Sendo assim, parece até meio redundante adicionar açúcar em um bolo de cenoura simples, você não acha?

Leve em consideração também a sua saúde. Você já teve aquela sensação de quanto mais come doce mais quer comer? Eu, por exemplo, vivo sem sentir falta até comer algo com açúcar. Quando como, parece até que estou com abstinência, fico procurando coisas açucaradas para consumir.

Se você ainda tem dúvidas sobre se um bolo zero açúcar consegue ser gostoso, teste a receita que eu vou passar para você. Garanto que, após fazê-la, você vai pensar duas vezes antes de sair adocicando seus bolos.

Aliás, este bolo tem a cenoura para agir como adoçante. Sendo assim, e as outras sobremesas?

bolo de cenoura sem açúcar

Como substituir o açúcar nas sobremesas?

Se você pensou no adoçante, não está errado, mas não é a única nem a melhor opção. Até porque muitos não são totalmente sugar free, alguns são calóricos e interferem muito no gosto da sobremesa.

Para criar uma sobremesa realmente zero açúcar e saborosa, existem alguns truques que eu vou dividir com vocês. Um deles é assar as frutas para que elas percam a água e concentrem a frutose, que é o açúcar natural desses alimentos.

Você pode fazer isso com a maçã, o abacaxi e a banana, que são as frutas mais docinhas, e adicioná-las a sua receita de bolo. Ou então preparar um bolo só com essas frutas, que também fica uma delícia.

As frutas secas, inclusive são ótimos ingredientes para substituir a sacarose. Além de bolos, dá para adicioná-las a biscoitos, trufas, pudins etc. A ameixa é uma das mais gostosas em sobremesas, por exemplo.

Especiarias como baunilha, cardamomo e canela são outras boas alternativas, pois, além de adoçarem, elas aromatizam alimentos e realçam os sabores.

Por último, mas não menos importante, temos o mel. Apesar de ser bem doce, possui propriedades benéficas para a saúde que o açúcar não tem, fortalecendo o sistema imunológico, melhorando a digestão e atuando como calmante, diurético, antioxidante e expectorante. Sem falar de seu sabor único, né?

bolo de cenoura sem açúcar
Frutas secas são ideias para você adoçar receitas. (Fonte: Pixabay)

Agora, bolo de cenoura sem açúcar!

Depois dessas dicas, fazer bolos, tortas e sobremesas sem açúcar ficou muito mais fácil, não é? Que tal preparar um bolo de cenoura fit aí na sua casa e não contar para ninguém que você não colocou sacarose?

Se ninguém comentar nada, você pode fazer sempre e contribuir com a saúde de todos!

Agora, vamos para a receita do nosso bolo de cenoura sem açúcar?

Bolo de cenoura sem açúcar

Ingredientes
  

  • 2 ovos
  • ½ xícara de óleo de coco (ou outro de sua preferência)
  • 1 xícara de tâmaras picadas
  • 2 cenouras grandes picadas
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 colher de sopa de fécula de batata (ou amido de milho)

Para a cobertura

  • 100 g de chocolate 70% picado ou em gotas

Instruções
 

  • Bata no liquidificador os ovos, o óleo de coco (ou outro de sua preferência), as tâmaras e as cenouras.
  • Transfira a mistura para uma tigela e adicione a farinha de trigo integral, a fécula de batata (ou amido de milho), o fermento em pó e misture tudo novamente.
  • Coloque em uma forma untada. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC entre 25 e 30 minutos.
  • Depois, para a cobertura, coloque o chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos até derreter completamente.
  • Cubra o bolo e está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…