Mocha para te aquecer!

mocha

Todo amante de café como eu adora aprender novas receitas dessa bebida incrível. Pensando nisso, hoje vou mostrar o passo a passo do mocha. É inegável que uma simples xícara de café já é uma delícia. Porém, bebidas mais elaboradas são sempre bem-vindas.

Então, se você ainda não sabe de que tipo de café estou falando, talvez o conheça pelo nome mocaccino. Aliás, cuidado. Mocha, moca e moka são diferentes. Mas não se preocupe, falaremos sobre tudo daqui a pouco. Inclusive, você pode encontrar outras receitas aqui no site. Por exemplo, café cremoso e cappuccino.

Mas, por enquanto, vamos concentrar no mocha. Com o friozinho do outono chegando, um bom café é essencial para nos aquecer.

A cidade Mocha

Mocha é o nome atribuído a um tipo de grão de café com um sabor levemente achocolatado. Seu aspecto é menor e mais arredondado que o de outros da espécie Coffea Arabica.

Apesar de ser nativo da Etiópia, o exemplar era originalmente cultivado no século 15 no Iêmen. De lá, levado até o porto de Mocha. Portanto, é de onde a associação ao nome deve ter surgido.

mocha
Mocha era cultivado no Iêmen! (Reprodução)

Como é feito?

O café mocha é uma variação do café com leite. Normalmente, ele leva um terço de expresso, dois terços de leite vaporizado e uma porção de chocolate adoçado.

Porém, há quem utilize, inclusive, xarope de chocolate ou até chocolate meio amargo. Também há opção de não adicionar açúcar ao achocolatado.

Aliás, apesar de levar leite vaporizado, o mocha não recebe a famosa espuma de leite por cima. No entanto, ganha uma dose generosa de chantilly pulverizado com canela ou cacau em pó.

Além disso, o marshmallow também pode ser um ingrediente na cobertura para adicionar uma textura diferente.

Mocha, moca e moka: é tudo a mesma coisa?

Embora todas essas palavras sejam pronunciadas da mesma maneira – pelo menos na nossa língua –, cada uma se refere a uma coisa completamente diferente. Porém, todas dentro do universo do café.

Como mencionado, mocha ou mocaccino é uma bebida que geralmente leva café expresso, leite vaporizado, chocolate e chantilly.

Já moca refere-se aos grãos levemente achocolatados e arredondados que não se separam. Desse modo, o açúcar fica bastante concentrado. Esses grãos são uma falha genética, sendo extremamente raros. Por esse motivo, um café de moca é muito mais caro que o mocha. E também muito mais difícil de se encontrar.

Em contrapartida, moka não é uma bebida e muito menos um grão. Esse termo diz respeito a um método específico de preparo, por meio de uma cafeteira italiana à pressão que prepara o café por meio de vapor de água – invenção de Alfonso Bialetti, de 1933, e extremamente popular na Europa.

Surpreendentemente, o dispositivo alcança temperaturas superiores aos 100 ºC. Desse modo, uma maior quantidade de óleo é extraída do café, o que o torna muito mais encorpado e saboroso. Ufa, quanta história. Vai um mocha aí?

mocha
É de aquecer o coração <3 (Reprodução)

Mocha

Course Café

Ingredientes
  

  • 100 ml de café coado ou expresso
  • 100 ml de leite integral
  • 100 ml de chocolate meio amargo derretido
  • Açúcar a gosto
  • Chantilly a gosto

Instruções
 

  • Aqueça 100 ml de leite integral (não deixe ferver).
  • Em uma caneca, adicione 100 ml de chocolate meio amargo derretido.
  • Adicione 100 ml de café coado ou expresso.
  • Em seguida, adicione o leite.
  • Adoce a gosto, se achar necessário.
  • Finalize com chantilly, raspas de chocolate e sirva!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…