Caldo verde simples e aconchegante

caldo verde

O caldo verde é um queridinho da nossa culinária. Isso porque ele tem a fama de aquecer corações no inverno. Além disso, seu sabor único promove uma sensação deliciosa de aconchego. Aliás, essa receita é bem prática. Portanto, dá para fazê-la e correr logo para os cobertores.

Apesar de ser bem brasileiro, o caldo verde não é uma invenção nossa. Inclusive, não é uma receita tão antiga assim. Sua origem se deu no século 15, em Portugal. O alimento surgiu na região de Minho. Possivelmente, lavradores o criaram de forma casual. Isso porque eles faziam a mistura a partir dos ingredientes que possuíam em maior quantidade.

Lá na terrinha europeia é bem comum consumir o prato acompanhado de broa de milho. Entretanto, como é preparado? Bem, vamos descobrir!

caldo verde
(Reprodução)

Um ingrediente aqui e outro ali

Originalmente, o caldo verde é composto por couve-galega, típica de Portugal. Porém, como não possuímos essa espécie por aqui, ela pode ser substituída pela nossa couve. Ainda assim, mesmo em Portugal a receita possui suas variações, e o amor por essa receita da galera de lá é tão grande que em 2011 ela entrou para a lista de 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

De fato, a tradição do caldo verde no país é forte. Tanto que, em muitas residências, ele é um dos pratos que não podem faltar na ceia de Natal. Apesar disso, não há uma época específica e restrita para prová-lo, mesmo que seja muito popular em datas comemorativas, como no dia de São João do Porto e do Santo Antônio em Lisboa.

Visto que o caldo verde é tão querido, não há surpresa em descobrir que a forma de degustar também é. Nesse sentido, o prato é um tipo de entrada ou o companheiro de uma ceia tardia. É servido em tigelas de barro com broa de milho ou centeio.

Por fim, geralmente é incrementado com chouriço de colorau ou salpicão. Para beber, geralmente o vinho é o acompanhamento mais tradicional.

Aliás confira outras receitas deliciosas:

O caldo verde brasileiro

O caldo verde português e o brasileiro possuem algumas diferenças. A primeira que se pode notar é no acompanhamento. Aqui, adoramos um pãozinho ou uma torradinha. Além disso, lá se utiliza o chouriço, aqui preferimos linguiça. Ah, lá a carne de porco tem um prato separado, e aqui sua preparação é junto à couve e à batata.

Já que adaptamos a receita, por que não mudá-la também? Por aqui, também temos outras versões para o caldo verde. Por exemplo, a com bacon, a com mandioca e até uma vegetariana. Inclusive, para quem deseja saborear a receita sem engordar, há duas alternativas: diminuir a quantidade de batata e linguiça ou tentar a versão vegana.

caldo verde

Por sua vez, a versão vegana é feita com biomassa de banana verde. Mas, para quem come alimentos de origem animal, há ainda outras possibilidades. Nesse sentido, é possível trocar a linguiça por carne seca e a batata baroa por batata-doce.

Dessa forma, você não consome muito carboidrato, não aumenta o nível da sua glicemia e pode desfrutar de uma receita saborosa, já que a mudança de ingredientes não interfere tanto no sabor final.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…