Carambola em Calda – Doces Caseiros

4 from 1 vote
Receita de carambola em calda

Decidi experimentar uma receita de carambola em calda porque tenho uma queda por carambola e, durante estas últimas semanas, tenho encontrado algumas lindas e bem baratas na feira. Essa receita é ótima para aproveitar bem as minhas frutas estrela,  já que aqui em casa sou a única fã de carambola. 

A receita é bastante simples. Primeiramente, corte suas carambolas em formatos de estrelinhas para dar charme ao seu potinho. Em seguida, elas vão receber um banho de calda de açúcar bem quente. Depois que esfriar, elas vão para a geladeira por dois dias e estão prontas para comer!

Receita de carambola em calda

 

Vidros esterilizados e tampas herméticas para a carambola em calda

É muito importante que seus vidros estejam esterilizados.  Lembram que já falamos sobre isso no post de tangerina em calda?

A esterilização não é nada difícil de fazer, mas também é preciso cuidar para que as tampinhas sejam herméticas. Assim, é mais seguro conservar seus doces por um período mais longo.

Afinal, a ideia de se fazer doce em compota é justamente ter a fruta preferida ao seu alcance até mesmo quando a estação do ano muda e aquela fruta já não é mais tão facilmente encontrada nas feiras e supermercados. 

O que mais amei nesta compota caseira foi quanto o seu sabor combinou com sorvete de creme ou de baunilha. Por isso, fiz esta receita de sorvete de doce de leite e substituí o doce de leite por leite condensado. Como vocês podem imaginar, o resultado ficou incrível, ainda mais com estas estrelas doces e açucaradas por cima!

Ainda usei o caldo da carambola para regar essa sobremesa. De vez em quando, não tem problema, não é mesmo?

Carambola em calda

Para aproveitar a abundância de carambolas da feira fiz esta compota de carambola em calda de açúcar! Deliciosa para finalizar sobremesas e muito fácil de fazer!
4 from 1 vote
Course Sobremesa
Quantidade 3 potes de 350 ml

Ingredientes
  

  • 2 kilos de carambola
  • 800 g de açúcar
  • 2 canelas em pau
  • 4 cravinhos da índia
  • 2 xícaras (de chá) de água

Instruções
 

  • Esterilize os vidros, lave bem e corte as suas carambolas não muito finas (1 cm mais ou menos)e coloque as suas estrelinhas nos potes de vidro,
  • Em uma panela adicione o açúcar, a água e as especiarias e leve ao fogo alto até ferver, abaixe  o fogo para médio e espere até que derreta todo o açúcar, uma calda não muito grossa mas sem gruminhos de açúcar
  • Coloque esta calda ainda quente sobre as carambolas no vidro, com um palito tente expulsar o ar preso e feche o vidro
  • Se for consumir rápido, espere esfriar e refrigere, se quiser guardar por um tempo mais, em uma panela coloque agua até metade, coloque os vidros fechados de carambola em calda e complete de água até cobrir totalmente os vidros. Deixe ferver por 30 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e aguarde 24 horas para começar a consumir. Neste caso pode deixar sua compota lacrada fora da geladeira, com o vidro bem esterilizado, claro!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Gostou dessas receitas? Então, veja também essas sugestões que separamos para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Tangerina em calda - Como conservar tangerinas | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de Doce de Banana em Calda Caseiro | A casa encantada
  3. Pingback: Como Fazer Geléia de Morango Caseira | A casa encantada
  4. 4 stars
    Parece incrível! Eu faço geleia em casa e procedo assim: coloco a geleia quente nos vidros (fogo recém apagado), tampo e viro de ponta cabeça – isso faz com que o ar saia e forme vácuo dentro do vidro, e dessa forma conserve mais tempo… na dúvida, eu deixo na geladeira, já chegou a durar quase um ano! Mas dá pra deixar fora.
    Espero ter contribuído. Bjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…