Cold Brew: como fazer café gelado em casa

como fazer cold brew (café gelado) em casa

Cold Brew (ou café gelado), é a nova sensação das cafeterias, mas será que é prático para ser feito em casa? Apesar de ser servido gelado, o sabor do Cold Brew não fica com aquele gosto de café esquecido na garrafa. 

como fazewr cold brew - café gelado em casa
Photo by Daniel Curran on Unsplash

Por ficar horas em uma temperatura baixa, o pó de café não libera todos os seus componentes solúveis como acontece com a água fervente. Assim, o sabor de um cold brew é mais aromático e menos ácido que um café quente.

Para fazer a bebida em casa, o primeiro passo é escolher um café de qualidade superior, que seja, de preferência, em grãos.

Para preparar o café extraído a frio sem a ajuda de um equipamento específico, são necessários três utensílios básicos: moedor de café, jarra com tampa e coador, preferencialmente de malha e/ou tecido.

Como fazer cold brew (café gelado) em casa
Photo by Alice Pasqual on Unsplash

O grão de café tem de estar moído na moagem mais grossa para que não fique muito amargo. A infusão pode ser de 10 a 15 horas, e a temperatura da água deve ser fria ou ambiente e deixada descansar em recipiente tampado. Quando servir, basta coar com uma peneira fina, um filtro de metal ou em um coador de pano. Bem vedado, o café pode ser mantido por até três dias na geladeira, além de não perder o sabor.”

– Ingredientes do Cold Brew:

  • 600 ml de água filtrada;
  • 130 g de café de qualidade superior, com moagem grossa;
  • Coador de café
  • 1 filtro de tecido em trama fina ou papel para café (lembre-se de escaldar em água fervente, assim evita o sabor residual).

– Modo de preparo:

  • Na sua cafeteira própria para cold brew ou em uma jarra com tampa hermética, acrescente o café e a água filtrada fria e mexa algumas vezes até misturar bem;
  • Feche a tampa e deixe em repouso por pelo menos 12 h, no refrigerador;
  • Após a infusão, transfira o café da jarra para outro recipiente, passando-o por um filtro. É importante que essa transferência seja cuidadosa, assim o filtro não transborda.
  • Gele a bebida e aproveite o cold brew puro, com gelo ou misturado a leite, creme, sucos e o que mais a sua imaginação pedir! 

Dica: No lugar do leite, você pode acrescentar uma infusão concentrada e gelada de hortelã ou capim-limão ou uma rodela de limão. Além disso, você pode preparar uma versão do affogato com cold brew: uma bola de sorvete de creme coberta com o café.

A receita pode conservada em geladeira por até uma semana.   

Rendimento: 4 pessoas

Tempo: 10 horas (tempo mínimo de infusão)

O resultado é uma bebida leve e refrescante, além de doçura e acidez perfeitos!

como fazer cold brew (café gelado) em casa
Photo by Rinck Content Studio on Unsplash

Compartilhe conosco seu resultado, use a hashtag #acasaencantada no instagram, adoramos interagir com vocês!

É amante de café? Então, confira:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Chá gelado de pêssego caseiro | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…