Desafios do veganismo: como superá-los?

5 from 2 votes
Desafios do veganismo

Sabemos que há desafios no veganismo. Principalmente porque a maior parte da sociedade come carne. Aliás, uma pesquisa realizada entre outubro e novembro de 2019 pelo Veganoides mostrou quais são eles. No total, 104 pessoas veganas falaram de suas experiências. Então, confira o resultado com a gente!

Apesar de não ser uma missão impossível, é preciso estar ciente sobre os obstáculos da dieta. Portanto, antes de adotar o estilo de vida, é importante avaliar alguns aspectos. Por exemplo, você está pronto para iniciar sua transição alimentar?

Neste artigo, trazemos pontos que você deve considerar. Esta lista, com certeza, vai te ajudar e te preparar para o que vem pela frente!

Desafios do veganismo #1: Encontros, festas e reuniões em família com não veganos

desafios do veganismo
Um simples almoço entre amigos pode representar um desafio para os veganos. Fonte: Freepik

O maior desafio para 52,9% dos entrevistados é sair para encontros. Dentre eles, almoço, jantar e festas com pessoas não veganas. Isso porque encontrar um restaurante que possua opções além das tradicionais é uma dificuldade real. Afinal, a maioria dos locais oferece apenas saladas. O mesmo vale para restaurantes veganos que, geralmente, não oferecem opções para quem não é adepto desse estilo de vida.

#2 Substituição de alimentos veganos

Outro grande desafio do veganismo relatado por 47,1% dos entrevistados é substituir produtos derivados do leite. Queijo, iogurte, leite condensado são alguns. Nos mercados comuns, afirmam, não é possível encontrar ingredientes como o leite condensado de soja, por exemplo. Então, precisam visitar mercados cerealistas ou específicos.

Ainda sobre as dificuldades, 18,6% responderam que substituir o ovo é uma tarefa árdua. Por falar nesse ingrediente, 17,6% declarou que vê complicações em fazer receitas que levem alimentos com origem em ovos, leite e carne. Já 2% acreditam que substituir processados como salame, presunto, salsicha e linguiça é um obstáculo.

#3 Preço dos produtos veganos

Itens básicos da alimentação vegana como legumes, frutas e verduras são relativamente baratos, certo? Porém, quando falamos de produtos mais sofisticados, o orçamento tende a pesar. Por exemplo, soja, gergelim, chia, linhaça, castanhas. Isso foi o que declararam 36,9% dos participantes da pesquisa. Segundo eles, há dificuldades na busca de produtos veganos mais em conta.

#4 Cosméticos, produtos de higiene e vestuário

desafios do veganismo
Tecidos de origem animal não entram no armário dos veganos. Fonte: Freepik

Roupas, produtos de higiene pessoal e produtos de beleza também estão entre os desafios do veganismo. Afinal, não pode haver nenhum vestígio de origem animal em sua composição. Além disso, eles também não podem ser testados em animais. No entanto, é isso que acontece com a maioria dos cosméticos.

Na pesquisa Veganoides, 29,4% afirmaram que é muito difícil encontrar produtos de higiene veganos. Já em relação ao vestuário, 3,9% acham que encontrar couro sintético não é fácil.

Desafios do veganismo #5: viajar

É praticamente impossível encontrar um hotel ou estabelecimento totalmente vegano. Ou seja, que não utiliza produtos e nem presta serviços que envolvam os animais em momento algum. Isso faz impõe limitação a adeptos ao veganismo.

No Brasil, por exemplo, existem apenas 2 hotéis que se identificam com este padrão. O Serra de Estrela, localizado na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, e a Pousada Rosa Verde, na Praia do Rosa, na cidade de Imbituba, em Santa Catarina. Então, a dica é pesquisar estabelecimentos que estejam alinhados, pelo menos em partes, com as restrições deste estilo de vida.

Bônus: Suplementação vegana

Para 7,8% dos entrevistados, a ausência de algumas vitaminas e minerais no início da transição alimentar é um obstáculo. O principal nutriente que os veganos não encontram na alimentação convencional é a vitamina B12. Então, para garantir um organismo saudável, é preciso repor a substância. Pílulas que médicos ou nutricionistas indicam podem ajudar. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento profissional para se adaptar corretamente às mudanças de hábitos que esse estilo de vida oferece.

A boa notícia é que o veganismo conquista cada vez mais gente, e as informações sobre o assunto são cada vez mais comuns a todos. Por fim, aqui no nosso site você encontra diversos posts com dicas e receitas sobre o assunto. Um exemplo é a deliciosa receita de panqueca de banana vegana abixo, super fácil de fazer!

Panqueca de Banana Vegana

Panquecas veganas fáceis! Perfeito para um delicioso café da manhã vegano. Leve, fofo e perfeito.
5 from 2 votes
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 5 mins
Tempo Total 15 mins
Course café da manhã
Cozinha brasileira
Quantidade 5
Calories 119 kcal

Ingredientes
  

  • 1 Banana madura - ½ xícara amassada
  • 1 e ¼ xícara de Farinha de Trigo
  • 2 colheres de sopa de Açúcar
  • ¾ xícara de Leite de Soja ou outro leite vegetal
  • 1 colher de sopa de Óleo de Coco
  • 1 colher de chá de Canela em pó
  • 1 colher de chá de Extrato de Baunilha
  • 1 colher de chá de Fermento
  • ¼ colher de chá de Sal

Instruções
 

  • Peneire a farinha em uma tigela e adicione o açúcar, o fermento, o sal e a canela, misture.
  • Amasse a banana em uma tigela e adicione o óleo de coco e amasse. Adicione o leite de soja e a baunilha e misture. Sua massa ficará bem grossa.
  • Aqueça uma panela e unte com um pouco de óleo de coco. Quando ficar quente, adicione um pouco de massa para a sua primeira panqueca, cerca de 1/4 de xícara de massa de cada vez.
  • Quando a panqueca começar a parecer seca nas bordas, com bolhas pela massa, vire-a até dourar do outro lado. Deixe ela cozinhar por cerca de 2 minutos de cada lado.
  • Sirva as panquecas com bananas, outras frutas frescas, melado, pasta de amendoim ou como preferir.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…