Frappuccino: do Starbucks para a sua casa

frappuccino

Existe uma variedade de bebidas que levam café como ingrediente. Por exemplo, o frappuccino é uma que ganhou muita fama no mundo todo por meio do Starbucks. Aliás, caso você seja amante de café no mesmo nível que eu e ainda não provou essa delícia, está na hora de você fazer a receita em casa!

Devido às medidas de distanciamento social e fechamento parcial do comércio, não podemos sair para provar essa bebida tradicional. De todo modo, não há motivo para preocupação. Afinal, o gosto da nossa dica é igual ao do produto da famosa cafeteria e ainda tem um bônus: não há a probabilidade de errarem o seu nome.

Por sua vez, agridoce e com um sabor forte para levantar qualquer astral, confesso que dentre as diferentes versões eu tenho uma preferida: o frappuccino de caramelo. E a sua, qual é?

Frapp vem de milkshake?

A palavra “frappuccino” é um acrônimo para frappé e cappuccino e foi criada e registrada para uso comercial em Boston, Massachusetts.

Porém, nessa mesma região, “frappe” é um termo usado para se referir a um milkshake expresso e deriva da palavra francesa “frappé”, que significa “gelado”.

Entretanto, a ironia nessa história toda está no fato de que os franceses não utilizam esse termo para identificarem café, pois eles não são adeptos de beber café gelado.

Tudo começou em Massachusetts

A história teve início lá em 1995, quando lançaram a bebida oficialmente no Starbucks. Mas engana-se quem acredita que a famosa cafeteria inventou a receita. Isso porque The Coffee Connection, a leste de Massachusetts, a desenvolveu, registrou e vendeu até 1994.

Então, a Starbucks adquiriu os direitos totais sobre a receita de frappuccino quando comprou o comércio em 1994. Legalmente, somente a Starbucks pode utilizar a marca “frappuccino” no mundo inteiro.

frappuccino
Starbucks tornou o frappuccino famoso no mundo todo. (Reprodução)

Versão com soja

Ainda em 2010, a Starbucks incluiu no cardápio das lojas americanas o frappuccino à base de leite de soja, pensando exclusivamente nos adeptos do veganismo.

Devido à popularidade e à boa aceitação da versão, em 2011 ela foi implementada na Ásia e na Europa e depois ganhou o mundo.

Frappuccino afogado?

Embora menos popular, existe uma versão chamada de “affogato”, que em italiano significa “afogado”. Ela não mistura o café expresso à bebida, mas sim o coloca por cima, como se fosse uma cobertura.

A bebida mais popular dessa versão é o caramelo affogato, que leva uma generosa cobertura de caramelo por cima.

Variedades internacionais

Na Filipinas, é possível encontrar versões bem diferentes do frappuccino, como a de banana, a de manga e a de azuki (feijão vermelho).

Já na Áustria, estão disponíveis as variedades de chá-verde e de amora. No Japão, tem o frappuccino de flor-de-cerejeira.

Mas você não precisa ir muito longe para encontrar sabores exóticos. No Peru, desde 2011, existe o sabor Algarrobina, que é um frappuccino feito com alfarrobeira negra, uma espécie de vagem comestível.

frappuccino
Surpreendentemente, tem de tudo quanto é sabor! (Reprodução)

Receita de frappuccino

Por fim, agora que já rodamos o mundo e descobrimos sabores incríveis, vamos à receita de frappuccino tradicional?

Frappuccino

Course bebida, Café, caseiro

Ingredientes
  

  • 350 ml de café frio
  • 200 ml de leite
  • 100 g de leite condensado
  • 40 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Gelo a gosto
  • Chantilly a gosto
  • Cacau em pó a gosto

Instruções
 

  • Bata no liquidificador, até ficar homogêneo, o café, o leite, o leite condensado, o chocolate meio amargo, o extrato de baunilha e o gelo.
  • Despeje em um copo alto e cubra com chantilly a gosto.
  • Polvilhe com um pouco de cacau em pó e está pronto para servir.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…