Iogurte feito em casa: 3 versões deliciosas

receita de iogurte feito em casa

iogurte feito em casa

Nada mais gratificante que preparar seu próprio alimento. Afinal, o sabor fica todo especial. Até porque, o carinho depositado naquela refeição e o orgulho do “eu que fiz” nos deixam encantados com as possibilidades, não é mesmo? O que dizer, então, de um iogurte feito em casa?

Comprei há alguns dias leite fresco do tipo A não homogeneizado.  Daqueles que ficam nas prateleiras frias, sabe? A validade era bem curtinha. Por isso, decidi testar várias formas de fazer iogurte em casa com ele.

Comecei com o iogurte natural líquido. Depois, me aventurei em transformá-lo em grego. Aquele iogurte que possui uma consistência mais cremosa.

Aliás, se você, como eu, ama a textura do iogurte grego, vai querer fazer também esta etapa. Por fim, experimentei fazer coalhada seca. Então, é só continuar o processo depois de finalizar o iogurte grego.

O resultado das três receitas fica incrível. O sabor, a textura… Huum, não poderia ser melhor!

Inegavelmente, não tem marca nenhuma que irá se igualar ao seu iogurte feito em casa. Sendo assim, experimente fazer cada etapa em uma semana para você conseguir sentir as diferenças. Além disso, ajustar o tempo de drenagem conforme seu gosto.

Para um iogurte mais líquido, leva menos tempo. Mais grossinho, mais tempo. Dessa maneira, o resultado vai ser o iogurte perfeito para você.

Por mais que você não tenha leite fresco por aí, não tem problema. Seja como for, indico que faça com o leite da marca Leitíssimo. De fato, é um leite UHT mais gordo e cremoso proveniente de vacas criadas livres no pasto. Ou seja, sem antibióticos ou hormônio.

Então, vamos começar a nossa aventura pelo mundo do iogurte?

Transformando o iogurte feito em casa em iogurte grego

Ingredientes:

  • O iogurte natural líquido da receita.

Modo de preparo:

  • Forre uma peneira com um pano de prato limpo, uma fraldinha ou um coador de café e apoie sobre uma vasilha para onde o soro do iogurte irá escorrer. 
  • Despeje o iogurte líquido na peneira e deixe drenando por 6 a 12 horas. Quanto mais tempo deixar, mais cremoso ficará. Após esse processo, você obterá um iogurte grego feito em casa delicioso e natural!

Como obter a coalhada seca a partir do iogurte grego

Ingredientes:

  • Nosso iogurte feito em casa cremoso.

Modo de preparo:

  • Para obter a coalhada, basta continuar o processo que começamos para o iogurte grego, deixando-o drenar em local fresco por mais 12 horas. Ou seja, no total, o iogurte líquido ficará 24h drenando até passar pelo estágio do iogurte grego e se transformar em coalhada.
  • Se o dia estiver muito quente, pode deixar o processo acontecer dentro da geladeira. O resultado será um iogurte um pouco mais denso do que um requeijão cremoso. O processo finalmente está completo e você pode saborear a sua coalhada seca!

Maneiras de saborear o seu iogurte feito em casa

Se quiser adicionar mais sabor ao seu iogurte, é possível bater o iogurte líquido no liquidificador com geleia ou doce. Aqui no blog, já ensinamos a fazer esta incrível geleia pedaçuda de morango e este doce de banana que são excelentes para transformar o seu iogurte em uma deliciosa bebida láctea.

No caso do iogurte grego, que é mais cremoso, costumo colocar em pequenos potinhos e acrescentar uma colherada farta da geleia de morangos ou o doce de banana por cima na hora de servir. A mistura dos dois na boca traz um sabor maravilhoso!

Por fim, espero que você tenha gostado destas dicas de iogurte feito em casa. Me conta nos comentários qual das 3 versões você prefere e como ficou o seu!

Sei de algumas receitas que você vai adorar reproduzir em casa! Confira:

 

receita de iogurte feito em casa

Iogurte feito em casa

Ingredientes
  

  • 1 litro de leite UHTLeitíssimo
  • 1/2 pote deiogurte ou coalhada natural Verifique no rótulo que seja somente leite e fermentolácteo. Eu uso da marca Atilatte.

Instruções
 

  • Leve o leite ao fogo até que ele aqueça, porém que ainda esteja confortável ao toque da pele, antes de começar a formar bolhas de fervura.
  • Se tiver um termômetro de cozinha, desligue quando atingir 40 ºC. Caso passe do ponto, espere esfriar um pouco antes do próximo passo.
  • Transfira 1 xícara do leite aquecido para um recipiente.
  • Acrescente o iogurte ou a coalhada e dissolva bem.
  • Acrescente o resto do leite.
  • Misture bem.
  • Aconchegue ele em um pano e coloque-o para descansar em um lugar protegido de vento e da luz por 12 horas. Pode ser dentro do forno, do micro-ondas ou de um armário fechado.
  • Após esse tempo, ainda estará bem líquido. Leve para a geladeira por mais 4 horas e está pronto o seu iogurte natural feito em casa.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

36 respostas

  1. Pingback: Bolo de Chocolate e Iogurte | A casa encantada
  2. Pingback: Tortinha de Limão | A casa encantada
  3. Pingback: Granola com mel, sementes e berries | A casa encantada
  4. Pingback: Como fazer Manteiga e Buttermilk em casa | A casa encantada
  5. Pingback: Como fazer requeijão cremoso caseiro | A casa encantada
  6. Pingback: Pudim de Iogurte - Sobremesa Vapt-Vupt | A casa encantada
  7. Pingback: Receita de Doce de Banana em Calda Caseiro | A casa encantada
  8. Pingback: Como Fazer Queijo Cottage Caseiro | A casa encantada
  9. Pingback: Receita fácil de queijo cottage caseiro – Lucianna Jardim
  10. Pingback: Molho de iogurte para salada e legumes feito em casa - Fácil - Dom Manjericão
  11. Pingback: Molho de iogurte e avocado para saladas | A casa encantada
  12. Pingback: Pão de Whey Protein - #NaCozinhadasAmigas | A casa encantada
  13. Pingback: Pão de iogurte - Feito com fermento de garrafa | A casa encantada
  14. Pingback: Requeijão Cremoso feito em casa | A casa encantada
    1. Adoro iogurte natural, mas acabo sempre optando pelo industrializado, tentei muitas receitas mas os que faço em casa invariavelmente acabam por ficar muito ácidos para o meu gosto, adoraria saber onde estou errando, me saio bem na cozinha, mas o iogurte nunca acertei 😁😁😁

    2. Oi, Valeria, como você está? Então, o gostinho mais ácido é uma das características das receitinhas caseiras, já que é resultado do tempo de fermentação e da temperatura. De todo modo, que tal misturá-lo, depois de pronto, a caldas de frutas e afins, que equilibram o azedinho com o doce e tornam tudo mais que perfeito? Conte pra gente se isso ajudou <3

  15. Pingback: Queijo Cottage Caseiro | A casa encantada
  16. Pingback: Pudim de Iogurte - Sobremesa Vapt-Vupt | A casa encantada
  17. Pingback: Bolo de Limão com iogurte - Dom Manjericão
  18. Ariana,
    Acabo de conhecer seu blog e estou amando,parabéns! Você tem receitas de iogurte de leite de coco e oleaginosa?
    Desde já obrigada.

    1. Ahh que amor, obrigado! Izabela eu não tenho mas já vi algumas bem legais no pinterest! Se eu tentar e conseguir fazer, publico aqui e te aviso por e-mail! Beijos!

  19. Seu blog é muito bom! Parabéns! Já fiz algumas receitas e estou gostando bastante. Sobre o iogurte, a proporção é de 100 ml de iogurte natural para 1 litro de leite? Obrigado!

    1. Ahhhh que demais! Fico extremamente Feliz! Às vezes bate desanimo, insegurança e são comentários assim que nos faz seguir em frente! Muito obrigado!
      Quanto ao iogurte, perfeito, entre 100 – 70 grs, é o que costumo usar, como é somente para espalhar a cultura pelo leite 2 colheres já são suficiente, o que conta é que o iogurte não tenha espessastes ou algo diferente de fermento lácteo e leite! Espero que goste e experimente deixar ele dessorar, vale muito a pena! Obrigado pela visita!

  20. Me encantei “docê” e da sua casa encantada, Ariana!!!!!!!!!! <3
    Quanta doçura e delicadeza, na pessoa e no espaço!!!!!!!!!!
    Não consumo mais glúten, nem açúcar, pouquíssimos industrializados, mas iogurte eu amo loucamente e já quero tentar o seu!!!!!!!!!! Depois eu venho te contar se “fiz direitim”, tá?!
    Beijos mineiros “procê”!!!!!!!!!!!

  21. Ariana, sua linda 🙂

    Conheci seu blog a poucos dias e me apaixonei. Como sobrevivi sem ele até hoje? rsrs

    Amei suas dicas, só fiquei com uma dúvida: na parte do iogurte grego,durante o tempo de drenagem ele fica fora da geladeira?

    Muito obrigada por compartilhar tanto carinho.

    Abraços!!!

    1. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
      Assim vc derrete este coração de manteiga! Fico muito feliz de saber que gostou! Aqui está tudo que acredito!
      Quanto ao grego faço assim, em dias muito quentes coloco na geladeira e deixo ele um tempinho mais ali separando o soro.
      Caso seja um dia mais fresquinho deixo fora da geladeira, normalmente dentro do microondas desligado!
      Me conta depois se gostou? Eu não compro nunca mais!
      Beijos!

    2. Dá pra ver que você escreve com muito amor 🙂

      Estou adorando mesmo. Apaixonada a cada post <3

      Ah legal, vou fazer e depois te conto. Tenho certeza que vou gostar.

      Quero ter esse hábito de fazer o máximo possível em casa, e seu blog faz com que a gente tenha vontade de colocar a mão na massa.

      Bjãoo e obrigada pela atenção :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…