Lasanha de berinjela e o nosso NÃO ao fastfood!

Essa receita de lasanha de berinjela é para celebrar a minha descoberta em relação a minha própria alimentação. Nesse sentido, eu acreditei por um bom tempo que eu me alimentava muito bem! Inclusive, nós aqui de casa adoramos a cozinha! Mas trabalhamos e muito. Aliás, de casa para o trabalho fazemos uma jornada de uma hora.

Imaginem só! Nasci e fui criada no interior. Sempre trabalhei a menos de 5 quadras de onde morava! Portanto,  desde que me mudei sofro um pouco com este tempo de percurso. E ainda tem aqueles dias em que o trabalho te cansa tanto que o máximo de esforço que dá para fazer é pegar o telefone e ligar para o delivery. Ou seja, é tudo muito fácil! É tudo muito rápido!

Então, nos últimos dias notei que fazíamos muito isso! Ainda que  duas vezes na semana pareça pouco, era uma alimentação nenhum pouco saudável. Desse modo, resolvi parar. No entanto, no começo foi muito difícil! Tinha dias em que eu estava exausta!

Lasanha De Berinjela

Encontrando a solução

Então, continuei em busca de soluções para facilitar minha vida. Percebi que muitas blogueiras (gringas) de economia doméstica fazem um esquema bem legal para driblar a falta de tempo. No final de semana, dedicam um dia para fazer algumas preparações para a semana e congelam!

Torci um pouco o nariz de início. Isso porque, a comida congelada perde pelo menos 50% dos nutrientes. Mas é melhor que fast food. Portanto, dediquei meu domingo e preparei 3 pratos diferentes: peito de frango refogadinho, feijão preto cozido com calabresa e lasanha de berinjela.

Economizei muito tempo! A cebola cortadinha, o alho, o tomate etc que cortaria a cada vez que fosse preparar cada um destes pratos fiz de uma só vez! Isso sem contar a maravilha que foi a semana toda! Mesmo cansada consegui não ligar para o delivery! Tinha tudo na mão!

Uma das receitas que fiz foi a lasanha de berinjela. Aqui em casa amamos! Ter ela no freezer me poupou muito tempo e dinheiro!

berijela

Como congelar a lasanha de berinjela

Já que deixamos esfriar o molho de tomate e as berinjelas antes mesmo de colocar nas marmitinhas, não será necessário aguardar o tempo de resfriamento. Portanto, leve ao freezer (para facilitar coloque todas em uma assadeira) e aguarde o congelamento individual.

Congelou? Retire do freezer, tampe as marmitinhas e etiquete uma a uma com data em que foi feito e o nome da preparação. Então, para não ter nenhum perigo coloquei as marmitinhas em sacos próprios para congelamento e levei ao meu freezer assim como fiz com o feijão e o peito de frango refogadinho.

No dia em que for utilizar, retire do congelador e deixe na parte de baixo da geladeira para descongelar. Eu estava em um daqueles dias de correria, morta de fome. Tirei o meu do congelador e coloquei direto no forno com a marmita tampada. 20 minutos depois destampei e adicionei queijo parmesão ralado. Voltei ao forno só para dar aquela gratinadinha!

Ou seja, seria o tempo necessário para o delivery chegar e o mesmo trabalho de pegar o telefone e pedir uma pizza! 15 minutos depois eu tinha esta belezinha em minhas mãos! A textura, o sabor e o amor estavam ali! Nunca mais vivo sem ter um prato fácil pré pronto no congelador! Facilitou minha vida e me manteve longe do telefone!

Antes de fazer a sua, que tal dar uma olhada em outras dicas de congelamento?

Lasanha de berinjela

Course almoço, Congelados, faça você mesmo, jantar

Ingredientes
  

  • 2 Berinjelas grandes fatiadase deixadas de molho em água e sal por 1/2 hora
  • Molho de tomate
  • 300 gramas Mussarela ralada ou fatiada
  • 300 gramas Presunto
  • Parmesão ralado a gosto

Instruções
 

  • Aqueça uma chapa ou frigideira anti aderente.
  • Grelhe as fatias de berinjela dos dois lados.
  • Tempere-as com azeite, um pouquinho de sal e pimenta-do-reino.
  • Reserve-as até que estejam frias.
  • Prepare o molho de tomate da forma que achar melhor. Deixe esfriar.
  • Para fazer as camadas da lasanha, coloque a primeira camada de berinjela.
  • A segunda camada coloque o molho de tomate.
  • A terceira de presunto.
  • A quarta de queijo.
  • Repita a ordem até que todo o recipiente esteja preenchido.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

12 respostas

  1. Pingback: Refeições congeladas - Como poupar seu valioso tempo e dinheiro na cozinha | A casa encantada
    1. Adilson, até mês passado eu não sabia que eram seguras no microondas, uma leitora me alertou que são sim!

  2. Pingback: Refeições congeladas - Como poupar seu valioso tempo e dinheiro na cozinha | A casa encantada
  3. Vi nos seus posts que vc usa mt embalagem descartável. Uma coisa que complica muito manter esse estoque de comida para mim são as infames tupperwares que se deterioram e extraviam com muita, muita facilidade (nas minhas mãos :P)
    Voce reutiliza esses descartáveis ou os descarta após o uso único?

    1. Pois é, fiz um post recente falando sobre congelamento usando aquelas vasilhas de vidro temperado, estou substituindo aos poucos pois descartaveis eu reutilizo mas rasgam facilmente

  4. Pingback: Refeições Congeladas - Poupando tempo e dinheiro. | A Casa Encantada
    1. Da sim e fica maravilhoooooso tbm! O Queijo minas não gratina mas fica sensacional! E tbm congela!

  5. Pingback: Lasanha de abobrinha | A Casa Encantada
  6. Eu também faço isso, sempre deixo comida congelada, sempre que tenho que cozinhar faço algumas porções a mais e assim que fica pronto já embalo e levo pro freezer, assim nos dias de correria nada de fast food, só comidinha caseira.

    1. Sandra! Que maravilha!
      To toda boba com esta facilidade!
      Tudo bem que neste ultimo mes trabalhei muito! Mas acredito que o não ao fast food me fez emagrecer e bastante!!!! Não poderia ser melhor! Pratico, fácil e saudável! Adorei saber que não sou sozinha nesta!!
      Beijos
      Ari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…