Leite de amêndoa feito em casa

receita de leite de amendoa

Leite vegetal como este leite de amêndoa caseiro é uma ótima opção para intolerantes a lactose, alérgicos a proteína do leite, veganos e vegetarianos. Principalmente, para aqueles que querem se aventurar a dar o próximo passo e descobrir uma forma de substituir o leite animal.

Esta é a versão mais saborosa para mim. Amo leite de amêndoas para tomar com o café. Inclusive,esta receita, além de mais barata, é muito mais saborosa! O sabor é muito delicado. Apesar do alto valor das amêndoas no Brasil, é algo que faço sempre que posso!

Todo leite vegetal substitui o leite de vaca em toda preparação. Aliás, logo mais conto minhas outras experiências para vocês com o leite de coco, de aveia e o de quinoa! Todos super saborosos e cada um com sua particularidade.

Para o leite de amêndoas utilize sempre amêndoas cruas. Esse é o nosso ponto de partida! Primeiramente, cada xícara de amêndoa rende de 3-4 xícaras de leite. Além disso, o resíduo que sobra você pode temperar e fazer uma pastinha super saborosa, a ricota de amêndoa! Amo sobre a torrada!

Depois de pronto, indicamos guardar o leite na geladeira em um recipiente de vidro para que o leite dure mais tempo. Nesse sentido, por aqui, usamos uma garrafa de vidro que tem capacidade de 1 litro e é uma graça!

Qual é a validade do leite de amêndoa caseiro?

Por não ter conservantes e nada além de amêndoas, este leite é mais perecível que os encontrados nas lojas. Ou seja, consuma dentro de 3 dias.

Inclusive, o que sobra na peneira você pode congelar para utilizar em bolos, biscoitos e smoothies. Se quiser prolongar a vida útil desta farinha de amêndoa há um jeito. Espalhe por uma assadeira e leve ao forno em temperatura mais baixa por 2/3 horas. Misture de vez em quando para que toda a farinha esteja seca.

Variações do leite de amêndoa

  • Para adoçar, utilize mel, melaço ou tâmaras;
  • Gosta de achocolatado? Adicione 2 colheres de cacau na hora de bater as amêndoas;
  • Gosta do sabor de baunilha? Adicione 2 colheres (de sobremesa) de extrato de baunilha.

Qual é o tempo das amêndoas de molho?

É necessário deixar a amêndoa de molho antes de preparar o leite de amêndoa. Portanto, eu recomendo deixar de molho as amêndoas durante a noite em água fria. Mas, você pode deixar no mínimo 4 horas. Por outro lado, você pode mergulhar as amêndoas por 1-2 horas em água muito quente. Isso, em caso de esquecer de fazer isso com antecedência.

Aliás, algumas dicas:

  • Para coar, escolha uma peneira fina ou um voal próprio para leite vegetal.
  • Prefira guardar em potes herméticos. Isso porque, o cheiro da geladeira não pode transferir e atrapalhar o sabor do seu leite vegetal.
  • Você consegue substituir as amêndoas por qualquer castanha. Nesse sentido, recomendo que experimente com a castanha de caju também.

Por fim, confira aqui outras receitas veganas e vegetarianas:

 

Leite de Amêndoa

Leite de amêndoas caseiro, natural, sem conservantes e sem açúcar.
Tempo de Preparação 10 mins
Molho 12 hrs
Tempo Total 10 mins
Course caseiro, vegano
Cozinha brasileira
Quantidade 3 xícaras

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de amêndoa crua
  • 2 xícaras (de chá) de água mineral

Instruções
 

  • Deixe de molho 1 xícara (de chá) de amêndoas cruas em água potável, por uma noite (8 horas) aqui colocamos na hora de dormir para bater nosso leite na manhã seguinte!
  • Escorra as amêndoas e lave,
  • Coloque no liquidificador com 2 xícaras de água mineral e bata por 2-3 minutos,
  • coe em um pano de prato limpo, de preferência um que tenha somente esta finalidade,
  • Ao líquido junte mais 1 ou 2 xícaras de água, depende se quer ele mais grossinho ou levinho!
  • O resíduo tempere com azeite, gotinhas de limão e temperos a seu gosto, fica uma pastinha deliciosa e assim aproveitamos a castanha integralmente!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

8 respostas

  1. Pingback: Vantagens de ser vegano e desvantagens | A casa encantada
  2. Pingback: Receitas de Chocolate Quente - Fáceis e deliciosas | A casa encantada
  3. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada
  4. Pingback: Receita de Panqueca de Banana Vegana | A casa encantada
  5. Pingback: Muçarela Vegana - Prática e Saborosa | A casa encantada
  6. Pingback: Como substituir leite animal e derivados nas receitas | A casa encantada
  7. Pingback: 12 itens indispensáveis na cozinha vegana | A casa encantada
  8. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…