Macarrão à carbonara original: renda-se a essa delícia!

macarrão à carbonara

Receita clássica da Itália, o macarrão à carbonara é um prato que, apesar de refinado, tem um modo de preparo muito simples.

Saboroso, prático e marcante são características do macarrão à carbonara. Aqui em casa, geralmente faço essa receita nos domingos ou em dias frios. Entretanto, aplico algumas adaptações na receita original. Isso porque ela leva ingredientes como queijo pecorino e panceta. Ou seja, além de serem caros, são produtos difíceis de encontrar.

De todo modo, antes de aprender a fazer macarrão à carbonara e surpreender a todos, vamos conhecer a história desse prato?

macarrão à carbonara

História do macarrão à carbonara

Eu nunca encontrei um prato que tivesse tantas versões diferentes sobre sua origem. A única coisa em comum em todas as teorias é que o prato provavelmente nasceu em Roma. Ainda assim, quem o inventou ninguém sabe ao certo.

Uma das hipóteses diz que o nome “carbonara” vem de “carbone”, que significa carvão. Por isso, carbonari romanos seriam responsáveis pela receita, homens que trabalhavam nos bosques carbonizando madeira para produzir o item. Outras versões dizem que grelhavam a massa carbonara sobre o carvão e que as manchas pretas de toucinho e pimenta lembram o produto, o que poderia explicar o nome do prato.

Aliás, afirmam até que uma sociedade secreta italiana chamada Carbonária o inventou.

Apesar de não haver um consenso sobre a criação do carbonara, sabe-se que o mundo da gastronomia não o conhece há tanto tempo assim. Isso porque não há indícios do prato antes da Segunda Guerra Mundial. Afinal, nada consta sobre ele no La Cucina Romana, livro clássico italiano de 1927 que reúne todas as receitas do país.

O prato ganhou popularidade justamente após a guerra, quando italianos, devastados e sem comida, comiam ovos e toucinho que eram fornecidos pelas tropas norte-americanas que estavam instaladas no país.

Com a volta do exército para os Estados Unidos, o prato popularizou-se em todo o país e depois em todo o continente americano.

macarrão à carbonara
É difícil resistir. (Fonte: Unsplash)

Receita original

A carbonara preparada em Roma leva ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, panceta (ou guanciale), pimenta-preta, azeite ou manteiga. O guanciale vem das bochechas do porco, mas outros tipos de carne geralmente tomam seu lugar, como o bacon.

O resultado final é um prato em que os ovos e o queijo fundem-se com a massa. Assim, criam uma espécie de casquinha, com pedaços de toucinho maravilhosamente espalhados.

Há também uma versão anglo-americana que acrescenta nata à receita. Outras variações incluem sal, pimenta-branca, alho, ervilhas e até cogumelos.

Em todas elas, o que faz parte da magia do prato é que os ovos vão crus ao molho e cozinham apenas com o calor da massa, absorvendo todo o sabor e unificando os ingredientes de um jeito único. Chega de papo e bora cozinhar!

Macarrão à carbonara

Course almoço, jantar, massa

Ingredientes
  

  • 2 ovos
  • 1 gema
  • 100 g de macarrão spaghetti
  • ½ xícara de chá de parmesão ralado
  • ½ xícara de chá de bacon em cubos ou 70g
  • Pimenta a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto

Instruções
 

  • Coloque água para ferver.
  • Na água fervendo, acrescente 10 g de sal para cada litro.
  • Acrescente o macarrão e o deixe cozinhar. Não adicione óleo, apenas mexa um pouco.
  • Frite o bacon com azeite em uma frigideira.
  • Em uma vasilha, bata dois ovos e uma gema. Adicione parmesão e pimenta. O molho carbonara está pronto. Reserve.
  • Desligue o bacon ou abaixe o fogo. Caso você queira deixar o bacon menos gorduroso, use papel toalha para retirar um pouco da gordura.
  • Coloque o macarrão já cozido na frigideira do bacon, mexa e adicione o molho por cima. Mexa mais um pouco e está pronto!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…