Massa de pizza perfeita, até pra congelar

5 from 2 votes
como congelar pizza

A receita desta massa de pizza no verso de uma embalagem é a melhor de todas

A receita desta massa de pizza caseira é do chef pizzaiolo Johnny DiFrancesco (obrigada, Johnny, por essa massa de pizza tão perfeita!)


receita de massa de pizza perfeita

Pizza, uma unanimidade

Só de falar a palavra pizza já vem à cabeça uma cena deliciosa. Afinal, pizza é um sinal de que vamos reunir a família. Aliás, as crianças por aqui amam. E o melhor, dá até pra fazer junto com elas, pois é super fácil.

Versatilidade e praticidade da pizza

Já assamos esta massa no forno á gás, no forno elétrico e no forno a lenha. Também congelamos pronta para finalizar no forno, congelamos e descongelamos no micro-ondas. Em resumo, esta massa fica realmente incrível em qualquer forma de preparo.

O tempo de fermentação também já experimentamos de várias formas, até fermentação de até 48 horas! Mas eu te conto melhor sobre estas experiências depois da receita! 😉

Faça essa pizza caseira junto com outras delícias e convide os amigos e a família. Assim você curte o momento perto de quem gosta e ainda aproveita para se divertir no preparo.

receita de massa de pizza caseira

Agora vamos a receita dessa massa de pizza maravilhosa!

receita de massa de pizza para congelar fácil

como abrir massa de pizza sem o rolo

como congelar pizza

pronta para congelar

recheios 

 

Como fazer pizza caseira, rechear e congelarSe está amando usar o freezer ao seu favor da uma olhada neste post sobre como preparar 10 marmitas congeladas para toda a semana!

Massa de Pizza

Receita de massa de pizza caseira com dicas de congelamento
5 from 2 votes
Tempo de Preparação 40 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 1 hr
Course caseiro
Quantidade 8 mini pizzas

Ingredientes
  

  • 800 – 1 kg de farinha de trigo a qualidade da farinha interfere bastante, se você tem acesso a farinha 00 perfeito, se não recomendo duas marcas que já usei nacionais: a mirella orgânica e a anaconda premium, você pode testar com outras farinhas mas a quantidade pode mudar para mais ou para menos,
  • 590 g de água
  • 30 g de sal
  • 2 g de fermento seco

Instruções
 

  • Dissolva o sal na água e adicione 5 colheres (de sopa) da farinha de trigo e mexa bem até que esteja tudo dissolvido.
  • Em uma vasilha grande coloque 800gr de farinha e o fermento, mexa bem, abra uma cavidade no centro e despeje a parte líquida do passo anterior.
  • Com uma colher vá incorporando e mexendo a farinha bem devagar, até que não dê mais para mexer, aí é hora de levar sua massa para uma bancada enfarinhada e sovar até obter uma massa lisinha e elástica (cerca de 10 minutos de sova).
  • Se necessário use o restante da farinha nesta parte!
  • Transfira a massa para a vasílha novamente, cubra com plástico filme e com um palito faça pequenos furos no plástico para sua massa de pizza respirar. Espere que ela dobre de tamanho.
  • Volte sua massa para a superfície enfarinhada e agora chegou a hora de dividir a massa,
  • Se quiser mini pizzas divida em 8 partes iguais, para pizzas médias do tamanho de um prato divida em 6 partes, para pizzas grandes divida em 4 partes,
  • Agora faça bolinhas com a massa para terminar a fermentação, abra a massa e puxe as laterais para o meio até que a camada que ficará por cima esteja resistente.
  • Em uma assadeira enfarinhada, coloque suas bolinhas para crescer novamente. Assim que dobrarem de tamanho (de 10 á 12 horas) está na hora de abrir a massa.
  • Deveria ter videozinho explicando como abrimos nossa massa para ficar com bordas altas e crocantes, mas não rolou, no final do post vou deixr um vídeo do King Arthur Flour que substitui, rs, é exatamente como fazemos, dá o play!
  • Aqueça seu forno por no mínimo 30 minutos em potência alta (o máximo que seu forno alcançar),
  • 10. Se você optar por congelar, passe o molho de tomate pela pizza evitando as bordas, faça alguns furinhos onde está o molho de tomate e em uma assadeira bem enfarinhada (semolina é a melhor farinha para isso), leve ao forno por 5 minutos até que a massa esteja assada mas não dourada ainda.
  • 11. Espere esfriar e monte o recheio á seu gosto. Você pode embalar com plástico filme uma a uma para facilitar o descongelamento e quando quiser descongelar é só levar ao forno médio até que o recheio esteja assado e a massa douradinha.
  • 12. Se você optar por não congelar não é necessário pré assar a massa, abriu a massa, enfarinhe uma assadeira e coloque o molho, o recheio, finalize com um fio generoso de azeite e leve ao forno quente. Levará 8 – 10 minutos para a massa estar douradinha, dependendo do seu forno! Sirva quentinha!

Notas

Sobre a fermentação: Obtemos um resultado infinitamente mais leve quando deixamos a segunda fermentação por 48 horas na geladeira. Embalamos cada bolinha após moldada e muito bem enfarinhada com plástico filme e colocamos dentro de uma vasilha com tampa para crescer na geladeira. Algumas horas antes de usar retiramos da geladeira e esperamos que a massa voltasse a temperatura ambiente e aí é só seguir as instruções de abrir e rechear cada bolinha. Sobre enfarinhar: Descobrimos que a melhor forma de enfarinhar e não grudar na assadeira é com a semolina, a farinha que não estiver em contato com a pizza vai dar uma queimadinha, não se assuste, ta tudo certo! 😉 Sobre o molho: O molho para pizza oficial daqui de casas é super simples, doure 1 cebola pequena em cubinhos, adicione 1 lata de tomate pelado ou a mesma quantidade do tomate pelado caseiro que já te ensinei aqui, tempere com sal, orégano e pimenta do reino e pronto. Espere esfriar antes de adicionar á massa. Se quiser um molho mais encorpado esta receita é maravilhosa!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Salve no Pinterest para ver depois:

pin para pinterest

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

59 respostas

    1. Maravilhosa, né, Daiana? E além de tudo DELICIOSA! Quando fizer conta pra gente o resultado, tá?

  1. Pingback: Molho de tomate para pizza caseiro | A casa encantada
  2. 5 stars
    Bom Dia!

    Amei a receita e com certeza vou tentar fazer. Amo pizza mas nunca me aventurei fazer a própria massa. Tenho duas dúvidas: caso não tenha essa balança de precisão de cozinha como poderei medir os 2 g de fermento??? E a medida da água é g mesmo ou ml??

    1. Olá Luciana,
      Primeiramente desculpe a demora em responder.
      Caso tenha em casa aqueles medidores de xícara e colher, pode colocar 1/4 de colher de sopa de fermento.
      A água pode ser em g ou em ml, a medida fica a mesma coisa (590g de água = 590ml de água).
      Depois volte para nos contar como ficou a sua pizza!
      Seja sempre bem-vinda ao nosso blog! Temos novidade toda semana!

  3. 5 stars
    Fiquei com dúvida em relação à colocar ou não na geladeira para fermentar…a partir de quantas horas é necessário colocar na geladeira para fermentar?

    1. Loi a fermentação é bem lenta por conta do pouco fermento da receita, se fizer em até 24 horas não é necessário levar na geladeira. Eu costumo fazer com até 72 horas de fermentaç˜

    2. ops, dei enter sem querer, com 72 horas de fermentação eu porciono a massa e envolvo cada bolinha em papel filme, coloco todos em um outro recipiente e deixo na geladeira, tirando 6 horas antes de abrir a massa

  4. Pingback: Pizza de Massa de Pastel | A casa encantada
  5. Pingback: Como Fazer Maionese de Leite | A casa encantada
  6. Olá, tudo bem? Eu sei que a proposta é a fermentação lenta, mas no caso de eu quiser acelerar a fermentação eu posso usar, por exemplo, o envelope de fermento seco (10g) ou o fermento fresco (30g), poderia usar nessas medidas? Ou qual a que você sugere? Obrigada.

    1. Oi, Michelle! Nunca testei esta receita com outro fermento, então não sei te dizer. Se você fizer, me conta como ficou, ok? Beijos 🙂

  7. Oi Ariana, quero fazer pro aniversário da minha filha sabe dizer quantas pizza tamanho de coquetel rende essa receita?

  8. Pingback: Torta Portuguesa de Liquidificador | A casa encantada
  9. Pingback: Torta Portuguesa de Liquidificador | A casa encantada
  10. Poxa Ariana! Fiz a massa um sabor divino, sem gosto de fermento uma massa leve e digerível, sem peso no estomago. Só estou triste pois não consegui deixa-la nem crocante e nem macia, pois se assar pouco fica crua, e se assar muito fica muito dura, Creio que deve estar faltando óleo, ou algo parecido! Ou será que eu que errei mesmo?

    1. Pedro, fico feliz que gostou, você assa no forno convencional? O ideal é assar em forno a lenha, ela fica incrível, mas caso você como eu não tenha disponível um bonitão destes, deixe seu forno ligado na mais alta temperatura por pelo menos meia hora antes de assar, com ele super quentinho as bordas crescem e fica aquele efeito crocante por fora e macio por dentro, eu deixo até que a borda fique bem douradinha!
      Não sei o resultado dela com algum tipo de gordura, esta é a receita original de um chef pizzaiolo bastante famoso na italia e nunca me atrevi em mudar um gr da receita, rs!

  11. Boa tarde d. Ariana! Pretendo fazer esta massa para minhas pizza comerciais, pizzas congeladas. Teria alguma recomendação especial, vou fazer a massa em uma batedeira industrial os passos podem ser os mesmo do manual, obrigado pela receita e obrigado pelo serviço.

    1. Que maravilha! Fico muito feliz em ler isso!
      Isso mesmo, na batedeira industrial siga as orientações do manual!
      Gosto de utilizar a farinha anaconda premium, é nacional e nos rende otimo resultado, se quiser investir em alguma melhor a caputo tem uma linha otima dedicada as pizzas, a qualidade é incomparável.
      Se fizer no forno a lenha pré asse os discos de pizza com o molho e depois de frio é só montar e congelar! Espero que tenha boa sorte no seu empreendimento! Volta depois para nos contar!

    1. Oi Aline!
      É a Branca sim!
      A minha acabou na hora de enfarinhar o balcão e acabei usando um pouquinho da integral neste momento (oque deixou ela linda! Rs)
      Beijos, espero que faça e goste!

  12. Amo o seu blog.!!!O pao de batata e maravilhoso. Faço sempre. O pao com fermento de Cristo fica fantástico. Agora vou fazer essa massa de pizza.
    Obrigada!

  13. Oi, não entendi muito bem a segunda fermentação de 48 horas. Faço bolinhas, enfarinho e enrolo no plástico filme e coloco pote fechado. Mas assim tem como a massa crescer, sendo que está enrolada no plástico filme??? Obrigada pela atenção abraços..

    1. Isso! Só não precisa fechar a vasilha!
      O plástico filme estica conforme a massa cresce!Qualquer dúvida me avise.
      Beijo!

  14. Entendi! É que tenho mania de começar minhas massas à noite rs e caso fosse longa também a primeira fermentação, seria perfeito porque iria dormir no intervalo kk
    Sendo assim, vou começar mais cedo, aguardar essa primeira fase e deixar a segunda agir à noite… Faço pães também e estou justamente em busca de usar menos fermento, ainda que precise de mais tempo de ação.
    Vou experimentar hoje mesmo e volto quando concluir tudo!
    Muito obrigada e até logo!

    1. Ju, maaaaas nada impede de você fazer esta primeira fermentação na geladeira! Termina ela e coloca para fermentar a noite na geladeira! O bom do pouco fermento é conseguir ter este controle! Sou do seu time, prefiro mais tempo e menos fermento! O sabor e a elasticidade é incrível a mudança!
      Me conta depois oq achou! Beijos!

  15. Olá! Tenho testado receitas de pizza e encontrei a sua, estou louca pra fazer justamente por usar bem menos fermento. A primeira espera por dobrar o tamanho (passo 4) também levará de 10 a 12 horas?
    Obrigada!

    1. Oi Ju! Esta massa tem uma fermentação lenta exatamente por ir pouca quantidade de fermento, o que deixa ela mais leve e digestiva!
      É difícil mensurar o tempo de fermentação da primeira fase, em dias quentes 3 horas e a massa já cresce ou em dias frios leva até 6 horas, vai depender do tempo e da umidade do dia!
      Espero que se apaixone por esta massa tanto quanto eu, é uma delicia!

  16. não sei onde eu errei na hora de assar ficou dura como um pau minha filha ficou sem entende tudo certinho para da errado.primeiro colocamos no alto endureceu.colocamos para descongela e logo para assar ficou dura receita bem lida, onde eu errei?

    1. Oi Ro! Que pena!vamos ver se consigo te ajudar, faço sempre esta pizza e amo o resultado, vc congelou ela certo?
      Se sim, pré assou a massa por alguns minutinhos antes de incluir o recheio e congelar certo?
      Oq pode interferir: qualidade e quantidade de farinha ( se utilizar muita farinha ela vai ficar dura)
      Respeito ao tempo de fermentação (ela precisa do tempo de descanso para ganhar elasticidade)
      Mas oq eu mais desconfio q pode ter acontecido é o aquecimento do forno, o forno precisa de pelo menos 30 minutos de pré aquecimento! Menos q isso a massa pode ficar dura! O forno precisa estar bem quente mesmo!
      Espero ter ajudado! Beijo

  17. Você falou sobre a segunda fermentação e que parte eu faço a segunda fermentação? Tem que acrescenta o restante do fermento seco do pacotinho de 10 gramas?

    1. Sandra, nunca fiz de forma profissional! MAs para uma massa do tamanho de um prato (individual) divido em 8 bolinhas e abro sempre a massa bem fininha pois é assim que gostamos!
      Uma dica é fazer uma receita, se quiser fazer a pizza grande divida a massa em 6 e pesa a bolinha, anota o peso dela que será a que você utilizará, pré asse a massa e coloque sobre a balança, coloque o recheio e vá pesando a cada adição de ingrediente, assim você terá o peso certinho!
      Vou fazer alguns posts de recheio e farei um post falando sobre as quantidades para quem quiser vender! BEijo e espero ter ajudado!

  18. Pingback: Aprenda Como Ganhar Dinheiro Com Pizza Cone e Tenha Seu Próprio Negócio
  19. Boa noite, primeiramente agradecer por compartilhar essa receita
    O fermento tem o fermento biologico seco e o pó royal qual deles vc usa ?

    1. Olá! É o fermento biológico seco, aquele que a marca mais conhecida é fermix ?

  20. Oi, Ariana! Fizemos a massa ficou perfeita! Mas estamos com uma dúvida quanto ao preparo da pizza depois de congelada. Qual a melhor forma de assá-la depois de congelada?
    Obrigada!

    1. Esta massa é fantastica! Que bom que deu certo! Amanda o jeito que mais gostamos é pré assar a massa com um pouquinho do molho de tomates, não chega nem a dourar, depois deixo esfriar, coloco os recheios e congelo, daí é só descongelar até que o queijo derreta e a massa fique douradinha! Do freezer direto para o forno!

  21. Oi, Ariana 🙂
    Há uma média de tempo que ela leva pra dobrar de tamanho? Pela pouca quantidade de fermento imagino que seja bastante, né? Obrigada pela receita! 🙂

    1. Ju, a fermentação é bem lenta principalmente em dias frios! Eu já tive a experiência de 12 horas e já deixei até 36 horas na geladeira para ter a fermentação bem lenta e ficar com zero sabor de fermento!

  22. Oi, Ariana! Como podemos medir, mais ou menos, 2 gr? É que estamos começando a fazer massas de pizza e ainda não temos muito essa noção.
    P.S.: teu blog é lindo <3

    1. Amanda, você consegue medir com aquelas balanças de precisão de cozinha que medem a partir de 1gr! Beijos!

  23. Oi Ari, gostaria de saber se posso congelar os discos prontos pré-assados sem o recheio, se é melhor congelar com o molho ou sem o molho se eu for rechear depois, e quanto tempo de vida tem essa massa congelada. Agradeço se puder me ajudar. Amei o blog, bjs.

    1. Aline, pode congelar os discos pré assados ou pré assados com o molho. Eu prefiro colocar um pouquiho de molho no centro só para que o centro da massinha não cresça muito, mas se quiser fazer sem molho é só furar este centro com um garfo deixando bem marcadinho, dá certo também!
      A massa pré assada conserva bem até 60 dias no freezer, apesar de nunca conseguir chegar perto deste tempo aqui em casa pois os meus devoradores acabam com ela bem antes disso! Espero ter ajudado! <3 Beijo!

    1. Exato Pri, é uma fermentação mais lenta ( a segunda fermentação é no mínimo de 10 hrs) por isso pouco fermento para ele agir bem devagarinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…