Paladar exigente: dicas de ceia de Natal para crianças

ceia de natal para crianças

Quem tem filhos sabe: muitas vezes é difícil conciliar comida saudável com o paladar exigente das crianças. Além disso, nem tudo o que é saboroso para os adultos agrada aos pequenos. Uma das épocas do ano mais complicadas para compor o cardápio dos seus filhos é o Natal, não é mesmo? Além de estarem rodeados de doces atraentes, os pratos salgados podem parecer desconhecidos e não despertar a vontade de comer nos pequenos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você preparar a ceia de Natal para crianças de maneira que elas se alimentem bem sem deixar de lado o sabor das comidas de fim de ano. 

Importante lembrar que, caso o seu filho seja menor de 1 ano, ele deve comer a sua papinha e algumas frutas. Os pratos servidos no Natal geralmente são muito gordurosos e pesados. Entre 1 e 2 anos, é possível introduzir alguns alimentos, mas sempre com moderação. Agora vamos às nossas dicas!

Prepare pratos coloridos na ceia de Natal

Quer chamar a atenção dos pequenos? Que tal escolher uma receita colorida que irá atrair o interesse dos seus filhos? Por exemplo, você pode adaptar opções como arroz à grega e farofas de Natal para todas as idades.

ceia de natal para crianças

Os pequenos não comem arroz? Confira nossa receita de Massa Primavera, um prato delicioso para a ceia de Natal para crianças e que pode ser servido o ano todo.

Opte por carnes mais magras

Algumas das carnes típicas do Natal são muito pesadas ou salgadas para as crianças. O pernil, por exemplo, é muito gorduroso. Já o tender possui uma quantidade enorme de sódio. Sendo assim, não recomendamos aos pequenos.

Troque pelo tradicional peru de Natal ou peixes, mas atenção para o bacalhau. Afinal, pode ser muito salgado para o paladar infantil.

Chame as crianças para participar da preparação da ceia de Natal

Na hora de ir para a cozinha, que tal envolver os seus filhos na preparação da ceia de Natal para crianças? Dessa forma, eles terão mais disposição de provar os alimentos que ajudaram a elaborar. Além disso, é uma ótima atividade em família para o período festivo.

ceia de natal para crianças

Prefira frutas de sobremesa

As crianças menores devem evitar o excesso de açúcar presente nas sobremesas de Natal. Ofereça as suas frutas favoritas como alternativa. Se já forem um pouco mais grandinhos, sirva pequenas porções de sobremesas – sorvetes, por exemplo – acompanhadas das frutas.

Comece pelos alimentos saudáveis. Essa dica é para a hora de servir os seus filhos. Coloque primeiro as opções mais saudáveis no prato e sirva as comidinhas menos leves depois.

Viu? O Natal também pode oferecer uma ceia deliciosa ao paladar exigente das crianças sem descuido com a alimentação. Boas festas!

Siga o blog A Casa Encantada para ter acesso a mais dicas de culinária, segredos da cozinha e receitas saborosas e saudáveis para toda a família. Ah, e não se esqueça de nos seguir também nas redes sociais.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Rabanada de forno para comer sem culpa | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…