Pasta de Grão de Bico – Homus

receita de homus, pasta de grão de bico caseiro com palitinhos de cenoura e salsão
Esta pasta de grão de bico, também conhecida como homus, é uma ótima pedida para dias de receber amigos em casa! Por isso, já estou pensando neste petisco para os dias de jogo de copa do mundo! Sirva com palitos de vegetais ou torradinhas. Com a minha turma, sempre faz o maior sucesso. Por ser um aperitivo que posso fazer com um bom tempo de antecedência, além de fácil de servir e de comer com as mãos, é perfeito para ninguém tirar os olhos da televisão.

Pasta de Grão de Bico

Pasta de grão de bico pode ser servido como entrada ou petisco para receber amigos (inclusive amigos veganos pois esta pasta não tem nada de origem animal!)
Saborosa, fácil de fazer esta pasta pode ser feita com antecedência para não ter trabalho nenhum na hora de receber os amigos!
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 15 mins
de molho 6 hrs
Tempo Total 30 mins
Course Aperitivo, Snack
Quantidade 6 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de grão de bico (de molho por 6 horas no mínimo)
  • 1 colher (de sopa) de tahine
  • 1 unidade limão (o suco)
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (de chá) de cominho em pó
  • 1/4 xícara (de chá) de azeite
  • sal e pimenta
  • água do cozimento do grão de bico
  • Cenoura e Salsão (cortados em palitos)

Instruções
 

  • Escorra o grão de bico da água que ficou de molho e lave os grãos,
  • Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com água (2 dedos acima da linha dos grãos), feche a panela e leve ao fogo. Assim que começar chiar deixe mais 15 minutos. Desligue e espere sair a pressão sozinha.
  • Com os grãos de bico cozidos e macios, reserve 1-2 xícaras da água do cozimento e escorra os grãos, nesta etapa que retiro a maior parte das casquinhas do grão de bico,
  • Leve para um processador de alimentos os grãos de bico cozidos e triture até que comece virar uma pasta, em seguida adicione o tahine, o limão, o alho, o cominho e o azeite, processe e se achar que está muito espesso ainda adicione aos poucos um pouco da água do cozimento até ficar na textura desejada. Corrija o sal e a pimenta.
  • Sirva com os palitos de cenoura e salsão.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

A pasta de grão de bico é super versátil e fácil de fazer

Para facilitar ainda mais o seu preparo e ainda por cima ganhar temo, utilize o grão de bico enlatado. Ele é uma mão na roda, pois não precisamos passar pelo período de molho e cozimento. Acredito que esta seja a parte mais trabalhosa da receita, o restante é rapidinho de fazer. Esta receita não tem segredo. Em primeiro lugar, misture tahine, limão, azeite e alguns temperos. Em seguida, bata tudo no liquidificador ou com o auxílio de um mixer. Adquiriu uma consistência cremosa? Então, tá pronto! Para acompanhar o homus, aposte nos palitinhos de cenoura e salsão, já que eles também podem ser preparados com antecedência. Para prepará-los, deixe os palitinhos mergulhados em um potinho com água na geladeira até o momento de servir. Dessa maneira, seus palitinhos se manterão crocantes até a hora de servir sua pasta. Tem quem não se importe, mas a casquinha do grão de bico é, para meu gosto, um pouco indigesta. Por isso, prefiro retirar uma a uma após cozinhar os grãos. No entanto, fica a seu critério. Se não acha isso um problema, bata tudo junto até quebrar toda a casquinha.

O jogo já vai começar

Agora, prepare a televisão e chame os amigos. Mas não sem antes se certificar de que a pasta de grão de bico esteja em uma mesinha de centro, ao alcance dos seus convidados.  E vamos juntos assistir sos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Vai, time! Se você gostou dessa receita, separamos outras sugestões aqui do nosso blog para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

9 respostas

  1. Pingback: Salada de grão de bico fácil e refrescante | A casa encantada
  2. Pingback: Como Preparar Marmita Fitness + Dicas para Congelar | A casa encantada
  3. Pingback: Receita de Como fazer wrap caseiro (tortillas de trigo) | A casa encantada
  4. Pingback: Palitos de Cebola | A casa encantada
  5. Pingback: Como congelar grão de bico e uma salada fresquinha
  6. Pingback: Bolinho de carne moída de boteco | A casa encantada
  7. Pingback: Almoço de Páscoa: O que servir | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…