Picolé caseiro: festival de sabores e dicas

como fazer picolé caseiro

receita de picolé caseiro

Na gravidez, tive poucos desejos (que é uma coisa incontrolável que faz a gente surtar com um único objetivo de vida). Mas, muitas vontades! Uma das vontades inesquecíveis foi de sorvete! Onde meus pais moram é calor, calor de verdade. Nesse sentido, como diria uma amiga minha, é um sol para cada cabeça!

Então, sorveterias tem pra todo lado. Especializadas em picolés de todos os sabores. Além disso, tem aquelas por kg, que você se serve como quer e com aquele monte de opção de cobertura. Enfim, muitas sorveterias de todos os tipos. 

À procura de picolé

Era um domingo depois das 22 horas. E eu decidi que queria sorvete. Então, demos uma volta pelo bairro e não existia sorveteria! Foi mais de uma hora de busca até encontrar uma! Já estava aliviada! Chegando lá, descobrimos que era aqueles sorvetes de maquina sabe?

Inclusive, tinha apenas 2 sabores. Ou seja, o que variava era somente a cobertura (para minha decepção era aquelas coberturas de sabor artificial). Além disso, os sabores dos sorvetes eram Baunilha e Maçã Verde. Portanto, fiquei arrasada. No entanto, a vontade era maior que a decepção. Pedi um de baunilha sem cobertura alguma! Era aguado, de sabor artificial e só deixou minha vontade ainda maior.

Desde este dia a caça a sorveteria de bairro foi instaurada, mas para nossa decepção nada parecido com as sorveterias do interior foi encontrado!

Quando o Joca nasceu pedi para minha mãe a forminha de picolés que trouxe delicias por toda a minha infância! Ela é linda, toda em alumínio, e faz parte das minhas memórias! É uma honra fazer picolés para o meu filho na mesma forma que minha mãe usava para deixar as tardes calorentas de Santa Albertina algo mais confortável!

Nada de forminha especial

Não precisa ter uma forma especial e cheia de lembranças assim para fazer os seus, saquinho de gelinho/geladinho/sacolé já são perfeitos! Forminhas de gelo rendem mini picolézinhos lindos. Copinho de café, copinhos descartáveis, tudo vale para dar forma!

No saquinho não tem erro, encheu com um funil, deu nozinho e freezer neles! Para fazer os picolés você precisará de palitos de sorvete, leve as forminhas para o freezer sem o palitinho por umas 2 horas até que fique um pouco menos líquido, após isso coloque os palitinho e leve para terminar de congelar! Dá para criar muita coisa deliciosa, solta a imaginação e manda o calorão embora!

Picolé de chá!

Faça chás bem concentrados de Camomila, Erva Doce, Gengibre, Mate, tudo cai muito bem! Adoce a gosto e é muito importante não deixar o chá ferver, ao sinal das primeiras bolhinhas desligue o fogo, caso contrário você terá um picolé amargo. Deixe esfriar e mande para o freezer!

Iogurte

Geladinho, cremosinho! Amooo!!! Uma dica é não utilizar o iogurte industrializado, te ensino a fazer o iogurte Caseiro neste post rende uma quantidade bem boa para fazer muitos picolés. Adoçado com mel e com pedacinhos de granola fica com cor e textura incrível!

Com pedacinhos de frutas, além do sabor o visual é maravilhoso. Este adicionei frutas vermelhas nos copinhos e preenchi com Iogurte, não se esqueça de dar uma batatinha na forminha para que saia todo o ar. Com geleia, puro, com calda de caramelo, o iogurte é super versátil 

Frutas batidas com leite ou Creme de Leite

Leite + frutas no liquidificador até ficar homogêneo. Pera, banana, maça, Pêssego, hum! E que tal um tricolor? Fiz de leite com morango (2 horinhas de freezer) + Leite como Mel (2 horinhas de freezer) + Leite com cacau e vai pro freezer até estar completamente congelado!

Picolé de suco de frutas

Combina com todo tipo de suco de frutas, refrescante como nenhum outro! Este coloquei pedacinhos de frutas e completei com limonada, vale também agua de coco! Fiz também de suco de melão com leite condensado, ficou super macio e saboroso, eu que sou fã do Melona pirei!

Incremente seu picolé!

Banhar em chocolate, adicionar castanhas, café com leite, doce de leite, coco queimado com leite, pedacinhos de bala toffe com creme de leite, já pensaram em quanta coisa gostosa da pra criar? Espero ter te convencido em “montar”sua sorveteria por ai também! Gostou? Aprenda a fazer estes sorvetes para adoçar o seu dia também:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

13 respostas

  1. Pingback: Alimentos congelados são seguros para o consumo? | A casa encantada
  2. Pingback: Recheios e apresentações para ovos de páscoa | A casa encantada
  3. Pingback: 7 dicas para tornar o freezer o herói da sua cozinha
  4. Pingback: Sorvete de abacate (sem sorveteira) | A casa encantada
  5. Pingback: 9 receitas de picolé para refrescar no verão - Colheres
  6. Pingback: Creme de manga preguiçoso (3 ingredientes) | A casa encantada
  7. Pingback: 7 dicas para tornar o freezer o herói da sua cozinha
  8. Pingback: Sorvete caseiro de maracujá e leite ninho (sem sorveteira) | A casa encantada
  9. Pingback: 7 dicas para tornar o freezer o herói da sua cozinhaA casa encantada | A casa encantada
  10. e eu presa nos sorvetes de frutas batidos no processador ou nos de palito com iogurte e frutas só… pirei nesses sabores que vc mostrou!!! Quero todos!!! Melão com leite condensado??? como assim??? isso deve ficar divino!! Todas as minhas lombrigas foram atiçadas!! Fazendo a dança do sol aqui em casa pra o tempo firmar e eu fazer todos esses sorvetes kkkkkk

    1. Deia, você já provou aquele picolé japonês que chama Melona? Fica iguala este de melão e leite condensado! Assim que acabar meu estoque por aqui farei de leite cond. com banana que é outro sabor da mesma marca da melona!! Post preparado faz quase um mês, achei digno esperar o calor chegar pra publicar pois não existe um sem o outro! hahahaha Beijooooo em vc e no João! Amo ver vc por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…