Sorvete vegano de chocolate e menta – prepare já!

5 from 1 vote
sorvete

Conhecer novos sabores de sorvete está na moda, mas um dos mais populares e saudáveis é o de menta e chocolate.

Este sorvete é muito saboroso e ao mesmo tempo refrescante, devido a alta quantidade de água. O segredo é encontrar o equilíbrio entre gordura, ingredientes sólidos e líquidos.

Para fazer este sorvete vegano cremoso caseiro, você vai precisar de alguns ingredientes simples. Além disso, ao invés de adicionar gordura, aproveite alimentos mais saudáveis, como óleo de coco ou manteiga de cacau com chocolate.

Como melhorá-lo?

Use estabilizadores para obter uma textura cremosa de forma mais fácil. Para isto você pode incluir ingredientes como polissacarídeos vegetais, carragenas (algas), gomas e similares.

*Leia também: PALITINHOS DE ABOBRINHA NO FORNO – GOSTOSO E SAUDÁVEL

Você também pode usar amido vegetal como um estabilizador, como amido de milho, tapioca e farinha de arroz glutinosa. Para alcançar bons resultados estes componentes requerem cozimento prévio.

Uma vez formado e resfriado o gel, adicione o açúcar, que dá um sabor agradável ao sorvete enquanto os amidos vegetais controlam sua suavidade e cremosidade. Isso garante que, quando o sorvete é congelado, formam-se cristais de gelo muito menores.

Você também pode usar açúcar mascavo, xarope de bordo ou agave e/ou melaço. Ou aproveitar os açúcares de frutas como bananas, maçãs, morangos e framboesas, que proporcionam uns aromas e sabores ricos.

Pixabay

Além disso, para obter mais cremosidade, você deve deixar a massa aerada. Para isso, o mais aconselhável é usar cremes vegetais ou à base de leite de coco. Isso garante que a massa aumente de volume e seja cremosa como um merengue.

A última coisa e uma das mais importantes que você precisará para fazer um sorvete cremoso é resfriá-lo o mais rápido possível. Depois que o sorvete está no freezer, ele deve ser refrigerado por pelo menos 4 horas em um molde para garantir o congelamento adequado.

*Leia tambén: PETISCO DE SOBRECOXA E BACON NA AIRFRYER

Sorvete de chocolate

Agora, preparar um sorvete de chocolate com menta e vegano é extremamente fácil, você só vai precisar de 7 ingredientes para fazê-lo.

Esta receita é 100% natural, portanto sua cor é bastante neutra, mas se você deseja que ela tenha uma cor mais intensa, pode adicionar spirulina ou algum alimento que tenha uma cor verde forte.

E se você quiser um sabor de menta mais intenso, adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã.

Geralmente, lascas de chocolate ao leite são usadas para fazer esse sorvete, mas é preferível usar chocolate amargo, porque é mais saudável. Outra opção seria adicionar cacau, mas ele tem um sabor mais forte e intenso.

Mas como preparamos esse delicioso sorvete de menta e vegan com chocolate? Bem, é muito simples, anote:

 

Sorvete vegano de chocolate e menta

5 from 1 vote
Tempo de Preparação 15 mins
Quantidade 12

Ingredientes
  

  • 1 xícara caju cru e sem sal (150 g)
  • 1/2 xícara água (125 ml)
  • 1/2 lata leite de coco (200 ml ou 7 oz)
  • 5 datas Medjool, sem caroço
  • 1 e 1/4 xícaras folhas de hortelã (25 g ou 1 oz)
  • 5-10 gotas óleo essencial de hortelã-pimenta (opcional)
  • 100 g chocolate preto (3,5 oz) picado

Instruções
 

  • Deixe o caju de molho por pelo menos 4 horas.
  • Coe o caju e despeje todos os ingredientes no liquidificador (exceto chocolate preto) e bata até ficar bem integrado.
  • Armazene a mistura em um recipiente hermético na geladeira, para que ela esfrie por pelo menos 4 horas.
  • Deixe o recipiente da geladeira no freezer durante a noite e no dia seguinte despeje a mistura aos poucos com a máquina em funcionamento.
  • Despeje o chocolate quando restarem 5 minutos.
  • Quando o sorvete estiver pronto, ele poderá ser consumido diretamente, embora seja ideal armazená-lo no freezer por mais 2 horas para torná-lo mais firme.
  • Você pode armazenar o sorvete em um recipiente hermético no freezer por 1 ou 2 semanas.
  • E o ideal é tirá-lo do freezer 5 ou 10 minutos antes de servir para torná-lo mais cremoso.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Você vai gastar cerca de 15 minutos preparando este delicioso sorvete mais 30 minutos para o cozimento. Quando terminar, você terá 12 porções prontas para servir e comer, o que representa 1/4 de xícara para cada pessoa que vai provar esse sorvete delicioso.

Não importa se você é novo no assunto ou se é um especialista, preparar sorvete vegano em casa é muito simples. Basta combinar todos os ingredientes que você gosta e levar para o freezer.

*Leia tambén: SANDUÍCHE NATURAL COM PATÊ DE ATUM

Você só vai precisar de um liquidificador, um mofo de sorvete e um freezer! Além disso, este sorvete é muito mais saudável do que qualquer um que você vai encontrar em um supermercado. Então, coloque seu avental e mostre seu talento!

Se você quiser saber mais sobre nossas receitas e refeições, siga-nos no Instagram, mencionando nosso perfil com a hashtag #acasaencantada.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Como virar vegano aos poucos? | A casa encantada
  2. Pingback: Cobertura de chocolate (minha versão do BrownCow) | A casa encantada
  3. Pingback: Sorvete caseiro de maracujá e leite ninho (sem sorveteira) | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…