Pudim de leite condensado com ou sem furinhos

5 from 1 vote
receita perfeita para fazer seu pudim com furinhos ou lisinho, aprenda a tecnica
pudim de leite condensado

Pudim de leite condensado sem sombra de dúvidas é minha sobremesa favorita!

Amo e não consigo entender a briga sobre ter furinhos ou ser lisinho. Gosto das duas versões igualmente e acredito que cada um tenha seu charme.

Para aqueles que tem preferencia por um ou outro a solução é bem simples, a receita é a mesma para os dois.

Qual a diferença do pudim de leite condensado com ou sem furinhos?

Com furinhos você bate tudo no liquidificador e já coloca na forma caramelada. Se você preferir ele bem lisinho antes de colocar na forma caramelada espere a espuma decantar por 5 minutos depois você já perceberá que a espuma está se desfazendo e quanto mais tempo deixar mais as bolhas irão para a superfície e desaparecer do seu pudim. Depois de um tempo descansando é só colocar na forma e vida que segue, só levar ao forno.

Pudim com ou sem furinho é coisa boa demais. Para fazer as duas versões aqui para o blog utilizei umas forminhas pequenas que tenho com furo no centro. Mas, você não precisa disso. Nesse sentido, é só decidir a forma que deseja o resultado final e fazer assim com todo o seu pudim.

Como fazer a calda caramelo para o pudim?

O caramelo é algo que percebo que muita gente tem dúvida. O Caramelo do meu pudim de leite condensado nunca utilizei água ou fiz a calda separado.

  • Coloco o açúcar já na forma que utilizarei para meu pudim e coloco direto sobre a chama do fogão, bem baixinho para não queimar.
  • Proteja suas mãos com uma luva térmica (aquelas que utilizamos para retirar preparações do forno) e vá virando a forma afim de derreter o açúcar,
  • Caso perceber que algumas partes estão derretendo melhor que outras, utilize uma colher para misturar sua calda para que derreta tudo por igual, 
  • Cuidado para não queimar sua calda, fogo baixo sempre, virando sempre a forma, a cor que precisamos chegar é um âmbar,
  • Retire do fogo assim que perceber que está chegando perto desta cor,
  • Espalhe a calda virando a forma por toda a parede da assadeira, quanto mais uniforme ficar maior a chance de nadinha grudar.

Depois de pronto ele precisa descansar na geladeira por pelo menos 8 horas. Portanto, respeite este tempo e não tente desenformar antes disso, dá vontade. Mas, se segure!

É simples de fazer. Mas, pudim é pudim. Dentre milhões de receitas na internet eu também tenho a minha. Então, nada mais justo que compartilhar aqui também.

Pudim de leite condensado

Com ou sem furinhos, você decide!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
geladeira 4 hrs
Tempo Total 40 mins
Course Sobremesa
Cozinha brasileira
Quantidade 8 fatias

Ingredientes
  

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 medida (da mesma lata de leite condensado) de leite integral
  • 2 unidades de ovos + 1 gema
  • 1 xícara (de chá) de açúcar cristal
  • 1 colher (de chá) de extrato de baunilha

Instruções
 

  • Leve o leite condensado, o leite, o extrato de baunilha e os ovos ao liquidificador,
  • Bata até misturar bem,
  • Deixe descansando caso queira ele lisinho,
  • Coloque o açúcar em uma forma de pudim e levar para a boca do fogão em fogo baixo,
  • Deixe derreter o açúcar formando uma calda bem dourada,
  • Coloque o liquido que logo mais será seu pudim na forma,
  • Tampe com papel alumínio (lado mais brilhante para baixo) e levar em banho-maria ao forno pré aquecido a 180°C por mais ou menos 2 horas,
  • Quando estiver firme, retire do forno e leve a geladeira por pelo menos 8 horas,
  • Para desenformar, é só tirar da geladeira e voltar para a boca do fogão em fogo baixo, para que a calda derreta novamente,
  • Você vai perceber nas bordas que a calda derreteu, aí é só colocar um prato na boca da assadeira virar e devorar!

Notas

A água do banho maria sempre deve estar quente e o suficiente para estar na mesma altura do seu pudim,
Para não se queimar ou derramar no forno coloque a forma do pudim dentro da forma que vai seu banho maria, apoie a assadeira na prateleira do forno e só depois disso coloque a água quente na forma. Se tiver uma chaleira que vai direcionar a água certinho sem respingar melhor ainda!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Pudim de Iogurte - Sobremesa Vapt-Vupt | A casa encantada
  2. Pingback: Pudim de Tapioca com Coco | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…