Farofa deliciosa para o churrasco do domingo

receita de farofa temperada perfeita

Aprenda como preparar essa farofa para o churrasco de domingo usando vegetais, bacon e linguiça

Farofa é comigo mesmo!

Amo mesmo, sou super fã deste prato versátil e que enche de sabor o churrasco do domingo. Entretanto, farofa vai muito de gosto. Porque  tem quem prefira ela bem sequinha, com poucos complementos além da farinha de mandioca. Mas tem quem goste mais azedinha, molhadinha ou super rica com muitos ingredientes.

A minha receita especial

A minha farofa é realmente deliciosa. Não serei modesta, você me entende né? Então, vamos lá, nada mais justo que dividir aqui com você o segredinho do sucesso do nosso almoço de família. 

Por ter tomate esta farofa é molhadinha e, como gosto, cheia de ingredientes! Farinha de mandioca, vegetais, bacon e linguiça! Ela é tão gostosa que se sobrar, fica para o jantar, como acompanhamento do arroz de carreteiro. Dá até pra fazer um purê de batata! Vai ser o maior sucesso e as crianças adoram tudo quando tem purê, não é mesmo?

Apesar de rica esta farofa é fácil de fazer, sem muitos segredos! Assim sobra mais tempo para aproveitar o momento.

E para a sobremesa, já sabe o que servir? Se não, confira nossa receita de pavê de chocolate . É simples de fazer e fica uma delícia!

farofa rica e molhadinha

Farofa especial da Ari

Receita de farofa rica com bacon, linguiça e vegetais
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 15 mins
Tempo Total 30 mins
Course Acompanhamento
Quantidade 4 pessoas

Ingredientes
  

  • – 100 gr de bacon
  • – 2 colheres de manteiga
  • – 1 cebola em cubinhos
  • – 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas
  • – 1/4 de pimentão amarelo pequeno cortado em cubos
  • – 1 gomo de linguiça fininha em rodelas
  • – 1 cenoura ralada
  • – 1 xícara de farofa de mandioca pronta
  • – 2 tomates cortados em cubinhos
  • – Azeitona e palmito em rodelas á gosto
  • – Sal Pimenta e cheiro verde á gosto.

Instruções
 

  • Doure o bacon em uma frigideira alta ou panela média
  • Adicione a linguiça fininha em rodelas
  • Antes que dourem adicione o pimentão, a cebola, o alho poró e a cenoura, mexendo sempre refogue estes vegetais até que tudo esteja dourado
  • Adicione a farofa pronta e mexa até que as carnes e vegetais estejam bem distribuídos
  • Adicione a manteiga e mexa até a farofa absorver
  • Tempere com sal, pimenta (caso necessário), cheiro verde
  • Adicione o palmito, a azeitona e os tomates, mexa para distribuir por toda a farofa, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o tomate murchando por 5 minutos
  • Sirva na sequência

Notas

Esta belezinha congela muito bem caso você não inclua o tomate! Depois de frio coloque em recipiente próprio para congelar e quando quiser usar é só descongelar no microondas ou deixar em geladeira até que se descongele completamente e esquente na sequência. Se quiser adicione os tomates na finalização. Se tem alguma boa alma que sabe como temperar farinha de mandioca a ponto dela ficar com sabor delicioso como as compradas prontas, deixa aqui nos comentários, sou refém das industrializadas e adoraria aprender fazer em casa!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Por fim, salve no Pinterest para ver depois:

Farofa para churrasco

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

17 respostas

  1. Pingback: 13 receitas com fumaça líquida que vão dar mais sabor aos seus pratos – Mari Carvalho
  2. Pingback: Como temperar farinha de mandioca | A casa encantada
  3. Pingback: Feijão branco com bacon e linguiça paio | A casa encantada
  4. Pingback: Linguiça na panela de pressão | A casa encantada
  5. Olá, aqui em Belém quase não usamos farofa industrializada, preparamos nossa própria farofa com a farinha de mandioca crua, que pode ser branca ou amarela, que já está torrada.
    O básico da farofa é fritar com bastante manteiga, não tem muito segredo não. Muita gente usa banha de porco, mas nunca usei.
    Para preparar uma boa farofa refogo bastante a cebola bem picada em óleo e manteiga, depois adiciono uma boa colher de manteiga para em seguida colocar a farinha crua. Depois de um tempo adiciono mais manteiga e vou mexendo até incorporar tudo e começar a pegar uma cor. Não esqueça do sal e mexer continuamente para evitar queimar. Após um tempo mexendo você começa a perceber a farinha do fundo da panela escurecendo, é sinal que já torrada e pronta.
    Normalmente usamos bacon também para dar um gosto a mais, mas a farofa básica pode ser feita assim.
    Gostei muito do seu site e das receitas. Parabéns!

  6. Pingback: Farofa de cebola fácil e deliciosa | A casa encantada
  7. Olá! Li sobre enviar dicas de farofa feita com farinha crua e a minha dica é aproveitar aquele caldo que sobra na assadeira quando assamos sobrecoxas de frango, complementar com um refogadinho de bacon e cebolas, azeitonas e cenoura ralada. Misture a farinha de milho e farinha de mandioca crua. Fica uma tetéia!

    1. Maria de Fátima que delicia! Já estou louca para assar umas sobrecoxas para testar! Deve ficar sensacional!!! Muito obrigado por compartilhar com a gente está dica preciosa!

    1. Que bom ajudar! Fico muito feliz!
      Até meses atras eu também trabalhava com pratos congelados!
      É gratificante saber que o alimento preparado por nossas mãos alimentará alguém! ❤️❤️

  8. Olá Ariana,
    Essa farofa é tudo de bom. Fiquei viciada nela. A aparência já demonstra o quanto é maravilhosa. Obrigada por partilhar conosco essas maravilhas.

    1. Angelita, só faço ela aqui em casa por motivos de vicio! Hahaha é completinha e agrada todo mundo né? Beijos Ari

  9. Olá…
    Adoro suas receitinhas, sempre dou uma olhada nas novidades, e vi agora essa farofa com cara muito boa que você postou. Sobre a farofa de mandioca, semana passa fiz uma farofinha aqui com farinha de mandioca torrada. Ficou muito boa! Dourei 1 cebola roxa e 1 dente de alho amassado em 1 fio de azeite, adicionei PTS (Pq não como carne) e deixei dourar. Adicionei 1 pct de farinha de mandioca torrada e umas 2 col de sopa daquele seu sazon saudável vermelhinho (que eu fiz aqui em casa e foi sucesso total!) coloquei sal e mais uma pimentinha calabresa para dar um charme. Fiquei misturando um tempinho na panela quente para os sabores se misturarem. Depois de fria, a PTS fica crocante e a farofinha fica bem gostosa e bem temperadinha…

    1. Bruna já printei aqui e vou tentar com certeza! Já viu o valor desta farofa com pts temperada na z cerealista? Tá tão cara! E era ela que trazia sempre de lá! Tenho pts e farinha de mandioca, vou torrar a minha e tentar sua receita! Muuuuuuuuuuito obrigado por me salvar pq eu definitivamente não sabia mais oque fazer! Depois te conto como a minha ficou! Muito obrigado! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…