Salada caprese leve e saborosa

salada caprese

A receita que trago hoje é absurdamente simples, mas muito deliciosa. Essa é a salada caprese, originária da Itália e que combina três ingredientes principais: tomate, queijo mussarela e manjericão.

Como o nome já diz, o prato veio da Ilha de Capri, no Golfo de Nápoles. Sendo assim, as cores de seus ingredientes – vermelho, branco e verde – representam a bandeira da Itália. Por isso, além das massas e da pizza, essa salada também é um dos símbolos da gastronomia do país.

Salada caprese: no gosto da realeza

Existem muitas histórias curiosas sobre a origem da salada caprese. Por exemplo, acredita-se que a receita tenha surgido logo após a Primeira Guerra Mundial, na década de 1920, criada por um italiano muito patriota que queria homenagear o seu país. Contudo, a primeira menção impressa da salada foi em um menu no tradicionalíssimo Grand Hotel Quisisana, que está em funcionamento até hoje.

O prato, entretanto, só ganhou fama e nome quase 30 anos depois, ao ser servido ao Rei Farouk, do Egito, que passava suas férias na ilha com a família.

Prática e versátil

A salada caprese é perfeita para qualquer época do ano, não apenas no verão. Embora sirva como acompanhamento, também pode se tornar prato principal, com a adição de outros ingredientes, como folhas verdes, croutons e frango.

Aliás, pode aparecer em diferentes versões: como aperitivo, em forma de bruschetta ou no palito. Você encontra a mistura, inclusive, como recheio de sanduíches e cobertura de pizza.

São os detalhes e a qualidade dos ingredientes que fazem toda a diferença neste preparo. Afinal, os tomates devem estar maduros, mas ainda firmes. Já a mussarela e o manjericão devem ser frescos. Prefira a mussarela de búfala para deixar a salada ainda mais saborosa.

Quanto à combinação de temperos, ela é simples, porém fundamental: azeite de oliva, sal e um toque de pimenta-do-reino.

Além de tudo, saudável

Este mix de ingredientes é recheado de propriedades nutritivas. Enquanto o tomate é rico em licopeno, que é antioxidante e anticancerígeno, o queijo conta com quantidades importantes de proteína e cálcio. Por sua vez, o manjericão tem propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes. Isso sem falar do azeite de oliva, com ácidos graxos monoinsaturados, que regulam o colesterol e fazem bem ao coração.

Agora que você já sabe tudo sobre a salada caprese, que tal prepará-la para a sua próxima refeição? Até mesmo crianças a adoram. Para os adultos, a dica é acompanhar o prato com um bom vinho.

Para mais pratos saudáveis e simples de fazer, continue acompanhando A Casa Encantada. Confira aqui algumas sugestões:

Salada caprese

Ingredientes
  

  • 300 g tomates-cereja
  • 300 g de muçarela de búfala ou comum em pedaços
  • ½ xícara de folhas de manjericão frescas
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico–
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Instruções
 

  • Misture, em uma tigela, os tomates, a muçarela e as folhas de manjericão frescas.
  • Adicione o vinagre balsâmico, o azeite de oliva extra virgem, sal a gosto e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
  • Misture tudo.
  • É só servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…