Temperando a vida: Manjericão

Tomates Caprese Com Manjericão

Manjericão Fresco

Pense numa erva aromática tão maravilhosa que já tinha um império de admiradores na Ásia, África e Europa muitos antes de ganhar as Américas. Estamos falando do manjericão. Se você gosta da pizza marguerita, já deve ser fã dele, mas ele pode ser muito mais na sua cozinha.

em saladas, ele reina

Originário da Ásia e da África, na Antiguidade era considerado sagrado por hindus e gregos, usado no Egito Antigo para tratar inflamações. Além disso, tornou-se conhecido como ‘erva rainha’ na culinária mediterrânica. Embora seja popular em Portugal, parece que a variedade mais popular chegou ao Brasil com a imigração italiana.

vai bem com pizza também
Pizza com manjericão e alho

A medicina moderna não provou se os antigos estavam corretos sobre as todas propriedades medicinais do ingrediente. Embora tenha confirmado que a erva ajuda na digestão e que o aroma abre o apetite. O lugar onde continua reinando é mesmo a culinária.

Manjericão é perfeito para vários pratos

Aliás, ele é tão usado que muitas pessoas o confundem com o orégano, outra celebridade culinária. Também, existem vários tipos.

Tipos de manjericão

Basílico ou basilicão: chegou ao Brasil com imigrantes italianos. Com aroma intenso, folhas grossas e sabor amargo, combina perfeitamente com tomates, cebolas, ovos, queijos, carnes, pizzas e saladas em geral. Normalmente, se usa para fazer o pesto alla genovese. (Veja nossa receita deliciosa de Pesto Vegano de Manjericão)

Alfavaca ou manjericão doce: muito comum no Brasil, chama de doce por ser menos amargo do que o basílico. Parece-se com a hortelã. Pode usar em muitos pratos, mas parece combinar melhor com sopas e ensopados.

Francês: também conhecido como manjericão cravo, por conta do aroma que produz, é mais usado como chá, pois tem um sabor delicado. Pode usar, porém, para dar um toque de frescor a um prato.

Roxo: variedade híbrida desenvolvida em Connecticut, EUA. Sem sabor e aroma expressivos, usa-se para decorar saladas e outros pratos por causa da tonalidade arroxeada.

Manjericão roxo
Manjericão roxo

Fonte: Gazeta do Povo

Por fim, aqui tem mais receitas incríveis com a ‘erva rainha’:

Patê de queijo cottage e Manjericão

Manteiga composta de cebola roxa e manjericão

Molho Caseiro de Tomates Assados

Deu vontade de experimentar um prato com o ingrediente? Então aqui vai uma dica importante: geralmente as folhas frescas não suportam muito calor. Então deixe para usá-las mais pro fim da receita, para que não fiquem expostas muito tempo.

Se você conhece mais receitas com manjericão, ou já fez alguma das nossas, conta pra gente deixando um comentário aqui, na nossa página do Instagram ou Facebook.

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Gostei e me identifiquei com o conteúdo de sua divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Vou procurar manter contato para acompanhar novas informações.

  2. Pingback: Temperando a Vida: Orégano | A casa encantada
  3. Pingback: Páprica - Temperando a Vida A casa encantada Receitas fáceis e rápidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…