Temperando a Vida – Páprica

5 from 1 vote
as utilidades da páprica

Nos últimos posts do Temperando a Vida, nós falamos do orégano, do manjericão e da salsinha, todos temperos originários do Oriente Médio e da Europa, que chegaram principalmente com colonizadores e imigrantes europeus. A páprica, no entanto, fez o caminho inverso, saindo das Américas para reinar na Europa.  

Páprica especiaria

É importante, porém, esclarecer que páprica e colorau são coisas diferentes. Este último,  que é também conhecido como colorífico, apenas altera a cor do alimento. Já a páprica faz toda a diferença no prato.

Da América para a Europa

A princípio, a páprica é feita com o pimentão vermelho – uma variedade do pimentão doce – que é seco e triturado. O pó resultante pode ser misturado com o pó de outros tipos de pimentão e pimentas, dando origem às variedades doce, picante e defumada.

Pimentão
Pimentão Vermelho

Os pimentões já faziam parte dos pratos americanos quando Cristóvão Colombo levou pimentões para a Espanha no século 15. No entanto, os pimentões permaneceram como planta decorativa até o século 20. Daí, os húngaros começaram a popularizar o uso dos pimentões na culinária. Em resultado, o Velho Mundo foi conquistado pela páprica.

O que o nome páprica vem da palavra húngara para pimenta e a Hungria é o país que mais a consome no mundo, sendo também o que produz a melhor. Como prova dessa paixão intensa, o prato húngaro mais conhecido no mundo, o Goulash, tem a páprica como um dos temperos principais.

Goulash de carne vermelha
Goulash, típico prato húngaro

Aliás, a culinária espanhola também se rendeu aos pimentões e a páprica. Alguns lugares ainda a produzem artesanalmente, com o objetivo de se conseguir a perfeição, não podendo faltar numa típica Paella.

Paella de frutos do mar
Paella, típico prato espanhol

Além disso, ela também é muito usada nas culinárias árabe e turca, sendo essencial para a pimenta síria e um dos principais ingredientes do baharat, um tempero usado na região do Golfo Pérsico.

Benefícios e Usos

Logo, se vê que essa americana tem uma carreira de sucesso! Considere ainda os benefícios dela para a sua saúde. Os pimentões são ricos em capsaicina, uma substância que estimula o metabolismo e a circulação do sangue. Isso ajuda a desintoxicar o organismo e a controlar a pressão arterial. Além disso, a páprica em si ajuda na digestão. Mas é claro que não  se deve consumir em excesso.

Acima de tudo, a páprica é versátil, e pode ser usada com carne vermelha, peixes, aves e vegetais, enriquecendo mesmo o prato mais banal. Experimente por exemplo nossa receita de Batata Frita Crocante e Sequinha, que leva páprica.

Quer Saber Mais sobre Temperos e Molhos?

Molho de salada caseiro Catalina

Molho de alho churrasco caseiro

Temperos prontos no maior estilo mineiro!

Batata frita crocante e sequinha

Batata Frita especial preparada na fritadeira sem óleo! O resultado é uma batata frita sequinha e super crocante!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 45 mins
Course Aperitivo, Snack
Cozinha Snacks
Quantidade 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 kg de batata asterix em meia lua
  • 1 colher (de sopa) de páprica defumada
  • 3 dentes de alho Amassado (com a casca)
  • 1/4 de xícara (de chá) de azeite
  • QB de orégano fresco
  • QB de Sal e Pimenta

Instruções
 

  • Lave bem as cascas das batatas e corte ao meio no sentido do comprimento, corte meia luas fatiando grosso cada metade e lave novamente para eliminar um pouco do amido, escorra e seque com um guardanapo limpo,
    como fazer batata frita crocante
  • Transfira as batatas para uma tigela e distribua sobre elas a páprica, o orégano, o sal e a pimenta do reino,
    como temperar batata rústica
  • Regue com o azeite e massageie as batatas, isso garante que o tempero ficará bem distribuído por elas,
    como fazer batata frita na airfryer
  • Leve as batatas já temperadas para o cesto da airfryer, adicione os dentes de alho inteiros,  feche e programe para que atinja a temperatura de 200°C por 20 minutos,
    Abra o cesto, dê uma remexida e leve novamente por mais 20 minutos ou até que todas as fatias de batata frita estejam sequinhas e crocantes.
    como fazer batata na air fryer
  • Corrija o sal se necessário e sirva quentinha

Notas

A mesma receita pode ser executada no forno, por ser maior o espaço, pode ser que demore um pouco mais para que suas batatas fiquem crocantes.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Por fim, gostou da receita? Tem receitas para compartilhar? Deixe seu comentário aqui, no nosso Instagram ou página do Facebook!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Temperando a Vida: Orégano | A casa encantada
  2. Pingback: Tudo o que você precisa para fazer legumes assados | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…