Tomate pelado feito em casa: prático e fácil

receita tomate pelado

Tomate pelado feito em casa de um jeito muito prático! Encontrei na feira tomates italianos por R$2,00 o kg. Isso, em uma época que ando pagando 3x este valor no hortifruti. Portanto, aproveitei e trouxe alguns kgs para casa. Parte deles fiz tomates pelados com a ajuda do pequeno que amou tirar a roupa de cada um deles. É tão fácil que até o Joca entrou na dança!

Você pode congelar ou acondicionar em vidros esterilizados com o suco do tomate e conservar na geladeira.

Tomate pelado feito em casa: como preparar

Coloque uma panela no fogo com bastante água e deixe ferver. Separe outra vasilha com água. Mas, nesta coloque cubos de gelo para o choque térmico. Corte o fundinho dos tomates em cruz, somente para separar a pele da polpa, nada muito profundo.

Depois da água fervida, mergulhe os tomates na água quente até a pele começar a se soltar (menos de 1 minuto e você já perceberá que no local que está cortado a casquinha do tomate começa a se desprender). Então, retire os tomates e mergulhe na água com gelo para dar o choque térmico. Isso porque, ele é o responsável por facilitar a vida na hora de retirar a casquinha).

Quando os tomates estiverem frios puxe as pontinhas de casca da parte de baixo (onde tem a cruz) até em cima. Nesse sentido, você perceberá que sairão com muita facilidade. Se preferir abra ao meio para retirar as sementes, eu tirei da metade. Isso porque, gosto das sementinhas e do caldinho

Como congelar

Congele ou coloque em vidros esterilizados completando com suco de tomate. Nesse sentido, fiz o suco com os tomates mais madurinhos. Após tirar a casquinha, passei por uma peneira metálica a polpa do tomate bem maduro. Então, ele se desmanchou, sobrando apenas sementinhas para contar história.

Se colocar em vidros é importante dar uma batatinha para retirar as bolhas que ficam no fundo, voltar os vidros tampados em uma panela com água quente por 20-30 minutos para completar a esterilização e evitar a proliferação de bactérias.

Por fim, quer mais dicas sobre como conservar alimentos? Então, confira:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

25 respostas

  1. Pingback: Como fazer tomates pelados em casa – COZINHANDO PARA 2 OU 1
  2. Pingback: Tomate cereja assado - Na cozinha das amigas | A casa encantada
  3. Pingback: Receita fácil de Molho de tomate caseiro [VÍDEO] | A casa encantada
  4. Pingback: Strogonoff de Berinjela - Receita Vegetariana | A casa encantada
  5. Pingback: Molho Caseiro de Tomates Assados | A casa encantada
  6. Pingback: Molho de tomate para pizza caseiro | A casa encantada
  7. Pingback: Molho bolonhesa - o original molho da bologna | A casa encantada
  8. Pingback: Salsa Mexicana de Tomate | A casa encantada
  9. Pingback: Molho de Tomates Assados | A casa encantada
  10. Pingback: Carne louca (carne desfiada para sanduiche) | A casa encantada
  11. Pingback: Receita fácil de Molho de tomate caseiro | A casa encantada
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Tomate pelado não é temperado, é como aquele que vem na latinha sabe?
      Mas aqui no blog tem outros dois que são molhos de tomate e são temperados!

  12. Pingback: Receita de Massa de pizza e como congelar pizza semi pronta | A casa encantada
  13. Adorei o blog! Várias dicas interessantes. Só vou deixar aqui uma dica de cunho jornalístico: o blog tem um layout bem legal, mas peca na revisão ortográfica. Por exemplo: intenção foi escrito errado (“intensão”) e polpa de tomate também (está escrito “poupa”” de tomate). Pequenos ajustes que tornarão o seu blog mais profissional. De resto, está ótimo!

  14. Pingback: Abobrinha recheada | A casa encantada
  15. Pingback: Buraco Quente - O pão com carne moída mais gostoso do mundo! | A casa encantada
  16. Pingback: Ragú de Linguiça - Dom Manjericão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…