Torta de frango low carb simples e saudável

torta de frango low carb

A torta é um prato para qualquer hora. Pode comer no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde e na janta. Além disso, por aceitar um mundo de recheios, agrada ao paladar de todos, seja doce ou salgada. Sendo assim, hoje separei uma receita especial de torta de frango low carb para você. Aliás, elas leva farinha de aveia e é mais saudável que a tradicional.

Se desejar, você pode incrementá-la com legumes e verduras, como milho, ervilha, espinafre, dentre outros. Entretanto, a versão que eu vou apresentar é um pouco mais simples.

Também há a torta de frango low carb com farinha de amêndoa, e eu vou falar sobre ela na receita. Ambas ficam deliciosas, e a diferença é bem pouca.

Ainda há uma terceira, torta de frango low carb com iogurte, outra fácil de fazer.

Receita de torta de frango low carb

A torta de frango low carb pode ser feita tanto com farinha de aveia quanto com farinha de amêndoas. Basta usar uma ou outra, não há outras mudanças na receita.

Enquanto a farinha de amêndoas tem poderosa ação antioxidante e um sabor mais adocicado, a farinha de aveia proporciona saciedade e reduz o colesterol no sangue. Portanto, acredito que a preferência vai de acordo com o paladar.

A receita a seguir rende cerca de 12 pedaços, e você pode mantê-la na geladeira por até três dias. E aí, vamos lá?

Torta de frango low carb

Ingredientes
  

Massa:

  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Queijo parmesão ralado a gosto

Recheio:

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate picado
  • 300 g de peito de frango cozido e desfiado
  • Sal a gosto
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate
  • 3 colheres de sopa de cream cheese
  • Salsinha e cebolinha a gosto

Instruções
 

Recheio:

  • Em uma panela, adicione o azeite, a cebola, o tomate, o peito de frango e o sal a gosto. Refogue bem.
  • Adicione o molho de tomate, o cream cheese, a salsinha e a cebolinha. Misture tudo em fogo médio e reserve.

Massa:

  • Coloque os ovos no liquidificador e bata bem por 1 minuto.
  • Em seguida, adicione a farinha de aveia e bata bem por mais 1 minuto.
  • Adicione 1 colher de chá de fermento em pó e bata mais uma vez, rapidamente.
  • Unte uma forma com azeite e farinha de aveia. Adicione o recheio, a massa e misture bem. Polvilhe queijo parmesão ralado a gosto por cima.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos.
  • Quando pronto, corte em fatias e sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Viagem pelo mundo

De origem grega, a tataravó da nossa torta de frango low carb com aveia era uma oferenda à deusa Ártemis, divindade que representa a natureza, a colheita, a caça e a fertilidade. Um dos motivos principais pelos quais se dedicava a torta de formato redondo a ela é que a divindade também representava a lua. Além disso, o alimento era um símbolo de celebração à vida, estando presente em aniversários.

Por sua vez, talvez um dos maiores plot twists da história da gastronomia tem a ver com a torta holandesa. que não vem da Holanda (nem chegou lá), e sim de Campinas, cidade do estado de São Paulo. A receita, com biscoito de maisena e chocolate, foi criada em 1991 por Sílvia Leite. Na época, a inventora era proprietária de um café no centro da cidade e deu o nome de holandesa à torta como homenagem aos bons momentos que viveu no país.

Aliás, dizem que a Linzer Torte, torta de geleia e coberta de massa em forma xadrez de origem austríaca, é a receita mais antiga do mundo, aparecendo em livros culinários em 1653. Muito popular na Alemanha, é composta de nozes e massa podre. Lá, faz parte da tradição usar geleia de groselha, mas há outras versões com framboesa e damasco. Nos países europeus, a servem principalmente em ocasiões especiais e a exibem nas vitrines da grande maioria das confeitarias.

O nome da torta é ligado à cidade austríaca de Linz, de onde se acredita que seja sua origem. Entretanto, outras versões apontam que ela recebeu este nome devido ao seu inventor, um confeiteiro vienense chamado Linzer.

torta de frango low carb
Torta de frango low carb pode ser salgada, mas as doces, como a Linzer Torte, fazem o maior sucesso também. (Fonte: Wikimedia Commons)

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Oi Rosa,]

    Poderia me enviar receitas com farinha de grão de bico? Tenho um pouco dela aqui e não sei em que usar. Preferência que dê pra fazer na boca do fogão, pois meu forno me deixou na mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…