Sous Vide: O que é e Onde comprar

5 from 1 vote
sous vide

Sous vide é uma técnica de culinária. Nesse sentido, ela utiliza do controle preciso da temperatura para fornecer um cozimento perfeito. Ou seja, com qualidade de restaurante.

Aliás, restaurantes sofisticados usam a técnica há anos para cozinhar alimentos. Isso para obter o ponto exato desejado. Recentemente, tornou-se popular entre cozinheiros amadores com a disponibilidade de equipamentos  acessíveis e fáceis de usar.

Por sua vez, sous vide significa “vácuo” em francês e refere-se ao processo de selar alimentos a vácuo em uma bolsa. Então, depois, cozinhá-los a uma temperatura muito precisa em banho-maria. Logo, esta técnica produz resultados impossíveis de alcançar através de qualquer outro método de cozimento.

sous vide

Afinal, de que equipamentos eu preciso?

Na verdade, já é muito mais acessível cozinhar com essa técnica. Isso graças à recente criação de dispositivos para usar em casa. No entanto, você precisará de algumas coisas:

  • Em primeiro lugar, um termocirculador;
  • Em segundo lugar, embalagens para a sua comida. Por exemplo, bolsas que podem ser fechadas e reutilizadas ou frascos para conservas;
  • Por fim, um recipiente para colocar a água (pode até ser uma panela funda).

Onde comprar?

Encontramos está ótima opção de termocirculador na Amazon:

sous vide

  • Termocirculador Sous Vide Easy Cook Preto

Para fazer essa técnica o alimento precisa estar contido em uma embalagem. Então, você pode utilizar saquinhos ziplock . Ou ainda, adquirir específicos para isso:

  • Embalagem Sous Vide 25 x 30 cm – 100 unidades

Você também pode adquirir um kit que vêm com 5 saquinho e uma bomba de vácuo. 

  • Kit para cozinhar Sous Vide: Sacos reutilizáveis + Bomba

Se você quiser se aprofundar na técnica e conhecer novas receitas, também tem o “Manual para cocção em baixa temperatura“.

Vantages de cozinhar com Sous Vide:

  • Precisão – Como você cozinha sua comida a uma temperatura exata por um período exato de tempo, você pode esperar resultados muito consistentes.

  • Sabor – A comida cozinha em seu suco. Isso, garante que o alimento fique úmido. Além de, suculento e macio.

  • Redução de resíduos – Em média, o bife cozido tradicionalmente perde até 40% do seu volume. Pois, seca. Mas, usando o sous vide, o bife não perde nada do seu volume.

  • Flexibilidade – Os métodos tradicionais exigem atenção constante. Um cozimento de precisão leva os alimentos a uma temperatura exata e a mantém. Ou seja, não há preocupação em cozinhar demais.

Como fazer Salmão Sous Vide?

O salmão pode passar do ponto de maneira fácil. No entanto, com a técnica, você não precisa se preocupar em cozinhar demais o peixe. Isso porque o salmão ficará sempre suculento e cheio de sabores.

Salmão Sous Vide

Confira como usar a técnica sous vide para fazer um salmão suculento e saboroso!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 45 mins
Tempo Total 1 hr

Ingredientes
  

  • 200 g Filé de salmão por pessoa
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Óleo

Instruções
 

  • Pré-aqueça o Termocirculador Sous Vide para 46,1° C em uma panela ou recipiente com água
  • Vire os filés e faça cortes superficiais na pele com cerca de 2,5 cm de distância. Isso ajuda a evitar que a pele se enrole e se separe ao cozinhar a pele
  • Tempere os filés com um pouco de sal e pimenta do reino moída
  • Embale seu salmão com um selador a vácuo ou usando um saco ziplock
  • Coloque o salmão na água aquecida com o termocirculador por 45 minutos
  • Retire o salmão das sacolas depois que passar o tempo e seque-as. Tempere os filés de novo conforme desejado
  • Aqueça uma frigideira em fogo médio. Adicione um pouco de óleo. Sele o salmão com a pele virada para baixo até que fique crocante, cerca de 1-2 minutos. Vire com cuidado e deixe selar o lado da carne por mais 30 segundos.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Todas as formas de fazer ovos cozidos | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…