Carne vegetal: tudo o que você precisa saber

carne vegetal

A carne vegetal é um produto que vem ganhando espaço no mercado. Ela serve como um substituto da carne vermelha. Afinal, adeptos do veganismo não consomem alimentos que tenham origem animal. Ainda assim, algumas pessoas sentem falta disso no início da nova dieta.

Para atender a esse público, a indústria criou a carne vegana. Seu principal objetivo é suprir a ausência de sua “irmã”. Entretanto, quão saudável é essa carne? Como ela é feita? Quais são os benefícios e as desvantagens? Hoje, eu trouxe as respostas para as principais perguntas que existem a respeito do tema.

O que é a carne vegetal?

A carne vegetal ou vegana é um produto à base de proteínas vegetais como grão-de-bico, ervilha, lentilha, beterraba e soja (são os mais comuns). Além disso, busca reproduzir a aparência, o sabor e a textura da carne bovina.

Por sua vez, produtos químicos potencializam a durabilidade do produto, como conservantes e outras substâncias. Portanto, é importante verificar a embalagem sempre.

Quais são as diferenças entre a proteína animal e a vegetal?

Primeiramente, a principal diferença entre as duas proteínas é a quantidade de aminoácidos presentes em cada uma. Para entender melhor, aminoácidos são elementos orgânicos que constituem a proteína em si. Na natureza, existem 20 tipos, mas o nosso organismo consegue produzir apenas 11. Quanto ao restante, precisamos adquirir através da alimentação.

É justamente por meio do consumo de peixe, carne bovina, aves e laticínios que conseguimos obter de forma mais fácil os 9 aminoácidos essenciais faltantes. Inclusive, apenas o grão-de-bico, a quinoa e a soja possuem todos eles. Logo, veganos têm de combinar diversos e diferentes alimentos para suprir essa ausência.

Aliás, no caso da carne vegetal, há um mix de alimentos que contempla todas as necessidades.

carne vegetal
Carne vegetal se assemelha, e muito, à tradicional, mas não tem ingredientes de origem animal. (Reprodução)

Benefícios e desvantagens da carne vegetal

Os principais benefícios da carne vegetal são:

  • Possui menos gorduras saturadas do que a carne de origem animal, portanto é mais saudável;
  • Contribui para a diminuição do sofrimento animal;
  • Contribui com a redução da emissão de gás metano, a economia de água e a preservação do meio ambiente;
  • É uma boa alternativa para quem sente falta de consumir carne animal e quer se tornar vegano.

Como todo alimento industrializado, o consumo de carne vegana também possui desvantagens. A principal é o fato de ela ser multiprocessada. Então, muitas pessoas recorrem a esse tipo de produto por ele passar a falsa impressão de ser 100% saudável, o que não é bem assim.

Para ter um prazo de validade estendido, a carne vegetal contém ingredientes que, se consumidos em excesso, podem acarretar problemas de saúde. Por exemplo, sal, açúcar, corantes, conservantes, gorduras, dentre outros.

Por fim, o ideal seria prepará-la de modo artesanal em casa ou procurar produtores menores. Caso a vontade de consumir esse produto seja maior que tudo, é possível ingerir pequenas porções ou a cada 15 dias. De todo modo, confira, abaixo, a receita de quibe vegano e se delicie com uma novidade caseira.

Quibe de Berinjela

Tempo de Preparação 40 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
molho 4 hrs
Tempo Total 1 hr 20 mins
Course Prato Principal
Cozinha brasileira
Quantidade 6 pessoas

Ingredientes
  

  • 1 xícara de chá de trigo para quibe colocado de molho no dia anterior,
  • 2 berinjelas grandes cortadas ao meio
  • 4 tomates em cubinhos pequenos sem sementes
  • 1 cebola em cubinhos
  • 2 colheres de linhaça triturada
  • folhas de hortelã salsa, sal e azeite a gosto,

Instruções
 

  • Passe a faca pela poupa da berinjela evitando cortar a casca, faça um quadriculado cortando no comprimento e depois cruzando com cortes na largura, coloque as metades de berinjela com a poupa voltada para cima em uma assadeira e regue com azeite, leve ao forno até que a poupa esteja bem macia (coloquei em 180ºC e deixei por uma hora no forno.)
  • Espere esfriar um pouco e com a ajuda de uma colher transfira a polpa da berinjela para uma vasilha,
  • Escorra o trigo e esprema bem para sair todo o excesso de agua,
  • Adicione a poupa de berinjela o trigo, a cebola, os tomates, a linhaça e os temperos e misture bem até ligar todos os ingredientes,
  • Aqueça o forno em 200ºC, transfira a massa do Quibe para uma assadeira, faça alguns cortes para marcar os quadradinhos de quibe e ajudar que o azeite penetre no interior, regue com azeite e leve ao forno por 30 minutos ou até estar dourado,
  • Espere esfriar por pelo menos 15 minutinhos antes de cortar para não ficar quebradiço.

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Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

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