Como substituir leite animal e derivados nas receitas

como substituir leite animal e derivados nas receitas

Ao adotar uma dieta vegana muitas dúvidas podem surgir. Afinal, será que posso fazer minhas receitas antigas? Será que posso tomar leite normalmente? Sendo assim, fizemos esse artigo de como substituir o leite de origem animal e derivados nas receitas de forma prática, econômica, saudável e, claro, segura. Desse modo, vamos mostrar para vocês que não é preciso abrir mão das coisas que você gosta para aderir ao veganismo.

Em primeiro lugar, parece muito mais difícil do que realmente é. Aqui, o importante e ficar atenta pois alguns leites vegetais podem conter um pouco de açúcar e isso torna seu gosto um pouco mais adocicado. Por isso, verifique o rótulo antes de comprá-lo. É tudo muito simples e prático, basta você querer.

Não deixe de experimentar essas delícias veganas:

Como substituir leite animal e derivados nas receitas

O leite de origem animal pode ser facilmente substituído pelos leites de origem vegetal, com o de:

soja

Substituindo manteiga

Substituir a manteiga é mais simples do que você imagina. Pensando nisso, escolhemos algumas alternativas práticas para substituir a manteiga e deixar sua receita deliciosa.

manteiga – como substituir leite animal e derivados nas receitas

     1. Azeite

A cada 100 gramas de manteiga utilize 80 gramas de azeite.

azeite

     2. Óleo vegetal

Substitua ¾ de xícara de chá em uma receita que utilize 3 xícaras de farinha

3. Óleo de Coco

Pode ser substituído pela mesma quantidade de manteiga da receita.

óleo de coco – como substituir leite animal e derivados nas receitas

    4. Polpa de abacate

Sim, abacate! O abacate não possui um gosto muito forte e faz muito bem o papel da manteiga. Para isso, basta substituir metade da quantidade de manteiga indicada na receita pela polpa de abacate.

polpa de abacate

     5. Creme de amêndoas

Usando um mixer bata bem devagar a quantidade de amêndoas até que ela solte seu óleo naturalmente. Por sua vez, se o mixer for potente você não precisará adicionar nada. Porém, se precisar adicione um pouco de óleo de sua preferência. Nesse sentido, manteiga de amêndoa é deliciosa!

Logo, substitua a mesma quantidade de manteiga por creme de amêndoas. (Você também pode usar castanhas e amendoim)

creme de amêndoas

Substituindo o Creme de Leite

Não é difícil encontrar creme de leite vegano a base de soja por aí, mas não há nada melhor e mais saudável do que fazer o seu em casa. Além disso, a gente tem certeza dos ingredientes utilizados para fazer o seu creme de leite.

Um dos cremes de leite favoritos entre os veganos é aquele à base de aveia. Se não conhece, aprenda essa delícia e faça o seu em casa, ele é incrível e super prático.

Em um liquidificador, junte 50 gramas de aveia em flocos (a aveia em flocos é a ideal para essa receita) e 200 ml de água fervente. Adicione a água aos poucos e bata até ficar bem cremoso.

Note que a água deve ser adicionada aos poucos pois o ponto da consistência cremosa vai depender da qualidade de sua aveia, Por isso, fique bem atenta na hora de adicionar a água.

Ademais, essa receita equivale a aproximadamente 225 gramas de creme de leite, mas a quantidade também pode variar com a qualidade da aveia.

leite

Então, siga essas dicas de como substituir leite animal e derivados. Além disso, descubra também como substituir o ovo e faça receitas veganas deliciosas para toda sua família e amigos! Aliás, não se esqueça de nos contar como ficou.

Por fim, salve esta dica de como substituir leite animal e derivados nas receitas no Pinterest:

como substituir leite animal e derivados nas receitas

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Vantagens de ser vegano e desvantagens | A casa encantada
  2. Pingback: Leite de amêndoa feito em casa | A casa encantada
  3. Pingback: 8 Receitas Práticas de Sopas Light Com Até 100 Calorias | A casa encantada
  4. Pingback: Como substituir o ovo das suas receitas | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…