O Guia Completo de Como Fazer Sushi Vegano – Parte 1

como fazer sushi vegano em casa
legumes

Sushi sem peixe? Sem problemas! Se você é fã de sushi, vai amar esse sushi vegano que leva tofu, legumes e cogumelos.

Antes de mais nada, sushi caseiro pode ser fácil de fazer e nós vamos te ensinar o passo a passo completo!

kit para comida japonesa

Nesse sentido, nesse post vamos explicar quais são as ferramentas necessárias para fazer sushi vegano e todos os preparativos da receita. Como esse é um processo longo, eu o dividi em dois posts – o guia completo para fazer sushi – parte 1, onde você está agora, e aqui está a parte 2 em que vou explicar como funciona a fase de montagem.

guia completo de sushi sem derivados de animal

Então, o que precisamos  para fazer sushi vegano?

Em primeiro lugar, uma esteira para enrolar o sushi – que embrulhamos em filme plástico 
Faca afiada com uma lâmina reta – Recomendamos esse modelo.
Bacia com água para lavar as mãos 
Toalha limpa para limpar as mãos e a faca 
Arroz para sushi
Folhas de algas Nori 
Legumes cortados
Panko – Receita aqui
Molhos: shoyu, saquê culinário mirin, teriyaki, maionese picante
Gengibre em conserva 
Wasabi em pó
Sementes de gergelim preto e branco

esteira para enrolar

Aliás, as folhas de algas Nori possuem frente e verso – um lado liso e outro áspero. O lado em que colocamos o arroz é o lado áspero. A maioria dos rolos de sushi são feitos com meia alga – então, corte algumas folhas ao meio.

No entanto, ao abrir um novo pacote de algas, você não poderá usar as algas que sobraram mais tarde – elas mudam de cheiro e perdem sua textura. A textura fica borrachuda dentro do sushi, difícil de mastigar.

algas nori

Wasabi é um rabanete japonês, com sabor acentuado. Em resumo, o wasabi é geralmente misturado ao molho shoyu para que fique com os sabores mais apurados.

O wasabi é vendido em pó e, para usá-lo, você adiciona esse pó a um pouco de água para que ele fique com textura de uma pastinha.

sushi vegano

Em outras palavras, a Farinha Panko são migalhas de pão japonês, com uma textura crocante. Nós já ensinamos como fazer aqui no blog – Clique aqui para conferir a receita!

O que você pode colocar no sushi?

Em suma, o que você quiser! Nós recomendamos tofu, cenoura, abacate (um pouco duro), batata doce frita, pepino japonês, cebolinha, abóbora japonesa (cabotiá), cogumelos shiitake, aspargos, beterraba...

Seja criativo! Você pode até mesmo preparar um sushi com frutas como abacaxi e manga.

recheios para sushi vegano

PREPAROS:

Corte a batata doce em tiras longas de 1 cm; Aqueça uma frigideira e em seguida adicione óleo de canola; Frite a batata em óleo quente por 2-3 minutos de cada lado; Logo após, coloque as batatas doces em papel toalha para absorver o óleo.

Opte por aspargos finos, pois não precisam ser descascados e tem uma textura mais agradável. Corte a ponta dos aspargos, o lado da raiz e não da flor; Prepare antecipadamente uma tigela com cubos de gelo e água fria; Aqueça uma panela com água – coloque os aspargos na panela quando a água estiver fervendo e deixe cozinhar por exatamente 3 minutos! Imediatamente depois dos 3 minutos, transfira-os para a tigela de gelo para que parem de cozinhar.

cogumelo no sushi vegano

Em resumo, Cogumelos Shitake podem ser encontrados na forma fresca ou seca. Dessa forma, se você comprar a versão seca, mergulhe os cogumelos em água morna por cerca de uma hora. Passado esse tempo, aperte um pouco os cogumelos para que eles liberem o excesso de água.

Após o processo de imersão, é hora de preparar os cogumelos!

Cozinhe uma mistura de 3 colheres de sopa de shoyu, 3 colheres de sopa de saquê Mirin e 1/2 colher de sopa de açúcar em fogo baixo até que o açúcar se dissolva; Em seguida, acrescente os cogumelos amolecidos e cozinhe por mais 4-5 minutos; Quando estiverem prontos, corte os cogumelos em tiras finas de meio centímetro.

cenoura para recheio de sushi vegano

Cenoura – deve ser cortada em palitos finos. 
Pepino – não precisa descascar. Também é cortado em palitos, mas antes você precisa remover a polpa que não deve ser colocada no sushi, pois contém muita água.

pepino para sushi vegano

Tofu, beterraba, cabotiá e abacate – corte em tiras de meio centímetro.
Cebolinha – use apenas a parte verde. Não é necessário picar.


Esta é a primeira parte do guia completo para fazer sushi vegano – Tudo está pronto para o trabalho!

Por fim, confira a Parte 2 com as dicas de preparo. Se você ficou com alguma dúvida – deixe aqui nos comentários que vamos te ajudar!

Créditos – Maayan

Pine para ver depois:

guia completo de como fazer sushi vegano

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

5 respostas

  1. Pingback: Guia para virar vegano: confira dicas | A casa encantada
  2. Pingback: Salada de acelga oriental | A casa encantada
  3. Pingback: Conserva de gengibre - Beni Shoga | A casa encantada
  4. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada
  5. Pingback: O Guia Completo de Como Fazer Sushi Vegano - Parte 2 | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…