Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

salada de lentilha colorida e refrescante

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos aqui, no blog A Casa Encantada.

 

Hoje apresento a estrela da vez, a deliciosa salada de lentilha. Com ela, este ingrediente altamente nutritivo e pouco calórico, muito presente no Ano Novo, pode fazer parte do seu dia a dia.

Além de ser uma iguaria bastante versátil, a lentilha é uma opção ao famoso feijão. Afinal, contém proteína, ferro, magnésio, potássio, vitaminas, zinco e fibras.

Aliás, quando cozida, traz, junto a todo esse valor nutricional, somente 93 calorias a cada 100 gramas. Ou seja, seu consumo regular deixa o organismo mais saudável e previne alguns problemas de saúde.

Fantástico, né? Não é à toa que o alimento aparece de vez em sempre em minha mesa. Veja, a seguir, nossa fantástica receita e alguns exemplos de benefícios que ela traz. Eles certamente vão te convencer de que colocar a lentilha em seu cardápio é uma aposta certa.

Salada de lentilha

Ingredientes
  

  • 1 xícara de lentilhas cruas
  • 150 g de pimentão vermelho
  • ½ xícara de tomate-cereja
  • ½ xícara de cebola roxa
  • ¼ de xícara de salsinha fresca picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto

Instruções
 

  • Em uma panela, com bastante água, coloque as lentilhas cruas. Leve-a ao fogo alto e cozinhe os grãos por cerca de 20 minutos após a fervura. Escorra e reserve.
  • Em um recipiente, com água e cubos de gelo, coloque a cebola roxa cortada em cubos pequenos. Reserve por cerca de 10 minutos. Escorra a água.
  • Em uma frigideira, coloque, o pimentão vermelho cortado em cubos pequenos e sem sementes e o azeite de oliva. Leve ao fogo médio e refogue por cerca de 3 minutos.
  • Adicione as lentilhas, mexa bem, refogue por mais 1 minuto e desligue o fogo.
  • Adicione a cebola, os tomates-cereja cortados ao meio, a salsinha fresca picada, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa bem.
  • Leve à geladeira para esfriar completamente e, depois, é só servir.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Um mundo de vantagens

Primeiramente, tantos nutrientes na lentilha ajudam no combate de doenças cardiovasculares. Também funcionam no controle de colesterol, no fortalecimento e na manutenção da saúde óssea. Além disso, inibem a proliferação de microrganismos que causam doenças do intestino, prevenindo, assim, a prisão de vente. Calma que tem mais.

Devido à sua concentração de ferro e ácido fólico, o alimento é um aliado e tanto contra a anemia. Ah, ele auxilia o sistema imune, combate a fadiga e atua no sistema nervoso central, estabilizando o humor.

Por fim, no caso de gestantes, fornece ácido fólico, essencial para formação adequada do sistema nervoso do bebê, e diversos elementos para a mamãe.

A lentilha também aumenta a saciedade e controla os níveis de açúcar no sangue. Ela é uma ótima aliada para as pessoas que estão buscando manter ou perder peso através de novos hábitos alimentares. Continue lendo e saiba mais sobre os principais benefícios dessa queridinha da alimentação saudável.

 

  1. Ajuda na diminuição do colesterol: pois tem fibras quecontribuem diminuem a absorção de gorduras;
  2. Desintoxica o organismo: absorve e elimina as toxinas, ajudando na regulação do intestino;
  3. Diminui os efeitos da tensão pré-menstrual: contém uma substância chamada lignanas, que possui uma ação similar a dos hormônios femininos, como os estrogênios que podem aliviar os sintomas da TPM;
  4. Combate à diabetes: mesmo tendo carboidratos, sua alta quantidade de fibras equilibra os níveis de glicose no sangue;
  5. Ajuda no tratamento e na prevenção da anemia: por possuir grandes quantidades de ferro, seu consumo é frequentemente recomendado em dietas veganas e vegetarianas;
  6. Atua na prevenção do câncer: diminui o risco de câncer no cólon por ter altas taxas de antioxidantes que protegem as células do corpo;
  7. Melhora a saúde dos ossos: contém cálcio e isoflavonas que a auxiliam na produção de hormônios relacionados à saúde óssea;
  8. São ricas em vitaminas: as lentilhas são ricas em zinco, que ajudam no fortalecimento do sistema imune e são ótimas no tratamento da anemiapela alta quantidade de ferro.

 

lentilha
Consumo regular do alimento garante diversos benefícios.

Vale destacar que pessoas com Síndrome do Intestino Irritável e que precisem gerenciar o consumo de proteínas devem evitar a ingestão de lentilha. Entretanto, não sendo este seu caso, aproveite-a sem moderação!

Salada de lentilha: o importante é comer

Decidiu, como eu, se render às maravilhas da lentilha? Então, deixe-a de molho por algumas horas antes de qualquer preparo. Isso diminuirá a presença de toxinas e ajudará a hidratar as sementes secas. Duas colheres de sopa por semana, alternadas com as outras leguminosas, como feijão e grão-de-bico, é a quantidade de consumo ideal.

Depois, seja em sopas, saladas, refogados, hambúrgueres ou outros, evite misturá-la a ingredientes que anulem seus benefícios. Ou seja, óleos e gorduras em excesso, carnes processadas ou temperos ricos em sódio estão entre eles. No mais, agora  você já conhece as diversas vantagens do consumo de lentilha.

Salada de lentilha com cenoura

Como você viu, a lentilha é um alimento que fornece muitos benefícios a nossa saúde. Portanto, o ideal não é deixar para comer apenas na ceia de Natal ou no final do ano. Mas, também no dia-a-dia.

Até porque, a lentilha vai muito bem com saladas e legumes! Ou seja, um excelente acompanhamento para o seu almoço ou jantar.

Você fica satisfeito sem se sentir cheio e o seu organismo agradece por todos os nutrientes ingeridos. E é justamente por isso que a lentilha é tão queridinha por quem busca uma alimentação saudável, fit e equilibrada.

Não sabe como montar uma salada bem saborosa e que combine com o grão? Calma, que eu também pensei nisso e separei uma receita de lentilha com cenoura pra você.

Se desejar, também dá para adicionar outros legumes para complementar. Neste caso, use a criatividade e o seu paladar. Não há erro, pois não tem como ficar ruim!

Salada de lentilha com cenoura

Course Acompanhamento, fit, natal, Salada

Ingredientes
  

  • 1 xícara de lentilha previamente cozida e fria
  • 1 cenoura picada
  • 1/2 cebola roxa picada
  • 1 pimentão vermelho picado
  • Cebolinha a gosto picada
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Limão a gosto

Instruções
 

  • Para evitar que a salada fique aguada, coloque as lentilhas em uma peneira e deixe escorrer bem o líquido.
  • Em um recipiente, coloque as lentilhas já escorridas e misture a cebola, o pimentão e a cebolinha.
  • Tempere com sal e pimenta a gosto, esprema o limão e adicione o azeite de oliva.
  • Acrescente a cenoura e misture tudo. Sirva fria.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Buscando outras receitas para o Natal? Então, confira as que mais fazem sucesso aqui no blog:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

18 respostas

  1. Pingback: Coleslaw - salada de repolho e maionese | A casa encantada
  2. Pingback: 8 receitas de saladas de natal e ano novo | A casa encantada
  3. Pingback: Receitas para Páscoa vegana | A casa encantada
  4. Pingback: Receitas com Lentilha para o Dia a Dia | A casa encantada
  5. Pingback: Receitas de salada para o verão | A casa encantada
  6. Pingback: Como Preparar Marmita Fitness + Dicas para Congelar | A casa encantada
  7. Pingback: Receitas deliciosas que vão fazer você comer mais salada | A casa encantada
  8. Pingback: Tabule de couve-flor - Receita Low Carb | A casa encantada
  9. Pingback: Como Salvar Tempo na Cozinha | A casa encantada
  10. Pingback: Bolonhesa vegana de lentilha | A casa encantada
  11. Pingback: Almoço de Páscoa: O que servir | A casa encantada
  12. Pingback: Pimentão recheado com queijo cottage | A casa encantada
  13. Pingback: Receita de Arroz com Lentilha e Cebolas Caramelizadas
  14. Pingback: Salada de lentilha: 21 receitas nutritivas e cheias de sabor – Saúde e Beleza | Dicas para a Saúde e Beleza da Mulher
  15. Pingback: Salada de lentilha: 21 receitas nutritivas e cheias de sabor – Suzana Almeida Dieta e Saúde
  16. Pingback: Salada de lentilha: 21 receitas nutritivas e cheias de sabor – Engenheira Gabi
  17. Pingback: Salada de lentilha: 21 receitas nutritivas e cheias de sabor – Marina Alves Castro
  18. Pingback: Salada de lentilha: 21 receitas nutritivas e cheias de sabor – Mari Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…