Como limpar o lava-louças: é fácil!

como limpar o lava-louças

como limpar o lava-louças

“Eu lavo e você seca e guarda.” Tenho certeza de que esse acordo já aconteceu alguma vez em sua casa. Nem preciso dizer que estou falando das temidas louças na pia. Felizmente, um eletrodoméstico capaz de acabar com verdadeiras guerras domésticas é o lava-louças. Aliás, digo isso por experiência própria. Só que a vida não é exatamente um mar de rosas. Eventualmente, é preciso higienizar até mesmo aquilo que mantém a paz nos nossos lares. Entretanto, como limpar o lava-louças?

É menos difícil do que parece em um primeiro momento, já vou adiantando. Ainda assim, é extremamente importante fazer isso para evitar o acúmulo de sujeira e o mau cheiro. Afinal, restos de comida e afins já causam uma confusão e tanto em outros lugares. Sendo assim, não seria diferente com o equipamento, certo? Um adendo: não pense que você precisa gastar muito com produtos específicos. Existem receitas naturais que dão conta do recado.

Alguns aparelhos exigem uma atenção mais frequente que outros, mas é normal que, com o uso reduzido, a ação deva ser antecipada. Um indicativo claro da necessidade de deixar a preguiça de lado e cuidar do seu lava-louças é o surgimento de pontinhos pretos nela. A título de curiosidade, eles são criados, principalmente, por bactérias que se alimentam de partículas de alimentos que bloqueiam os orifícios por onde a água deveria escorrer.

Caso você ignore esse sinal, se prepare. Os microrganismos continuarão crescendo e se espalhando por onde quer que puderem. Ninguém quer isso, certo?

como limpar o lava-louças
Lave quem lava as coisas por você. (Fonte: Pexels)

Como limpar o lava-louças: comece pelo filtro

Poucos minutos por mês bastam para manter o filtro higienizado. Existem dois tipos, os autolimpáveis e os manuais. Para descobrir qual deles faz parte do seu equipamento, dê uma olhada no manual de instruções, às vezes presente na parte de baixo do próprio dispositivo.

Caso seja a segunda variação, haverá uma peça cilíndrica removível. Então, retire o compartimento e, com uma escova e sabonete suave ou vinagre, gentilmente, deixe-a como nova. Coloque-a novamente no lugar e lave suas louças como sempre faz.

Vá para a parte interna

Agora é que são elas. Para isso, você pode utilizar até mesmo os tabletes dedicados aos utensílios de cozinha. Basta colocar um deles na parte inferior do lava-louças e detergente normalmente no local específico do equipamento. Neste momento, não deve haver peça alguma dentro dele. Então, inicie o ciclo de lavagem como de costume.

Por outro lado, caso deseje realizar o processo com produtos naturais, o vinagre branco é a solução. Com um pano limpo umedecido na substância, higienize juntas e fendas internas cuidadosamente. Nas partes de difícil acesso, escovas de dentes e palitos são úteis. Depois, limpe paredes e prateleiras ou grades.

Para finalizar tudo, despeje um copo do mesmo vinagre dentro da máquina e, como faria com o tablete, execute o ciclo de lavagem. Está pronto!

como limpar o lava-louças
É tão prático quanto a praticidade de colocar louças nela.

Conhece outras dicas de como limpar o lava-louças?

Estas foram algumas sugestões simples que podem fazer a diferença na higienização de seu equipamento. Sabe como limpar o lava-louças de outras maneiras – e que, não duvido, podem até ser melhores que essas? Compartilhe com a gente. Eu, particularmente, vou agradecer eternamente pela sua ajuda, haha.

Por fim, aproveite e me conte, também, que outras tarefas do dia a dia chegam a te desanimar. Assim, quem sabe não dou um jeito de te ajudar? Fico esperando, hein?

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…