“Eu lavo e você seca e guarda.” Tenho certeza de que esse acordo já aconteceu alguma vez em sua casa. Nem preciso dizer que estou falando das temidas louças na pia. Felizmente, um eletrodoméstico capaz de acabar com verdadeiras guerras domésticas é o lava-louças. Aliás, digo isso por experiência própria. Só que a vida não é exatamente um mar de rosas. Eventualmente, é preciso higienizar até mesmo aquilo que mantém a paz nos nossos lares. Entretanto, como limpar o lava-louças?
É menos difícil do que parece em um primeiro momento, já vou adiantando. Ainda assim, é extremamente importante fazer isso para evitar o acúmulo de sujeira e o mau cheiro. Afinal, restos de comida e afins já causam uma confusão e tanto em outros lugares. Sendo assim, não seria diferente com o equipamento, certo? Um adendo: não pense que você precisa gastar muito com produtos específicos. Existem receitas naturais que dão conta do recado.
Alguns aparelhos exigem uma atenção mais frequente que outros, mas é normal que, com o uso reduzido, a ação deva ser antecipada. Um indicativo claro da necessidade de deixar a preguiça de lado e cuidar do seu lava-louças é o surgimento de pontinhos pretos nela. A título de curiosidade, eles são criados, principalmente, por bactérias que se alimentam de partículas de alimentos que bloqueiam os orifícios por onde a água deveria escorrer.
Caso você ignore esse sinal, se prepare. Os microrganismos continuarão crescendo e se espalhando por onde quer que puderem. Ninguém quer isso, certo?
Como limpar o lava-louças: comece pelo filtro
Poucos minutos por mês bastam para manter o filtro higienizado. Existem dois tipos, os autolimpáveis e os manuais. Para descobrir qual deles faz parte do seu equipamento, dê uma olhada no manual de instruções, às vezes presente na parte de baixo do próprio dispositivo.
Caso seja a segunda variação, haverá uma peça cilíndrica removível. Então, retire o compartimento e, com uma escova e sabonete suave ou vinagre, gentilmente, deixe-a como nova. Coloque-a novamente no lugar e lave suas louças como sempre faz.
Vá para a parte interna
Agora é que são elas. Para isso, você pode utilizar até mesmo os tabletes dedicados aos utensílios de cozinha. Basta colocar um deles na parte inferior do lava-louças e detergente normalmente no local específico do equipamento. Neste momento, não deve haver peça alguma dentro dele. Então, inicie o ciclo de lavagem como de costume.
Por outro lado, caso deseje realizar o processo com produtos naturais, o vinagre branco é a solução. Com um pano limpo umedecido na substância, higienize juntas e fendas internas cuidadosamente. Nas partes de difícil acesso, escovas de dentes e palitos são úteis. Depois, limpe paredes e prateleiras ou grades.
Para finalizar tudo, despeje um copo do mesmo vinagre dentro da máquina e, como faria com o tablete, execute o ciclo de lavagem. Está pronto!
Conhece outras dicas de como limpar o lava-louças?
Estas foram algumas sugestões simples que podem fazer a diferença na higienização de seu equipamento. Sabe como limpar o lava-louças de outras maneiras – e que, não duvido, podem até ser melhores que essas? Compartilhe com a gente. Eu, particularmente, vou agradecer eternamente pela sua ajuda, haha.
Por fim, aproveite e me conte, também, que outras tarefas do dia a dia chegam a te desanimar. Assim, quem sabe não dou um jeito de te ajudar? Fico esperando, hein?