Limpando o forno com bicarbonato e vinagre

limpando o forno com bicarbonato e vinagre

Você toma cuidado com os produtos que utiliza na limpeza de sua casa? Eu, por exemplo, confesso que não costumava dar a devida atenção para isso, mas ainda bem que revisei meu comportamento. Afinal, é fundamental saber mais sobre o que usamos em nossos lares. Algumas substâncias podem fazer muito mal tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Decidi, então, aplicar algumas mudanças.

A primeira foi eliminar, sempre que posso, qualquer elemento químico do meu dia a dia – principalmente quando administrado em itens de cozinha. Se a gente se preocupa com nossa alimentação, olhar com carinho para tudo o que a envolve é um passo bem importante. Sendo assim, que tal começar limpando o forno com vinagre e bicarbonato de sódio?

Aqueles e aquelas que usam o equipamento com frequência sabem da quantidade de sujeira que ele acumula depois de algumas receitas. Nesse fim de semana, uma só bastou para criar aquela confusão. Não calculei bem o tamanho de uma assadeira enquanto preparava um delicioso repolho gratinado e pronto. Não quero nem comentar o que aconteceu (mas o prato ficou divino, que fique bem claro. Logo compartilho com vocês).

Minha saída dessa situação? Essa é a dica que vou passar agora e que serve para diversas ocasiões – incluindo a temida faxina no banheiro. Trata-se da maneira mais fácil de limpar seu forno e outras coisas sem o uso de produtos químicos.

limpando o forno com bicarbonato e vinagre
Acidentes acontecem, mas nada de desespero. (Fonte: Freepik)

Limpando o forno com bicarbonato e vinagre: por que apostar?

Independentemente do tipo do seu forno, é possível se valer de uma mistura que leva ingredientes encontrados facilmente até mesmo nos menores supermercados de sua região. É quase certo, também, que você já os tenha nos armários de sua casa. Apesar de equipamentos convencionais facilitarem o trabalho, nada impede que sua solução elétrica se beneficie da abordagem.

De todo modo, uma coisa é certa: consultar o manual de instruções é sempre necessário. Afinal, ninguém aqui quer que, por uma especificidade relacionada ao dispositivo, ocorram estragos e dor de cabeça. Isso vale para todo e qualquer produto de limpeza. Às vezes a gente acha que não tem problema nenhum em utilizar algo que todo mundo diz que é bom e acaba reduzindo o tempo de vida útil de um aparelho que, sabemos, não é barato.

Quando decidir executar uma bela limpeza em seu forno, mesmo que não pareça agradável em um primeiro momento, aproveite para cuidar de cada cantinho dele. Assim, a próxima precisará de mais tempo para ser feita – dependendo da maneira como você previne desastres, a exemplo do meu. Mas quem é que nunca bagunçou a cozinha, não é mesmo? Faz parte da magia da culinária e é importante para nosso aprendizado constante.

limpando o forno com bicarbonato e vinagre
Aí, é só começar a nova rodada de quitutes! (Fonte: Freepik)

Seu dia a dia agradece

Depois de tudo prontinho, você se sentirá mais confiante para colocar uma bela forma dentro dele, e a experiência será muito mais agradável, vai por mim. Utilizando ingredientes que não agridem ninguém, então, a recompensa é, certamente, o ponto alto de toda a história.

Como o processo exige algumas horas, sugiro se dedicar a ele à noite. Eu fiz isso, e recomendo fortemente a você também. Aproveite e nos conte suas receitinhas caseiras para uma rotina livre de produtos químicos. Não deixe, também, de compartilhar essa ideia com as pessoas que você ama.

Aqui, são quatro ingredientes básicos: vinagre, bicarbonato de sódio, sal e água. Deixe seu forno como se fosse novo. Renove seus hábitos. Vem comigo!

Limpando o forno com bicarbonato e vinagre

Ingredientes
  

  • 1 garrafa de spray com uma mistura de 1/3 de vinagre e 2/3 de água
  • Sal grosso
  • Bicarbonato de sódio
  • Esponja de louças comum

Instruções
 

  • Primeiro, remova as prateleiras para limpá-las separadamente.
  • Agora, borrife bem a solução por todas as superfícies.
  • Espalhe bicarbonato de sódio por todos os lugares, principalmente sobre alimentos endurecidos.
  • Adicione, depois, uma fina camada de sal grosso sobre tudo.
  • Borrife a solução novamente. A superfície começará a fazer um barulhinho – sinal de que a limpeza está funcionando.
  • Deixe assim durante a noite toda, sem remover nada.
  • Esfregue, no dia seguinte, tudo com o lado verde de uma esponja de louças comum.
  • Borrife a solução novamente.
  • Agora, limpe tudo com panos de prato ou toalha de papel.
  • Pronto. Seu forno está brilhando como novo!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como limpar a máquina de lavar? | A casa encantada
  2. Pingback: Vaso sanitário limpo por mais tempo e sem sofrimento | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…