Pizza de liquidificador rápida e deliciosa

pizza de liquidificador

Quem não gosta de pizza? Tem quem coma com as mãos, com garfo e faca, fria, quente, doce, salgada… Tem até pizza de liquidificador! Antigamente, fazer pizza em casa era uma coisa rara, mas, hoje em dia, existem inúmeros jeitos de prepará-la, inclusive esse modo incrível e super fácil. O melhor de tudo é o recheio. Afinal, é possível soltar a criatividade e fazer uma mistura deliciosa.

Então, ficou curioso sobre como fazer pizza de liquidificador? Assim sendo, hoje eu vou ensinar o passo a passo, e ninguém vai acreditar na maneira como ela chegou à mesa. Primeiramente, vamos conhecer um pouco da história da queridinha mundial?

Pizza: a origem

A origem do prato é antiga. De todo modo, esse é o único fato com o qual todos concordam, pois ninguém sabe ao certo de onde ele veio. Enquanto alguns historiadores gastronômicos apontam o Egito como seu berço, outros indicam que o ancestral da pizza surgiu em 3.000 antes de Cristo e tratava-se de algo bem similar ao pão sírio.

Há, também, quem considere os gregos como inventores da receita, que elaboravam as massas à base de farinha de trigo, grão-de-bico ou arroz e assavam-na em tijolos quentes.

No geral, o povo do Egito é o mais aceito como criador do prato que deu origem à nossa pizza de liquidificador. Aliás, os primeiros indícios são de 6 mil anos a.C. Segundo a lenda, massas assadas achatadas e recheio de carne de animais (carneiro e carne seca eram os mais populares na época) compunham o alimento, presente principalmente nos aniversários dos faraós.

Então, através dos séculos, os egípcios foram aperfeiçoando o preparo da massa e passaram a introduzir a técnica de fermentação do trigo, possibilitando o crescimento natural da massa.

Por aqui, no Brasil, demorou muito para as pizzas chegarem ao nosso paladar, o que ocorreu em 1910. Imigrantes italianos no século XIX é que foram os responsáveis pela façanha.

Por fim, São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a receber as massas redondas. Elaboradas pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino, o chefe abriu na cidade a primeira pizzaria brasileira em 1910, no bairro do Brás.

pizza de liquidificador
Existem vários jeitos de preparar a queridinha mundial. (Unsplash)

Mais rumores, mais histórias

A pizza não tinha o formato redondo. A avó (ou tataravó?) da nossa pizza de liquidificador rápida era geralmente dobrada como um calzone. Por sua vez, o formato arredondado foi implantado apenas em 1889. Raffaele Esposito não só introduziu a forma pela qual a iguaria é conhecida até hoje, mas também criou alguns dos recheios mais populares, como a mistura de queijo e calabresa.

Surpreendentemente, acredita-se que no século 6 a.C. os soldados do rei persa Dário assavam massas que lembravam a pizza sobre seus escudos e cobriam-na de queijo. Agora, se quisermos falar de variedades e sabores, o famoso político e escritor Marcus Porcius Cato, filho de Catão, registrou em 300 a.C., em um dos seus escritos, uma massa que era assada sobre a pedra, com azeite, mel, ervas e nada de recheio.

Posteriormente, segundo alguns historiadores, há uma evidência clara do surgimento da pizza no famoso poema Eneida do escritor romano Virgílio, produzido em 1 a.C. Nele, Virgílio narra a história de seu povo e registra o preparo e o consumo de uma massa em círculos.

Finalmente, há ainda outro poema de Virgílio, nomeado “Moretum”, no qual ele descreve a preparação de um pão com forma achatada, assado, porém sem fermento e coberto de queijo, ervas, azeite e alho.

pizza de liquidificador
Nem sempre a pizza foi redonda – e até hoje tem quem varie. (Unsplash)

Receita de pizza de liquidificador

Agora, vamos à nossa receita de pizza de liquidificador! Prática e fácil, após aprender, você vai querer fazer todo final de semana. Não deixe de compartilhar o resultado com a gente, hein?

Pizza de liquidificador

Ingredientes
  

Para a massa:

  • 1 e ½ xícara de leite
  • 1 ovo
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico

Para o recheio:

  • 3 colheres de sopa de molho de tomate
  • 1 unidade de linguiça calabresa
  • ½ cebola
  • 300 g de queijo muçarela–
  • ½ colher de chá de orégano

Instruções
 

Preparando a massa:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa lisa.
  • Espalhe a massa em uma forma redonda untada com manteiga e farinha.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por 20 minutos ou até dourar.

Preparando o recheio:

  • Em uma frigideira antiaderente, frite fatias da linguiça calabresa até soltarem a gordura e ficarem bem douradas.
  • Pincele o molho de tomate sobre a massa.
  • Adicione o queijo muçarela ralado sobre o molho.
  • Espalhe a calabresa, a cebola fatiada em rodelas e o orégano.

Chegando ao fim:

  • Volte ao forno a 180˚C até o queijo derreter e está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…