Mousse de limão sem açúcar: é sensacional!

mousse de limão sem açúcar

O clima quente do nosso país pede sobremesas leves e saborosas, como a mousse de limão. Devido ao casamento do cítrico da fruta com o doce do açúcar, é um prato muito querido pelos brasileiros e por mim também. De todo modo, entre a de maracujá, a de chocolate e a de limão convencional, eu definitivamente prefiro a mousse de limão sem açúcar para comer sem culpa.

Prática, fácil e rápida de fazer, essa receita que eu vou ensinar a vocês hoje faz parte das minhas memórias de infância, que, é claro, adaptei para deixar mais saudável. Aliás, prometo que é tão deliciosa quanto a tradicional. Você não vai sentir diferença!

De onde vem a mousse?

Primeiramente, a teoria mais aceita é a que diz que a França é mãe da mousse e que a receita teria surgido no século XX pelas mãos do artista francês Henri de Touluose-Lautrec. Por sua vez, a personalidade, em um primeiro momento, a nomeou simplesmente de “maionese de chocolate”.

Na época, Lautrec trabalhava apenas com o chocolate amargo, sendo essa versão a preferida entre os franceses até os dias de hoje.

Então, após um tempo, a mousse de chocolate branco chegou aos restaurantes de Nova York por meio do chef Michel Fitoussi, tornando-se um sucesso.

Enfim, para a receita de chocolate chegar até nós, uma princesa espanhola teve influência na história. Em 1615, o rei francês Luís VIII casou-se com Anne, que foi a responsável por apresentar o chocolate ao país. Ou seja, isso contribuiu significativamente para os franceses tornarem-se loucos pelo doce.

Ademais, sobre a origem da palavra, existem duas teorias principais. Uma delas conta que na Roma antiga existia um prato que misturava mel com vinho, o “muslum”. Com as modificações sofridas pela língua para o latim, a palavra se transformou mais tarde em “mulsa”.

Outra história conta que, no francês, a palavra só veio se transformar em mousse por volta do século XIX e que o nome foi dado a um doce aerado que era preparado na época na Inglaterra.

Por fim, em francês, a palavra “mousse” tem origem no termo “la mouse”, que pode significar “espuma” ou “espumante”.

mousse de limão sem açúcar
Apesar de a mousse de chocolate fazer sucesso, a mousse de limão sem açúcar é a minha preferida – e pode ser a sua também! (Fonte: Unsplash)

Variações da receita – e mousse de limão sem açúcar!

Apesar de a receita de mousse de limão ser bem simples, há variedades nos ingredientes e no modo de preparo, principalmente no tipo de limão, gerando pratos com sabores bem diferentes uns dos outros.

Uma delas é a mousse de limão taiti, na qual você usa somente o suco da fruta e o leite condensado para fazer o doce e as raspas da casca para enfeitar e dar um toque especial no sabor.

Outra variação é a mousse de limão siciliano. Nessa aqui, a mistura já é mais tradicional, levando creme de leite, leite condensado e suco da fruta. Se desejar, também pode-se usar as raspas para finalizar.

Temos também a alternativa vegana da mousse de limão sem açúcar. É só adicionar tofu, adoçante, suco do limão tradicional e, no fim, as raspas. A textura fica bem diferente, mas o sabor é bom.

Vamos à receita da mousse de limão sem açúcar?

Mousse de limão sem açúcar

Course Sobremesa, zero açúcar

Ingredientes
  

  • 4 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 copo de iogurte natural sem açúcar
  • 1 1 limão Suco e raspa
  • 2 colheres de sopa de xilitol

Instruções
 

  • Misture bem todos os ingredientes em uma travessa.
  • Coloque a mousse na geladeira por 2 horas.
  • Adicione mais raspas de limão, para decorar.
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

    1. Olá, Carolina. Fique à vontade para fazer adaptações e testar do seu jeito. Nos conte o resultado depois 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…