Dip de berinjela na air fryer – babaganoush rápido

5 from 1 vote
babaganoush - dip de berinjela na air fryer
Sim, hoje a air fryer fará o papel de forno para deixar o interior da minha berinjela cremoso para preparar um dip de berinjela saboroso.
Eu adoro babaganoush mas tem muito tempo que não encontro um saboroso como o que fazemos em casa, escolhendo nossos ingredientes a dedo. Para quem não conhece o babaganoush é um dip de berinjela, parzinho do homus. Sua base é preparada com berinjela assada em altas temperaturas para dar aquele sabor de defumado. A grade do cesto quando aquecida vai dar aquela queimadinha na polpa da berinjela. No forno a berinjela demoraria pelo menos 40 minutos. Na churrasqueira pouco mais que isso, na airfryer que o tempo de cozimento é acelerado a berinjela estará pronta em 20 minutos. Isso é, dip de berinjela express, ótimo para aqueles dias que recebemos visitas inesperadas de ultima hora. Palitinhos de vegetais + dip cremoso de berinjela e conversa boa, já garante uma noite divertida entre amigos para mim.

Como fazer dip de berinjela na air fryer

como fazer babaganoush na air fryer

Qual o tipo de berinjela devo usar?

A melhor berinjela para isso é a berinjela de casca roxa, aquela que encontramos com maior facilidade no mercado brasileiro. Sua polpa resulta em um dip cremoso, sem contar que diferente da berinjela japonesa por exemplo seu corpo mais redondinho concentra maior volume no interior de sua casca. Uma berinjela média cortada ao meio por exemplo é o tamanho perfeito para o cesto da minha air fryer. Se usasse pequenininhas me renderia menos, se usasse as japonesas que são mais longas teria que fazer malabarismo para conseguir encaixar. As berinjelas rajadas, até hoje não obtive bons resultados com sua polpa mais firme. Verifique se a berinjela parece fresca, suave e brilhante. (Você não quer uma berinjela que pareça enrugada) Corte a haste da parte superior e, em seguida, corte a berinjela longitudinalmente no centro. Esfregue óleo em cada metade, na frente e atrás. Em seguida, use um garfo para furar a casca. Agora é só colocar as partes cortadas para baixo e assar. Você saberá que está pronto quando abrir o cesto e a berinjela estiver murchinha e a parte cortada caramelizada, este queimado que dá o sabor de defumado.
airfryer

Dip de berinjela mais cremoso ou pedaçudo?

Aqui está o toque pessoal. Tem quem prefira o babaganoush mais liso, se este for seu gosto, basta processar um pouco mais que a sugestão da receita. Eu gosto de sentir os pedacinhos de berinjela, gosto do dip mais rústico, por isso pulso poucas vezes meu processadorpara que ainda reste pedacinhos.

Tempo de geladeira do babaganoush

É ok que você comer este dip cremoso assim que terminar de fazer. Mas se quer um conselho, faça no dia anterior para que os sabores se difundam e apareçam ainda mais. Costumo finalizar meu babaganoush e por cima colocar um fio de azeite, depois de fechado vai para geladeira por pelo menos 24 horas. Mas repito, esta etapa não é obrigatória.

Sirva com:

babaganoush - dip de berinjela na air fryer
Eu amo este homus rosa aqui do blog, se tiver uma lata de grão de bico ou grão de bico congelado, em minutos a dupla estará pronta. Aliás, improvise! Isso porque esta pastinha é deliciosa e pede muito pouco para acompanhá-la. Por fim, confira outras receitas deliciosas:
babaganoush - dip de berinjela na air fryer

Dip de berinjela feito na air fryer

UUm dip cremoso e verátil de berinjela com saborzinho de defumado. E o melhor de tudo, receita feita na air fryer!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 30 mins
Course Aperitivo
Cozinha libanesa, Snacks
Quantidade 4 pessoas

Equipamento

  • air fryer
  • processador

Ingredientes
  

  • 1 und berinjela de tamanho médio em torno de 400 g
  • 2 colheres (de chá) de óleo de canola
  • 3 colheres (de sopa) de tahine
  • 1 colher (de sopa) de limão suco
  • 1 dente de alho picado
  • 1/8 colher (de chá) de cominho
  • 1 colher (de chá) de sal
  • Azeite extra-virgem opcional

Instruções
 

  • Corte a haste da parte superior da berinjela. Corte a berinjela no meio longitudinalmente. Coloque uma colher de chá de óleo de canola em cada metade da berinjela e esfregue-a uniformemente em toda a berinjela, incluindo o lado cortado e a casca. Faça vários furos na casca de berinjela com um garfo.
    como fazer babaganoush na air fryer
  • Coloque as metades de berinjela cortadas com o lado para baixo no cesto da fritadeira . Frite ao ar a 200°C por 20 minutos.
  • Quando a berinjela estiver pronta, o lado cortado ficará marrom tostado e a casca ficará enrugada. Retire as metades de berinjela do cesto da fritadeira, mova-as para um prato e deixe esfriar.
  • Quando as metades da berinjela estiverem frias o suficiente para tocar, retire a casca macia da berinjela e coloque a berinjela no processador de alimentos.
  • Adicione o tahine, suco de limão, alho, cominho, sal ao processador de alimentos. Pulse o processador de alimentos 4 ou 5 vezes. Portanto, verifique se tudo está uniformemente combinado, mas não se misture a ponto de ser um purê.
  • O baba ganoush pode ser servido imediatamente, mas é melhor que os sabores tenham a chance de se fundir por pelo menos algumas horas. (É ainda melhor se você puder fazê-lo um dia antes de querer servi-lo.) Coloque em um recipiente, cubra com um generoso fio de azeite e tampe, coloque-o na geladeira até estar pronto para servi-lo.

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Pasta de berinjela na Air Fryer | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…