Provavelmente você já recebeu muitos conselhos sobre como se preparar para a chegada do seu primeiro bebê e como cuidar dele nos primeiros dias, não é? Geralmente, essas sugestões são bem contraditórias, o que pode te confundir. Para te auxiliar nesse momento de alegria, separei 5 dicas para mães de primeira viagem.
Se você não é mãe primeira viagem, marque aqui uma amiga que vai passar por essa experiência.
Dica para mães de primeira viagem #1: Ambiente para dormir
Não se preocupem, mães de primeira viagem. No começo, é normal que seu recém-nascido durma em qualquer lugar e a qualquer momento. Nessa fase, os bebês dormem de 16 a 20 horas por dia. É importante esclarecer que seu pequeno é considerado recém-nascido até o 28º dia de vida.
Ao redor da 3ª semana, você irá começar a perceber que o seu bebê já está começando a passar mais tempo acordado. É justamente a partir daí que o ambiente onde ele dorme começa a fazer diferença na qualidade do sono, principalmente para aqueles bebês que são super atentos e ativos.
Algumas coisas que se pode fazer para que eles durmam bem são:
- Enrolar o bebê em um cobertor: o reflexo de Moro é muito forte nesta idade, e os movimentos involuntários das mãos podem incomodá-lo.
- Deixá-lo no ambiente escuro: é mágico! Não se preocupe ainda com a confusão entre dia e noite. Principalmente se o seu bebê não tira sonecas de mais de 2 horas e meia e, enquanto está acordado, se expõe à luz natural e se alimenta bem.
- Oferecer ruído branco: imita os sons que ele ouvia quando estava no útero. Você pode encontrar esses sons no YouTube, é só pesquisar.
#2: Ajude o seu bebê a conciliar o sono
Uma das dicas para mães de primeira viagem é sobre não utilizar nenhuma técnica para que ele durma sozinho ainda. Seu bebê é pequenininho e precisa da sua ajuda para conciliar o sono.
O que você pode é ir acostumando-o aos poucos a dormir no berço. Pratique deitando-o na caminha e fazendo carinho, mas apenas se ele tiver tranquilo. Se em 15 minutos não tiver sucesso, faça-o dormir no colo mesmo. Não se preocupe em criar maus hábitos, pois nesta idade ele ainda não faz a assimilação.
#3: Alimentação
Estabelecer um bom padrão de alimentação leva tempo, então tenham paciência e não exijam demais de si mesmas, mães primeira viagem. Ainda assim, garantir que o seu recém-nascido sempre tenha a barriguinha cheia antes de adormecer é o primeiro passo para que ele durma bem.
Não se preocupe com rotinas e horários por enquanto, concentre-se nos sinais de fome e alimente-o com frequência, principalmente durante o dia.
Mantenha seu bebê sempre de barriguinha cheia 😀 (Fonte: Unsplash)
#4: Tempo acordado e rotina
Mães de primeira viagem me perguntam o tempo todo sobre como estabelecer uma rotina com recém-nascidos. Durante as primeiras semanas, geralmente isso não é possível. Uma possibilidade é começar a observar o tempo de vigília (soneca) do seu bebê. Isso te ajudará a ter uma ideia de quando ele vai precisar dormir de novo e verificar se o tempo de sono está adequado à idade dele.
Dica para mães de primeira viagem #5: Não compare
Entre as dicas para mães de primeira viagem, essa é uma das mais importantes. O seu bebê é único, não o compare a outros. A genética influencia muito no fator sono, por conta disso, você vai ouvir experiências completamente diferentes de cada mãe. Você pode se informar e tentar fazer o melhor possível, mas não se culpe se o seu bebê parece ter mais dificuldades para dormir do que outros. Além disso, o sono do bebê muda muito durante seu crescimento. Portanto, pode ser que ele esteja com problemas para adormecer agora, mas daqui a uns meses a situação melhore.
Sendo assim, em caso de dúvidas, sempre consulte o pediatra.
Por fim, e você, mamãe? Como seu bebê recém-nascido dormia? Vamos dividir nossas experiências?
Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.
Deixe um comentário