Você já se perguntou até que ponto a brincadeira de criança influencia como o seu bebê dorme à noite? Brincadeiras de infância são muito positivas. É através delas que o seu pequeno observa e aprende com o mundo à sua volta.
Entre os benefÃcios do brincar estão o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, o surgimento das habilidades sociais, o aperfeiçoamento da linguagem e muitos outros.
Entretanto, retirar o filho de uma brincadeira porque o horário de dormir se aproxima pode se tornar um problema. Então, até quando devemos deixá-los brincar? Afinal, quais limites devemos impor?
Brincadeira de criança à noite. Pode?
Sim, só cuidado para não estimulá-lo demais antes da hora de dormir. Isso pode acelerar seus batimentos cardÃacos e fazer com que ele fique irritado e agitado. Recomendo brincadeiras mais tranquilas na última meia-hora, como massinha, livros, blocos, lego e quebra-cabeça.
Brincadeiras de infância, como pega-pega, cócegas e outras mais agitadas, devem ser concluÃdas até pelo menos duas horas antes do horário de dormir do seu bebê.
Ver TV e jogar no celular também são atividades estimulantes. Por isso, deixe o local onde ele dorme totalmente escuro. Assim, isso vai ajudar a acalmá-lo.
Se quer levar um brinquedo à cama, pode? Claro que sim! Se não for um brinquedo que tenha luzes ou faça barulhos altos, brincar na cama está liberado!
Se meu filho acorda de madrugada e quer brincar, o que eu faço?
Depende. Se ele te chama, não o estimule, não brinque com ele. Ajude-o a entender que é hora de todos dormirem.
Já se ele não te chama, mas fica acordado brincando na cama sozinho, observe. Pode ser que depois de alguns minutos ele se canse e volte a dormir.
No caso de ele demorar para voltar a dormir e começar a ficar irritado, quer dizer que seu pequeno ainda não desenvolveu a habilidade de relaxar e cair no sono sozinho. Para ajudá-lo, é preciso um pouco de paciência e repetição.
Antes de dormir, dê um banho nele, vista-o com uma roupa confortável, desenvolva atividades mais relaxantes e depois coloque-o acordado na cama e deixe que ele adormeça sozinho, sem sua ajuda.
Faça isso todos os dias até que ele comece a dormir sem muito esforço.
Faça com que ele gaste energia
Se o seu bebê tem o hábito de cochilar à tarde, estimule-o bastante pela manhã. Sendo assim, priorize as brincadeiras que gastam mais energia.
Caso o seu pequeno não esteja habituado à sonequinha, divida os momentos de brincar entre a manhã e à tarde, para evitar que ele gaste toda a sua disposição de uma só vez.
Com soneca ou não, defina horários para tudo, inclusive para as brincadeiras. Afinal, com uma rotina pré-definida, seu bebê dormirá bem melhor à noite.
Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
2 respostas