Como seu filho acorda de manhã? Ele acorda chorando? De bom humor? Acorda aos poucos ou de uma vez? Acorda enérgico ou sonolento? Você tem que acordá-lo ou ele desperta sozinho? É muito importante que os pais aprendam a identificar os sinais de que o bebê não dormiu o suficiente. Algumas crianças podem não chorar à noite, mas isso não quer dizer que elas dormiram de acordo com o precisam. Aliás, dormir mal prejudica o desenvolvimento e a capacidade de aprendizado do seu filho.
Por isso, observe. Se o seu filho acorda sozinho e de bom humor, são sinais de que dormiu bem e a quantidade de horas que deveria. Se você tem que acordá-lo, tente adiantar a hora de dormir. Sempre recomendo adiantar gradualmente, 15 minutos a cada 2 noites mais ou menos, até que o horário seja acertado e ele desperte sozinho.
Caso acorde de mau humor ou chorando, pode ser um sinal de que ele não dormiu o suficiente ou não dormiu bem. Assim, é preciso analisar: dormiu à noite toda ou acordou durante a noite? Se acordou, quantas vezes? Qual é a idade dele? Se ele não acordou, resmungou ou chorou durante a noite e ainda assim não acordou bem, repito, tente adiantar a hora de dormir gradualmente e ver se isso ajuda.
Agora, se ele acordou muitas vezes durante a madrugada ou quase não dormiu e o fez por hábitos ou manha, você pode ajudá-lo a perder esses hábitos para dormir melhor.
O jeito como o seu filho acorda pela manhã indica se ele teve uma boa noite de sono. (Fonte: Freepik)
Fique de olho!
Alguns outros sinais de que o seu filho não dormiu bem ou o suficiente:
- Irritabilidade (principalmente no fim do dia);
- Dificuldade de concentração por tempo prolongado, sem vontade de brincar;
- A criança adormece assim que entra no carro ou quando entra em um ambiente mais tranquilo e confortável;
- Permanece com o olhar parado por muito tempo;
- Não tem forças para mamar ou comer;
- Mexe muito nas próprias orelhas ou nas dos pais;
- Comportamento agitado ou choro fácil.
Outros sinais de alerta com os quais os pais devem ficar atentos são: dificuldade no aprendizado, impulsividade, sonolência durante o dia e baixo peso ou estatura de acordo com a idade.
Entrou no carro e já dorme? Esse é um alerta de que algo não anda bem. (Fonte: Freepik)
A maneira como seu filho acorda de manhã afeta a saúde dele!
É muito importante que os pais compreendam que se o bebê está com sono é preciso deixá-lo dormir antes que ele alcance o estado de exaustão, pois, quando ele chega nesse ponto, os hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina são liberados no sangue, o que torna ainda mais difícil fazer com que ele relaxe e durma.
Com o tempo, isso pode virar um ciclo sem fim. Portanto, em situações como esta, utilize sonecas diurnas para consertar o sono do bebê. Esqueça a rotina em dias assim. Seguir uma rotina é importante, mas a saúde do seu bebê é mais.
Em caso de dúvidas quanto ao sono e ao desenvolvimento do bebê, consulte um pediatra.
Necessita de ajuda para fazer o seu filho dormir melhor? Entre em contato comigo pelo direct ou por e-mail e me fale sobre a sua situação.
Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.
Deixe um comentário