Fragmentação do sono e relação de apego com bebês

fragmentação do sono

Um estudo realizado pela Universidade Ben-Gurion do Neguev, de Israel, em parceria com a empresa Taylor & Francis analisou os vínculos entre o sono materno, os sintomas de depressão materna e as percepções das mães sobre a relação emocional entre elas e seus bebês. De acordo com a pesquisa, há correlações significativas entre o nível de depressão pós-parto, a fragmentação do sono e as percepções maternas negativas sobre a relação entre mãe e filho.

Por que essa pesquisa é importante e por que eu resolvi trazer esse tema?

Muitos pais procuram auxílio somente depois de muitos meses (ou até anos) dormindo mal ou possuem dúvidas se realmente precisam consultar um especialista. Afinal, ter um sono fragmentado quando se tem filhos pequenos é considerado “normal”.

Estabelecendo limites

É verdade que o sono do bebê pode ser leve, fragmentado e que a criança pode despertar frequentemente durante a noite, atrapalhando o sono dos pais e deixando-os exaustos.

No entanto, há um limite para essa situação ser considerada normal. Sendo assim, há coisas que podem ser feitas para melhorar o sono do bebê e permitir que os pais tenham mais horas de sono.

Apesar de os bebês possuírem fases em que acordam com mais frequência durante a noite (entre os 6-7 meses de vida), é possível amenizar essas etapas de forma que não interfiram no desenvolvimento do pequeno.

Quando há um quadro de tristeza pós-parto, é compreensível que isso afete o laço emocional da mãe com o bebê. Entretanto, de maneira alguma podemos permitir que um sono fragmentado afete nossa relação com nossos filhos.

“Tivemos outra noite ruim. Finalmente dormimos 2 horas às 7 da manhã. Que piada. Me sinto como um cristal fino, como se eu pudesse quebrar. Fui muito dura trocando a fralda dele às 4h quando ele não parava de chorar. Entendo totalmente o abuso infantil agora. Realmente entendo. Não consigo parar de chorar. Chorei a noite toda…” Este é um relato traduzido do livro Um diário do primeiro ano do meu filho, de Anne Lamott.

Qualquer semelhança com a sua experiência não é mera coincidência.

fragmentação do sono
Quanto mais descansados pai e mãe estiverem, melhor para todos.

Consertando a fragmentação do sono

Não podemos mais normalizar dormir pouco ou nem sequer dormir. Ou seja, não devemos nos sentir culpados por desejarmos mais horas de sono. Pesquisas como esta demonstram que o sono fragmentado tem muitas consequências negativas. Pior desempenho como pais e um menor apego na relação são algumas delas.

Nosso corpo responde à falta de sono com mudanças no humor, falta de concentração, irritabilidade, dentre outros sintomas. Se o bebê não dorme, há uma série de técnicas disponíveis para que você tente consertar isso.

Portanto, convido você a fazer o que puder para melhorar o sono tanto da criança como o seu, já que o sono de qualidade só nos ajuda a sermos melhores pais e a curtirmos mais os nossos filhos.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Seu bebê acorda chorando à noite pedindo a chupeta? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…