Home office: trabalhando de casa na quarentena?

home office

home office

Este post tem um objetivo diferente dos outros que geralmente eu posto aqui. Em vez de falar como especialista do sono, hoje eu vou falar um pouquinho sobre as minhas experiências pessoais e torço para que os meus conselhos consigam motivar vocês. Afinal, quantos de vocês estão em home office? Trabalhar de casa nesta quarentena, seja por escolha ou por obrigação, não está sendo nada fácil.

Trabalhar, manter a rotina dos pequenos fazendo com que eles tirem as sonecas nos horários certos, entretê-los, ajudá-los com as tarefas da escola, manter a casa em ordem e ainda trazer os mesmos resultados que obtínhamos antes da pandemia. Isso é, certamente, um desafio.

Bem e produtivo com o home office

Primeiramente, toda essa situação pode causar uma pressão enorme em cima de nós mesmos. Ou seja, pode acabar drenando nossa energia, nos deixando mais estressados e cansados.

Para tentar aliviar essa tensão, eu separei algumas dicas que tem me auxiliado:

  • Mantenha uma rotina de sono para você também. Dormir bem é muito importante para a saúde e para manter-se produtivo e enérgico.
  • Use todo o apoio que você tiver. Seu marido, delivery, conferências com amigos, internet. Tudo o que puder lhe ajudar e que esteja ao seu alcance, não hesite em usar.
  • Crie horários de trabalho flexíveis. Fica muito difícil continuar trabalhando das 9h às 18h direto, por exemplo. Tente planejar horários em que você vai poder sentar e se concentrar melhor. Aqui em casa, sinto que os momentos mais produtivos, por exemplo, são os depois do almoço, quando deixo as crianças verem um pouco de TV, ou depois que adormecem à noite.
  • Não fique de pijama o dia todo! Você vai perceber que, se você se vestir, vai se sentir melhor e mais pronta para enfrentar o dia.
  • Foque no que estiver fazendo naquele momento. Se está com os seus filhos, tente se esquecer das outras tarefas. A casa está uma bagunça? Não tem problema, você arruma em outro momento. Você tem que terminar um trabalho para mandar para um cliente? Você já vai acabar, sente para trabalhar e se concentre.

O último é o conselho mais importante para mim. Percebi que, se estou com as crianças e penso no que ainda falta fazer, me estresso e não curto o tempo com elas como deveria. Se me forço a não pensar em mais nada e me focar só naquele momento, aproveito muito mais e depois sento para trabalhar com muito mais calma e focada.

home office

Você merece os parabéns!

Trabalhar sentindo-se culpada porque as crianças não estão recebendo atenção também não faz bem algum. Por isso, não se sinta culpada. O trabalho é uma parte muito importante da sua vida e da de todos nós.

Você não só está se preocupando com o bem-estar econômico da sua família como com a sua própria saúde mental. Principalmente, está ensinando aos seus filhos a importância do esforço, do trabalho e do respeito, já que eles precisam respeitar este seu tempo.

Com relação às tarefas da casa, aproveite este tempo para envolver toda a família no cuidado da casa. Cada um dentro das suas possibilidades. Os pequenos podem ajudar arrumando os brinquedos e colocando a mesa, por exemplo.

Fique orgulhosa de tudo o que está conseguindo fazer com o home office. Não foque no que não está saindo perfeitamente bem! Você está fazendo o melhor possível em uma situação que está sendo difícil para várias famílias.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…