a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Hora da soneca: sinais que é o momento de parar

hora da soneca

A hora da soneca dos nossos bebês tem um momento para acabar. Segundo estudo publicado no Archives of Disease in Childhood, em crianças de até cinco anos, o cochilo à tarde após os dois anos impacta negativamente no sono à noite, fazendo com que demorem para cair no sono ou durmam menos.

Mas como saber se é hora de parar ou diminuir a soneca do bebê?

Existem alguns sinais que demonstram que está na hora de diminuir a frequência ou o tempo da cochilo do seu pequeno. São eles:

  • Começou a madrugar: se o seu bebê tem o hábito de tirar uma soneca de manhã ou no final da tarde e começou a acordar de madrugada, tente atrasá-la um pouco ou torná-la mais curta. Se ele apenas tem uma soneca por dia, pode ser que tenha chegado o momento de diminuí-la ou eliminá-la.
  • Resiste muito à soneca: o seu bebê resiste muito? Para saber se ele está preparado para deixá-la, observe o que acontece se ele deixar de dormir. Aguenta bem até o horário de dormir? Não fica mal-humorado? Não acorda nas primeiras horas da noite? Neste caso, ele pode deixar de tirar as sonecas tranquilamente.
  • Não consegue dormir à noite: se está atrapalhando o sono à noite, é hora de cortá-la de vez. Afinal, mesmo que ele sinta sono durante o dia, é preciso que o relógio biológico dele entre nos eixos.

Definindo a hora da soneca

Agora, se o seu filho costumava tirar duas sonecas por dia, mas, ao dormir uma, não consegue cair no sono na outra, chegou o momento de unir ambas em uma soneca só ou atrasar um pouco a primeira e observar o resultado.

Ainda há o caso em que, mesmo acordando de madrugada, ele ainda precisa da soneca de bebê. Se o seu pequeno passa mais de 45 minutos acordado durante o meio da noite brincando, conversando e sem chorar, simplesmente sem sono, compense esse tempo com uma soneca durante o dia.

Uma dica para que a sonequinha não atrapalhe o horário de dormir à noite é fazer com que seu filho durma e acorde ainda quando é dia. Nada de acordar no final da tarde, quando o sol já está se pondo ou já se pôs. Aliás, não force a soneca. Se ele não está com sono, a soneca do bebê vai virar motivo de estresse para todo mundo.

Por outro lado, caso você perceba que sem o cochilo ele está ficando cansado, irritado e boceja muito, então terá de insistir na soneca. Mas não faça isso brigando ou colocando-o contra vontade na cama. Tente deixar o ambiente mais calmo, coloque um filme, dê um banho nele se o dia estiver muito quente, ligue o ventilador ou ar-condicionado. Deixe o ambiente propício.

hora da soneca
Com um ajuste aqui e outro ali, todo mundo fica bem.

Agora é com você!

Com quantos anos o seu filho começou a diminuir a frequência da soneca? Além disso, com quantos anos a soneca do bebê deixou de fazer parte da rotina? Conte sua experiência!

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas pra você