Janela de sono dos bebês: o que é?

janela de sono

Você já ouviu falar da janela de sono dos bebês? Quando se trata do sono do recém-nascido, devemos analisar com atenção cada aspecto. Aliás, falando do sono do bebê de 0 a 4 meses, este assunto é ainda mais importante!

A janela de sono dos bebês é o tempo em que as crianças permanecem acordadas entre uma soneca e outra. Em pequenos de 0 a 4 meses, a janela costuma ser de 1 a 2 horas.

Se o bebê passa mais tempo acordado do que deveria, o nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, aumenta e faz com que ele fique irritado e tenha dificuldade de pegar no sono.

É normal que o sono do bebê seja constante no período após o nascimento, fazendo com que ele não consiga ficar nem uma hora acordado entre as sonequinhas. Geralmente, ele acorda para mamar e volta a dormir rapidamente.

A cada 3 semanas aproximadamente, a janela de sono dos bebês vai aumentando aos poucos e eles conseguem ficar mais tempo acordados.

Confira a média de tempo da janela de sono dos bebês de 0 a 4 meses:

  • 0 – 3 semanas: 1 hora
  • 3 – 6 semanas: 1 hora e 15 minutos
  • 6 – 9 semanas: 1 hora e meia
  • 9 – 12 semanas: 1 hora e 45 minutos
  • 12 – 16 semanas: 2 horas

O tempo da janela pode variar entre os bebês, mas, em geral, a variação é de 15 minutos para mais ou para menos nos primeiros meses.

janela de sono
Janela de sono pode variar de acordo com tempo de vida do bebê.

Como descobrir o tempo da janela de sono do meu bebê?

Observe se o seu bebê tem sinais de sono perto do horário da soneca, seguindo o tempo das janelas que indiquei acima. Ao primeiro sinal de sono, leve seu bebê para dormir imediatamente. Caso o tempo de janela recomendado já tenha passado e você não tenha observado sinais de sono no seu pequeno, leve-o para dormir da mesma forma.

Se ele cair logo no sono, você já sabe qual é o tempo de janela dele. Caso demore entre 5 a 10 minutos para adormecer, quer dizer que sua janela é um pouquinho maior que a média.

Se o seu bebê não demonstra sinais claros de sono, observe então se ele começa a demonstrar irritação. Este pode ser um sinal de que sua janela de sono está se aproximando ou passando.

Após fazer essa observação por um dia inteiro, você já terá as informações necessárias para montar a rotina de sono do bebê e, assim, garantir que ele tenha o tempo de sono necessário para crescer saudável.

É importante lembrar que o sono diurno geralmente leva mais tempo que o sono noturno para se estabilizar, então podem ser necessários alguns dias até o seu bebê apresentar uma consistência nos horários e a rotina seja, de fato, estabelecida.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Sono do bebê: quando começar com a rotina? | A casa encantada
  2. Pingback: Como fazer o bebê dormir à noite toda? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…