Power Nap: o que é a sonequinha milagrosa?

power nap

Power Nap é uma soneca bem curtinha que pode durar de 15 a 20 minutos! Considerando que o bebê leva cerca de 15 minutos para entrar em sono profundo, a ação permite que ele descanse de um modo que não interfira na rotina do sono.

Por exemplo, uma criança de 8 meses que cochila por 15 minutos por volta das 17h30-18h poderá dormir tranquilamente às 20h30, como está acostumada. Entretanto, se tirar uma soneca de 1 hora no fim da tarde, não conseguirá dormir antes das 21h30 ou 22h.

Quando usamos a Power Nap?

Em períodos de transição na rotina do bebê. Quando o bebê passa a dormir 2 sonecas em vez de 3, ou 1 em vez de 2, ele pode precisar, por algumas semanas, de uma Power Nap para não se sentir cansado durante o dia.

Podemos exemplificar com a seguinte situação: digamos que um bebê de 15 meses está passando pela fase de diminuição das sonecas. Se ele dorme uma soneca de manhã, não consegue dormir outra à tarde e fica exausto no fim do dia.

Entretanto, se não tira a soneca da manhã, não consegue almoçar bem de tão cansado. Neste caso, a Power Nap de manhã, em vez da soneca tradicional, é uma ótima solução. Ele provavelmente conseguirá almoçar bem e dormir soneca inteira depois do almoço.

Outro ótimo modo de utilizar a técnica é em mudanças repentinas na rotina. Se em um determinado dia ele acordou mais cedo do que deveria, em vez de incluir uma soneca e mudar toda a rotina de sono, faça com que ele tire uma Power Nap de 15 minutos.

power nap
Sonequinha milagrosa ajuda o bebê a se sentir sempre disposto. (Fonte: Unsplash)

Tem tempo ideal?

O ideal é tirar uma Power Nap de no máximo de 20 minutos. Ao passar dessa duração, os bebês entram em sono profundo e, se acordados no meio dele, podem acordar irritados e com uma sensação maior de cansaço do que quando foram dormir.

Porém, existem bebês que podem demorar um pouco mais do que a média para entrar em sono profundo, portanto a abordagem de 30 min não fará nenhum mal a eles. Ainda assim, é preciso observar e testar.

No entanto, a Power Nap de 30 min não é recomendável, a não ser que o bebê demore para adormecer. Mas deve-se cronometrá-la a partir do momento que ele cai no sono para não se atrapalhar com a contagem e ela surtir efeito.

É importante lembrar que a Power Nap de 15 minutos só terá o efeito desejado e correto em bebês de 4-6 meses e mais velhos. Nada de realizar esse tipo de soneca com bebês recém-nascidos e mais novos, pois eles naturalmente precisam de mais horas de sono para seu desenvolvimento saudável.

power nap
Fique atento aos tempos ideais pata a Power Nap. (Fonte: Unsplash)

Como acordar meu bebê?

É importante que o bebê acorde de forma tranquila, por isso, abra as cortinas e deixe a claridade entrar, faça barulhos suaves e baixos e gentilmente fale ao pé do ouvido dele.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…