Rotina flexível com o bebê durante a quarentena

rotina flexível

Recentemente, gravei um vídeo especial sobre a quarentena. Nele, em meu IGTV, falei sobre as sonecas dos bebês nesta época e o quanto uma rotina flexível pode fazer a diferença.

Tanto os bebês quanto os pais sentem-se melhor quando a rotina é algo previsível, planejado. Uma rotina consistente pode ajudar a evitar colapsos, crises de choro e dias difíceis, em que o bebê não quer dormir.

Entretanto, manter uma rotina planejada não é sinônimo de horários rígidos. Até porque um dia nunca é igual ao outro e é completamente normal que os horários mudem. Um dia vocês foram dormir meia hora mais tarde e no outro meia hora mais cedo. A temperatura e o quanto de energia se gasta contribuem muito para o sono vir mais cedo ou demorar para chegar, além de outros fatores.

O mais importante sempre vai ser o bem-estar do bebê e da família. Vocês estão dormindo bem/estão descansados? Estão felizes? Se sim, então está tudo ótimo!

Não é uma rotina um pouco mais flexível, principalmente em época de quarentena, onde nada é previsível, que vai tirar de vocês esse bem-estar.

rotina flexível
Durante a quarentena, é importante entender que o bem-estar vem acima de tudo – e que uma rotina flexível pode ajudar. (Fonte: Unsplash)

Mas como funciona uma rotina flexível na vida real?

O seu dia começa em um determinado período todas as manhãs, não no mesmo horário exato. Ou seja, você acorda entre 6h15 e 7h15, não às 7h todos os dias sem falta, por exemplo.

Com as sonecas, acontece a mesma coisa. Elas são realizadas durante um certo período e não sempre no mesmo horário fixo.

Durante a pandemia, as sonecas tendem a ser mais curtas que o normal, principalmente para as crianças com mais de um ano, já que elas estão passando mais tempo em casa e, por isso, tendem a acumular mais energia para correr e brincar.

Em situações como essas, pode ser difícil instalar uma rotina de sono para o seu bebê, principalmente se ele possui irmãos mais velhos que querem brincar o tempo todo.

Portanto, se for preciso, pule sonecas ou deixe que o pequeno as tire em horários diferentes. Ele não vai deixar de aprender a ter uma rotina por conta de duas sonecas com o horário errado em um dia.

Você precisa entender também que o seu filho mais velho provavelmente está sem poder brincar com os amigos, o que pode fazer com que ele se sinta muito sozinho. Tentar impedir que ele corra e brinque pode afetar no sono dele à noite, já que a energia estará acumulada.

O sono é, sim, importante e deve ser priorizado sempre que possível, mas não quero que ninguém fique obcecado, nervoso ou preocupado porque está deixando de cumprir os detalhes de uma programação de rotina perfeita.

rotina flexível
Sonecas mais curtas tendem a ser mais comuns. (Fonte: Unsplash)

Tudo vai dar certo!

Tente relaxar. Aprenda e ensine os seus filhos a arte de improvisar. Esses são tempos difíceis para todo mundo, principalmente para quem tem crianças pequenas em casa. Seus pequenos também estão sofrendo com isso. Eles estão deixando de interagir, de aprender a viver em comunidade, de descobrir o mundo.

Caso tenha dúvidas em relação à rotina dos bebês e o impacto na saúde, consulte um pediatra. Para demais questões, estou sempre disponível!

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…