Ritual do sono do bebê: uma rotina tranquila

sono do bebê

ritual do sono do bebê

Hoje vamos falar sobre a importância do ritual do sono do bebê. Para que nossos pequenos durmam bem, relaxados e tranquilos, ter uma rotina é fundamental.

A partir dos 3 ou 4 meses de vida, já é possível iniciar esse hábito, que consiste em realizar atividades relaxantes próximo ao horário de dormir. Isso ajuda a mudar o estado do cérebro do seu bebê de “alerta” para “sonolento”.

Opções para o ritual do sono do bebê

Algumas atividades que podem fazer parte do ritual para o bebê dormir à noite toda são:

  • Leitura de histórias;
  • Músicas de ninar;
  • Quebra-cabeças;
  • Banho;
  • Massagens;
  • Amamentação.

Ou seja, somente coisas tranquilas podem fazer parte do ritual do sono bebê, nada que o estimule demais. É importante não deixá-lo desperto.

Além disso, após a escolha das atividades que serão feitas antes de ele dormir, elas não podem ser modificadas. Precisam ser as mesmas diariamente, para que se crie uma rotina.

Com o tempo, essa sequência de eventos serão percebidas pelo bebê como “hora de dormir“, o que vai fazer com que ele comece a ficar mais relaxado e sonolento automaticamente.

ritual do sono do bebê
Atividades tranquilas garantem um ótimo sono para o bebê.

É questão de rotina…

A repetição é necessária, pois é assim que nossos bebês aprendem. No começo, pode até parecer que o ritual do sono não está surtindo efeito, mas tudo é questão de tempo. Com persistência e rotina, o bebê logo se acostumará com o horário de dormir.

E mais: ensine-o desde cedo a adormecer no mesmo local em que ele vai acordar, por exemplo, no berço.

Por mais que seja gostoso fazer o beber dormir em nossos braços, se ele acordar durante a madrugada e perceber que não estamos lá, vai resmungar, chorar e espernear, comprometendo a qualidade do sono dele e de toda a família.

Se seu bebê dorme mamando, ele vai associar o mamar à hora de dormir. Sendo assim, toda vez que acordar, vai pedir peito para poder voltar a dormir, mesmo que ele não esteja com fome.

Por isso, é muito importante que ele aprenda a cair no sono no berço desde cedo. Isso ajuda a garantir um sono tranquilo para ele à noite toda e no lugar certo.

ritual do sono do bebê
Aprendizado constante para o adulto e para o bebê <3

E de tempo!

O ideal é começar toda a preparação cerca de duas horas antes. Considere iniciar o ritual do sono do bebê sempre pelo banho ou pela mamada, um seguido do outro. Já limpo e alimentado e um pouco menos acelerado, siga a rotina de eventos gradualmente.

Por fim, o responsável por colocá-lo para dormir não deve estar acelerado, fazendo tudo de forma calma e tranquila. Ou seja, caso a pessoa que realiza a tarefa esteja estressada ou irritada com alguma coisa, peça para outra realizar o ritual. Nada de passar o nervosismo para o bebê.

Mesmo seguindo à risca o ritual do sono, pode acontecer de, algumas vezes, nada disso funcionar. Entretanto, não desanime nem jogue tudo para o alto. São somente dias atípicos.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…