Hoje vamos falar sobre a importância do ritual do sono do bebê. Para que nossos pequenos durmam bem, relaxados e tranquilos, ter uma rotina é fundamental.
A partir dos 3 ou 4 meses de vida, já é possível iniciar esse hábito, que consiste em realizar atividades relaxantes próximo ao horário de dormir. Isso ajuda a mudar o estado do cérebro do seu bebê de “alerta” para “sonolento”.
Opções para o ritual do sono do bebê
Algumas atividades que podem fazer parte do ritual para o bebê dormir à noite toda são:
- Leitura de histórias;
- Músicas de ninar;
- Quebra-cabeças;
- Banho;
- Massagens;
- Amamentação.
Ou seja, somente coisas tranquilas podem fazer parte do ritual do sono bebê, nada que o estimule demais. É importante não deixá-lo desperto.
Além disso, após a escolha das atividades que serão feitas antes de ele dormir, elas não podem ser modificadas. Precisam ser as mesmas diariamente, para que se crie uma rotina.
Com o tempo, essa sequência de eventos serão percebidas pelo bebê como “hora de dormir“, o que vai fazer com que ele comece a ficar mais relaxado e sonolento automaticamente.
É questão de rotina…
A repetição é necessária, pois é assim que nossos bebês aprendem. No começo, pode até parecer que o ritual do sono não está surtindo efeito, mas tudo é questão de tempo. Com persistência e rotina, o bebê logo se acostumará com o horário de dormir.
E mais: ensine-o desde cedo a adormecer no mesmo local em que ele vai acordar, por exemplo, no berço.
Por mais que seja gostoso fazer o beber dormir em nossos braços, se ele acordar durante a madrugada e perceber que não estamos lá, vai resmungar, chorar e espernear, comprometendo a qualidade do sono dele e de toda a família.
Se seu bebê dorme mamando, ele vai associar o mamar à hora de dormir. Sendo assim, toda vez que acordar, vai pedir peito para poder voltar a dormir, mesmo que ele não esteja com fome.
Por isso, é muito importante que ele aprenda a cair no sono no berço desde cedo. Isso ajuda a garantir um sono tranquilo para ele à noite toda e no lugar certo.
E de tempo!
O ideal é começar toda a preparação cerca de duas horas antes. Considere iniciar o ritual do sono do bebê sempre pelo banho ou pela mamada, um seguido do outro. Já limpo e alimentado e um pouco menos acelerado, siga a rotina de eventos gradualmente.
Por fim, o responsável por colocá-lo para dormir não deve estar acelerado, fazendo tudo de forma calma e tranquila. Ou seja, caso a pessoa que realiza a tarefa esteja estressada ou irritada com alguma coisa, peça para outra realizar o ritual. Nada de passar o nervosismo para o bebê.
Mesmo seguindo à risca o ritual do sono, pode acontecer de, algumas vezes, nada disso funcionar. Entretanto, não desanime nem jogue tudo para o alto. São somente dias atípicos.
Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.