O post de hoje é um assunto um pouco diferente das receitas que estamos acostumados a ver por aqui. De todo modo, dica boa é dica compartilhada, não é mesmo? Então por que não variar de vez em quando? O tema é sono de bebê. Isso vai te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas ou pelo menos planejar melhor a rotina com o pequeno.
Uma das perguntas mais feitas pelos papais e mamães nos primeiros meses de vida de uma criança é: “O meu filho tem muitas sonecas curtinhas durante o dia. É normal?”
E a resposta é sim, é perfeitamente normal!
Existem algumas coisinhas que podemos fazer para prolongar um pouquinhos as sonecas. Por exemplo, utilizar sacos de dormir (swaddle), colocar uma musiquinha relaxante, cuidar com os barulhos do ambiente e deixar o quarto mais escurinho.
Mas, ainda assim, antes dos 4 meses de idade, o sono de bebê é muito leve. Por isso, é super normal que ele durma e acorde rapidamente várias vezes ao dia.
Mas e como criar uma rotina de sono do bebê? Qual é a idade certa para começar?
Bom, a verdade é que é quase impossível criar uma rotina para uma criança com menos de 4 meses de idade.
Um bebê ainda não tem o ritmo circadiano (o ciclo que diferencia o dia e a noite) completamente desenvolvido. Isso significa que no seu corpinho não existe um ritmo de hormônios que sobe e desce durante o dia. Ou seja, controle de sono, vigília e apetite, que começa a repetir o comportamento a cada 24 horas de acordo com os sinais que recebe.
É normal que um bebê desta idade durma uma soneca de 2 horas às 9 da manhã e que, no dia seguinte, no mesmo horário, durma apenas 20 minutos.
Comece a criar uma rotina a partir do 4º mês.
A partir desse momento, o ritmo circadiano está terminando de se desenvolver. Sendo assim, o bebê consegue começar a entender como a rotina o ajuda a dormir melhor.
E por onde começar?
Para incorporar uma rotina no dia a dia, o bebê deve fazer as mesmas atividades, dormir, acordar e realizar as refeições sempre no mesmo horário.
Por isso, observe seus sinais de sono do bebê por 3 ou 4 dias. Então, estruture uma rotina que seja compatível com as suas necessidades. Uma vez estruturada, você vai ter as faixas de horários para as sonecas.
Depois disso, comece a colocá-lo para dormir todos os dias nestes mesmos horários e tente fazê-lo adormecer por 1 hora num ambiente escuro. Se não conseguir, tire o seu filho do quarto e tente de novo meia hora depois (se tem menos de 7 meses) ou aguente até a próxima soneca, adiantando a mesma em 1 hora.
Na soneca de meio-dia, que deveria ser longa (mínimo 1 hora e meia), ajude ao bebê a voltar a dormir se ele acordar em menos de 1 hora. Tente fazer isso por aproximadamente 40 minutos. Se não conseguir, não há problema, pois o seu corpo estará recebendo os sinais de que deveria continuar dormindo e isso vai ajudá-lo na próxima vez.
Na hora de dormir, a recomendação é colocar o bebê na cama sempre na mesma hora, com uma rotina clara, que inclua banho, jantar, mamar, história, massagem, entre outras atividades que o ajudam a relaxar e entender que a hora de dormir está chegando.
Tem mais alguma dica para melhorar o sono de bebê? Conta pra gente nos comentários! Adoro compartilhar minhas experiências e saber tudo sobre o que vocês tem para dividir comigo também.
Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta