Bulletproof: o café à prova de balas

bulletproof coffee

Chegou o bulletproof, o conhecido café à prova de balas. Isso mesmo que você leu. Mas, calma, não se trata de algo que te dá superpoderes. Ainda assim, traz muitos benefícios para você se blindar e manter a boa saúde.

Para isso, essa bebida mistura o nosso querido café a gorduras boas e óleos saudáveis. Desse modo, o cérebro fica turbinado e a jornada de trabalho se torna menos exaustiva. Porém, há quem estranhe o fato de um dos ingredientes ser a manteiga.

Bebidas amanteigadas já existem há séculos e em diversas culturas. Portanto, não precisa se preocupar. Por exemplo, os etíopes estão acostumados a beber café quente com especiarias. Já os tibetanos acrescentam manteiga de iaque ao chá quente para dar mais energia. Então, por que não trazer esse costume para o seu dia a dia?

O que é o bulletproof coffee?

O bulletproof coffee nada mais é que uma bebida que mistura café, manteiga e óleos saudáveis. Para que essa mistura forneça o efeito desejado, é preciso ser bem seletivo. Nesse sentido, é preciso contar com grãos específicos, livres de micotoxinas (substâncias tóxicas produzidas por fungos).

Também não é qualquer manteiga que pode ser adicionada. A ideal é a ghee (manteiga sem sal e clarificada). Além disso, os óleos comumente utilizados são o de coco extravirgem ou MCT.

bulletproof coffee
(Reprodução)

Como surgiu?

A receita do bulletproof coffee foi criada por Dave Asprey, empresário de tecnologia que investiu mais de US$ 300 mil e duas décadas na elaboração da bebida. A ideia surgiu após uma viagem sua ao Tibete, onde provou o chá amanteigado feito de leite de iaques.

Aliás, Dave afirma que o consumo do café é um dos trunfos que o levarão a viver até os 180 anos.

Quais são os benefícios?

A intenção por trás da invenção e do nome do bulletproof coffee era de ser uma bebida que turbinasse o cérebro e que mantivesse o organismo nutrido durante determinado período. Ou seja, sem que a necessidade de se consumir outros alimentos para isso.

Segundo Dave, os benefícios que você pode obter com o consumo desse café são:

  • Clareza mental;
  • Maior saciedade;
  • Aumento de foco e de produtividade;
  • Queima de gordura aprimorada;
  • Aumento de resistência;
  • Aprimoramento da memória;
  • Redução do cansaço;
  • Mais energia física e mental.

Ainda de acordo com o inventor da receita, para se obter bons resultados na dieta, o ideal é que se consuma o bulletproof em jejum. Desse modo, o organismo se acostuma a queimar a gordura para obter mais energia. Também é possível consumi-la antes da prática de exercícios de alto impacto.

No entanto, não é preciso se ater a essas regras. Em qualquer momento de fadiga, pode-se apostar no bulletproof. Caso você não seja muito fã de café, mas tenha ficado curioso em relação às vantagens da receita de hoje, também existe o bulletproof cream. Essa versão é um creme de chantilly com óleos e que pode ser utilizada em diversas sobremesas.

Café Bulletproof

Course Café

Ingredientes
  

  • 300 ml de café de alta qualidade, moído na hora e filtrado
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga ghee (ou manteiga sem sal, mas é preciso testar o gosto)
  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco extravirgem

Instruções
 

  • Coloque tudo no liquidificador ou mixer e bata por 20 segundos.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…