Café cremoso fácil e delicioso para fazer em casa

café cremoso

Difícil encontrar alguém que consiga passar o dia sem pelo menos uma xícara de café logo pela manhã, não é mesmo? Eu, pelo menos, não vivo sem. Para dar uma variada na sua rotina, que tal aprender a fazer um café cremoso?

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, o café é a segunda bebida mais consumida no país. Em primeiro lugar está a água! O brasileiro bebe, em média, de 3 a 4 xícaras de café por dia. Não é pouca coisa. O consumo é ainda maior entre a população com mais de 40 anos.

Outro dado confirmado pelo levantamento é de que a maioria dos consumidores brasileiros ainda prefere o tradicional café torrado, moído e coado. Geralmente puro ou com um pouquinho de leite, principalmente nas primeiras horas do dia.

Entretanto, o café expresso, o cappuccino e as bebidas com café solúvel também têm boa aceitação entre o público, e os baristas estão sempre inventando novas receitas para agradar ao paladar de quem gosta de frequentar cafeterias e está sempre em busca de novidades.

Origem do café cremoso

Acredita-se que o café cremoso começou a fazer sucesso principalmente por conta do distanciamento social exigido pelas consequências da pandemia do novo coronavírus.

Isso porque, com o fechamento dos cafés, foi necessário buscar maneiras diferentes de preparar o café em casa. Mas engana-se quem pensa que o café cremoso, aquele feito na batedeira, é uma invenção nova.

Também chamada de Café Dalgona, essa bebida já fez muito sucesso na década de 1980. Tudo indica que a receita seja de origem sul-coreana, já que foi lá que os vídeos, ensinando o seu preparo, viralizaram nas redes sociais, principalmente no Tiktok.

O nome Dalgona, por sua vez, é o mesmo de um doce típico do país, feito de açúcar, semelhante ao caramelo. Batizaram o café com esse nome por ter sabor semelhante.

café cremoso

Como é o preparo

A receita do café cremoso é muito fácil de fazer e leva apenas três ingredientes: água quente, açúcar e café solúvel. O segredo está em bater tudo na batedeira até formar um creme bem espesso e encorpado. O leite só é adicionado no fim.

Você até pode utilizar com o fouet, mas prepare o braço! É preciso velocidade para chegar ao ponto certo.

Embora a receita original leve o leite quente ou morno no fim da preparação, há pessoas que preferem adicionar mais água quente e tomar purinho. O açúcar também pode ser substituído pelo xilitol, se você estiver preocupado com as calorias ou for diabético.

Para dar um toque especial à receita, experimente também adicionar um toque de canela, uma colher de cacau em pó ou, então, algumas gotas de essência de baunilha.

Há também quem prefira tomar a bebida gelada, com água fria e cubos de gelo. Se você inventar alguma outra variação do café cremoso, não deixe de contar aqui nos comentários!

café cremoso

Café cremoso

Course Café

Ingredientes
  

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água bem quente
  • 50 g de café solúvel

Instruções
 

  • Misture 2 xícaras de açúcar com 50 g de café solúvel.
  • Acrescente 1 xícara de água quente e bata na batedeira por 10 a 15 minutos.
  • Para beber, misture 2 colheres de sopa do café em uma xícara de leite quente.

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…